#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Como fazer o teclado do iPhone vibrar ao digitar igual ocorre no Android


Deixe o teclado do iPhone vibrar ao digitar assim como ocorre nos celulares com o Android

Se você já utilizou um celular com Android e o trocou por um iPhone, você já deve ter sentido a falta de alguns recursos, como o retorno tátil do teclado. Nele, ao digitar algo, o usuário sente uma vibração do aparelho para cada tecla apertada, que funciona como uma confirmação que o comando foi dado, algo bem útil.

No iPhone, por sua vez, ao utilizar o teclado virtual padrão do iOS essa função não existe e, muitas vezes, a pessoa que está usando o celular não percebe se faltou alguma letra no que foi digitado até ter completado o processo, mas esse problema pode ser contornado. A seguir, veja como fazer o teclado do iPhone vibrar ao digitar nele.

Como funciona e requerimentos

Assim como foi dito acima, o teclado virtual que acompanha o iOS, sistema utilizado no iPhone, não tem este recurso. Então, a solução acaba sendo recorrer a teclados de terceiros como o Gboard, que é o teclado do Google e vem com esta função.

Para ter acesso a nova função, entretanto, é preciso que o Gboard esteja na versão 1.40 ou superior e ter um iPhone 7 ou mais recente.

Como habilitar a função de vibrar o teclado

A função mencionada neste tutorial apesar de ser nativa do Gboard não vem ativada por padrão nele. Desta forma é necessário fazer uma configuração para obter o resultado desejado. Veja como prosseguir:

1. Acesse a App Store e realize o download do Gboard;

2. Após a sua instalação, abra-o e clique em “Primeiros passos” e vá em “Teclados”;

3. Habilite a chavinha que está ao lado de Gboard e também a de “Permitir acesso total”;

4. Em algum aplicativo com um campo para digitar, toque e segure sobre o ícone de um “Globo” e selecione o “Gboard”;

5. Agora, abra o aplicativo do Gboard, entre em “Configurações do teclado” e habilite a opção “Ativar retorno tátil ao pressionar a tecla”.

Pronto! Agora, ao digitar pelo Gboard no iPhone você terá a vibração do teclado igual à que ocorre no Android.


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®