Acessibilidade em Foco


O iPhone não foi o primeiro smartphone


Todos os dispositivos lançados em2006 tinham muitas teclas físicas e isso eranormal.Mas até então, ninguém tinha pensado em colocar um teclado virtual?A verdade é que as telas na época não eram tão completas e amigáveis quanto asde hoje.Os únicos displays que responderam bem a toques foram os capacitivos, mas naquela época eram um item de luxo que os fabricantes não podiam pagar.Quase todos optavam por um lápis no estilo PDA.

O teclado físico é prático, o problema é que ocupa muito.

O que você acha?

Dar todo o mérito ao iPhone pode ser em muitos aspectos questionáveis, mas o que está claro é que uniu muitas tecnologias que até então não tinhammuita atenção e Jobs conseguiucombiná-lascom sabedoria.

Durante todo o dia era possível interagir com a tela usando um pequeno lápis/ © AndroidPIT

Tinha smartphones antes do iPhone, mas quais?

Uma evolução caminhada sobovos

Os smartphones pré-2007 não eram como os que temos agora, mas já faziam muitas coisas.Para começar, faz muito tempo que os dispositivos móveis têm câmera.A grande maioria dos telefones, entre 2003 e 2007, podiam usara Internet, alguns através da rede móvel e outros mesmo com Wi-Fi.

Além disso, havia dezenas de lugares nos quais era possívelencontrar aplicativos.O problema é que, naquela época, nem todos os aplicativos eram compatíveis com a maioria dos dispositivos.Além disso, cada fabricante tinha seu próprio sistema operacional e as mudanças e upgrades não funcionavam como hoje em dia, quase todos os modelos tinham uma versãoe, comparada a isso, afragmentação do Android é um sonho.

Smartphones eram algo peculiar / © AndroidPIT

Nos primeiros anos da década de 2000, tivemos muitos aparelhosinteligentes, mas todos comformas bem diferentes às quais estamos acostumados hoje em dia.

Os primeiros smartphones domilênio

Em 2004, a Nokia apresentou o Nokia 7710,o primeiro smartphone rodando como Simbian OS v7.0 Serie 90.O aparelho tinha Wi-Fi, tela de toque, câmera com capacidade para gravar vídeos, caneta e até mesmo suporte para Adobe Flash Player, algo que nem Android, nem iOS podem se vangloriar.

Era um dispositivo muito inteligente para a época, muito prático, mas tinha uma grande desvantagem: o design colidiu de frente com a tradição da Nokia e a ideia de que os usuários tinham desmartphone.

A Nokia do 7710 vinha com a função de vídeo e tudo/ © AndroidPIT

Este dispositivo também marcao antes e o depois dos smartphones, mas a marca não colocamuita ênfase no aparelho visto que sofreu muito preconceito pelos usuários.Um dos nossos editores, Shu On Kwok, é um feliz proprietário deste dispositivo, que aparece na imagem acima.

Em 2004 também tivemos o Sony Ericsson P910. O aparelho vinha com umteclado dobrável e tinha como destaque o reconhecimento de escrita à mão livre e a função de controle das televisões da Sony graças ao suporte para infravermelho.

Um ano antes, em 2003, a Nokia trouxe o primeiro console portátil que também fazia às vezes deum celular: o Nokia N-Gage.Esta proposta játinha aparecidoem alguns modelos da fabricante, mas foi com este dispositivo, em especial com a versão N-Gage QD, que atingiu a maturidade.

O aparelho não tinha tela sensível ao toque, mas graças aos muitos botões físicos, era possível dar vários comandos e ter uma experiência muito produtiva.Eratudo em um: rádio, música MP3, aplicativos Java, vídeos, entrada mini-jack, porta mini-USB, cartão de memória e jogos.Enquanto meus colegas tinha um leitor de MP3, um telefone e um GameBoy eu estava um nível acima com o N-Gage.

O único problema era a bateria que durava apenas um dia.Agora parece normal, mas em 2003 uma bateria de telefone duravauma semana.Ah!Para atender às ligações ou fazer chamadas era necessário usá-lo de lado, mas isso nunca me incomodou.

Preciso dizer que estava feliz com este dispositivo em 2008. Era tudo o que precisava e pensoque era uma das altas tecnologias na época, apesar de sua aparência.

Milhares de horas jogando Asphalt / © AndroidPIT

Em 2003, a Palm(adquirido pela HP em 2010) terminou com o Palm Treo 600, uma sérielançado em 2001 com base no sistema operacional Palm OS. A fabricante fez o salto do smartphone PDA com teclado completo, o objetivo era poder escrever um e-mail de forma fácil e rápida. De fato odispositivo foi bastante completo, mas ainda tinhatamanho considerável, juntamente com uma antena proeminente.

Em 2002, afamosafabricante canadense lançou o BlackBerry 5810, o primeiro dispositivoa contar com GSM/GPRS, que em conjunto com um fone de ouvido podia ser usado para realizar chamadas.

Os melhores celulares do século XX

Antes da virada doséculo também tivemosalguns smartphones.Podiamnão ser tão inteligentes quanto os do século XXI, mas certamente não se limitavamapenas s chamadas e jogos de cobra tradicionais.Bons exemplos foram o Ericsson R380 (2000), o Nokia Connect9110 (1998) ou Ericsson GS88 (1998).Os dois últimos estavammais próximos de um mini laptop convertido em celular.

Mas o primeiro smartphone da história, apareceu em 1994 e tinhatela sensível ao toque, foi construído pela IBM e Mitsubishi Electric: era o IBM Simon.Uma enorme caixa preta com um displaytátil que só reagia aotoque doseu lápis, mas foi a tecnologia maisavançada por anos:


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Ir à Página Principal Voltar a Página Anterior Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®