Acessibilidade em Foco


Apps para Android vão poder realizar mais funções mesmo offline


Um dos grandes problemas do atual ecossistema de aplicativos para Android e iOS é que muitos deles exigem uma conexão constante com a internet para realizar suas principais funções. Isso pode mudar com uma nova ferramenta liberada pelo Google aos desenvolvedores.

Trata-se de uma API chamada Nearby Connections, que permite que um aplicativo para Android se comunique com outros dispositivos através de redes Bluetooth ou Wi-Fi próximas, mesmo que o smartphone em si não esteja conectado à internet.

Essa tecnologia já é usada por outros dispositivos, como o Chromecast, que faz uso da API para se conectar à TV do usuário e não perder o contato entre o app e a televisão. Agora, como relata o TechCrunch, o Nearby Connections está disponível para todos os desenvolvedores de apps para Android.

Um dos primeiros aplicativos a fazer uso da nova API é o The Weather Channel, que vai aproveitar essa conexão extra entre dispositivos para gerar alertas emergenciais de previsão do tempo em áreas onde a conexão com a internet pode ser um pouco problemática.

Além disso, a desenvolvedora Game Insight vai colocar o Nearby Connections em alguns de seus jogos para que os usuários possam encontrar outras pessoas, numa mesma área, com quem possam jogar offline. A API funciona com qualquer Android rodando a versão 11.0 do Google Play Services.


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Ir à Página Principal Voltar a Página Anterior Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®