Acessibilidade em Foco!


Você está cuidando bem da bateria do seu celular, saiba o que fazer


A bateria do seu celular não dura? Sabemos que ela deixa a desejar e raramente sobrevive ao fim do dia, mas você pode ter alguma parcerla de culpa nisso. A Cadex Eletronics, empresa especializada em baterias, realizou um estudo que mostra que as baterias, assim como as pessoas, podem sofrer de stress, o que prejudica sua expectativa de vida.

Confira quatro atitudes no dia-a-dia que ajudam a prejudicar o rendimento da bateria:

1. Manter o celular conectado ao carregador mesmo com a bateria totalmente carregada

Segundo a pesquisa, deixar o smartphone ligado quando a carga da bateria está completa, como muita gente costuma fazer durante a noite, é ruim para a bateria a longo prazo. Uma vez que o celular atingiu a taxa de 100% de carga, a bateria fica em um estado de alta tensão para se manter em 100%, o que gera na bateria um alto stress. "Quando a bateria estiver totalmente carregada, retire-a do carregador. Isto funciona como relaxar os músculos depois de realizar um exercício cansativo", explicam os pesquisadores.

2. Carregar a bateria em 100%

Segundo a Cadex, o ideal é não carregar o celular até ele atingir os 100%. "As baterias de íon de lítio não precisam ser totalmente carregadas, e nem é desejável que se faça isso, porque gera uma alta tensão na bateria", diz o estudo. Pode parecer sem sentido para quem tenta manter o aparelhp carregado durante o dia, mas os pesquisadores afirmam que a longo prazo isso pode fazer uma grande diferença.

3. Não carregar o celular o tempo todo

Muita gente acredita que carregar o telefone algumas vezes durante o dia pode acabar com a bateria, mas é justamente o contrário. A pesquisa mostra que o ideal seria carregar o celular sempre que ele perde 10% da carga. Isso não só mantém o desempenho da bateria perfeito por mais tempo como a mantém "saudável".

As cargas periódicas funcionam melhor do que uma longa carga e ainda permitem utilizar recursos que consomem mais energia do aparelho, como os baseados em localização, que usam o GPS.

4. Esquentar demais o smartphone

Preste atenção: as baterias de celulares atuais são bastante sensíveis ao calor. Se você perceber que o dispositivo está esquentando durante a carga, retire-o da capa de proteção. Se o ambiente estiver iluminado pelo sol em excesso, cubra o aparelho. Isso pode garantir a saúde de sua bateria.


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Ir à Página Principal Voltar a Página Anterior Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®