#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


10 cereais e leguminosas que podem melhorar a sua saúde


Têm vários benefícios e, como tal, devem ser integrados na alimentação da criança desde cedo. Saiba as vantagens e as melhores formas de os consumir.
Os cereais e leguminosas têm vários benefícios para a saúde. As leguminosas são grãos/sementes que crescem em vagens e são alimentos muito completos e que apresentam diversos benefícios para a saúde, tais como a diminuição da absorção de colesterol, a sensação de saciedade e a manutenção de níveis normais de glicemia. Segundo a Roda dos Alimentos deverá consumir 1 a 2 porções diárias de leguminosas, sendo que uma porção corresponde a:
1 colher de sopa de leguminosas secas cruas, como o grão-de-bico, feijão ou lentilhas (25g);
3 colheres de sopa de leguminosas frescas cruas, como ervilhas ou favas (80g);
3 colheres de sopa de leguminosas secas/frescas cozinhadas (80g).
Já os cereais são as sementes ou grãos comestíveis das gramíneas e são uma importante fonte de hidratos de carbono e, por consequência, fornecem energia para o organismo. Em ambos os casos, as leguminosas e os cereais conferem uma sensação de saciedade, o que ajuda na prevenção da obesidade, e contribuem também para o bom funcionamento dos intestinos e para o controlo do colesterol. As leguminosas e os cereais são ainda ricos em fibras solúveis e insolúveis.
As fibras solúveis quando entram em contacto com a água transformam-se numa espécie de gel que ajuda a inibir a absorção de glicose (açúcar) e gorduras, o que é benéfico para o controlo do colesterol e da diabetes. Já as fibras insolúveis chegam ao intestino inteiras, limpando toxinas e aumentando o bolo fecal, o que pode ajudar a prevenir o cancro do cólon.
Fique agora a conhecer as propriedades de 10 tipos de cereais e leguminosas:
Cereais
1. Aveia
Propriedades: É um alimento rico em fibras solúveis, vitamina E e K, ferro, potássio e fósforo.
Benefícios: Diminui os níveis de colesterol, abranda a absorção dos açúcares e estimula as células do sistema imunitário. Além disso, proporciona a sensação de bem-estar devido à presença do triptofano, um aminoácido essencial que o nosso corpo não produz e que, em conjunto com as vitaminas e os minerais, é responsável pela produção de serotonina, que regula o humor e o apetite, por exemplo. Um alerta: contém glúten.
Melhor forma de consumir: Sob a forma de farelo de aveia, que pode ser adicionado à fruta, aos iogurtes e às saladas. Evite cozinhar o farelo de aveia, pois perde muitas das suas propriedades nutricionais.
2. Milho
Propriedades: Rico em carotenoides (responsáveis pela cor amarela); vitaminas A, B1 e B3, potássio, ácido fólico e fibras.
Benefícios: Ajuda na prevenção e no tratamento do colesterol elevado, da hipertensão arterial e fortalece o sistema imunitário. O carotenoide favorece a formação de vitamina A no organismo.
Melhor forma de consumir: Comer o milho verde cozido apenas em água e sal. Para um lanche é uma ótima opção. Outra forma saudável de consumir milho são as pipocas feitas em casa, devendo-se evitar o consumo de produtos processados.
3. Cevada
Propriedades: Fonte de potássio, magnésio, fósforo, silício e vitaminas K e do complexo B.
Benefícios: Regula o colesterol, protege o sistema nervoso e evita a acumulação de gordura no fígado. Contém lignana, antioxidantes que ajudam a reduzir a ação dos radicais livres, moléculas que, quando em excesso no organismo, danificam as células, podendo causar envelhecimento precoce e doenças como a diabetes, por exemplo.
Melhor forma de consumir: Opte pela cevada perolada, que é um pouco mais leve do que a cevada tradicional, sendo diferente apenas no tamanho (é menor que a cevada tradicional) e na forma como é digerida. Um alerta: contém glúten.
4. Arroz
Propriedades: Rico em potássio, ferro e magnésio, que ajudam a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Benefícios: Dependendo do tipo de arroz, trará maiores benefícios à saúde. Há vários tipos: arroz branco, integral, negro, vermelho e selvagem. Os quatro últimos contêm maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras, pois são menos processados.
Melhor forma de consumir: Indicado para o almoço e/ou para o jantar.
5. Quinoa
Propriedades: De alto valor biológico – ou seja, composto por aminoácidos essenciais em quantidade adequada – é rica em proteína e fibras, fonte de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, cálcio, zinco, ferro e vitaminas E, D e do complexo B.
Benefícios: Favorece o equilíbrio intestinal, ajuda no controlo das doenças cardiovasculares, do colesterol, da hipertensão e da osteoporose. Ajuda na diminuição da absorção de gordura e confere saciedade. Por não conter glúten, é indicada para celíacos (pessoas com intolerância permanente ao glúten).
Melhor forma de consumo: Pode ser usada em receitas doces, salgadas ou acrescentada a sumos. Existe nas versões branca, vermelha e preta – as duas últimas costumam dar uma textura crocante às preparações. Cozida apenas na água pode ficar no frigorífico durante três dias, podendo ser acrescentada a qualquer momento a um prato principal, sumo ou sobremesa.
6. Amaranto
Propriedades: Ótima fonte de proteína vegetal, sem glúten, rico em cálcio, ferro e magnésio.
Benefícios Ajuda na perda de peso e reduz o nível de colesterol.
Melhor forma de consumo: É muito versátil, podendo ser adicionado a saladas, sumos e risotos.
Leguminosas
 7. Feijão
Propriedades: Concentra grande quantidade de zinco, ferro e cálcio. Rico em vitaminas, principalmente do complexo B.
Benefícios: Contém fenóis e antocianina, antioxidantes que ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células.
Melhor forma de consumo: Há uma grande variedade: feijão preto, branco, vermelho, frade, entre outros – o ideal seria alterná-los na dieta. Esta leguminosa pode ser cozida e integrada em vários pratos quentes ou frios, como as saladas.
8. Lentilha
Propriedades: Fonte de proteínas vegetais, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo e magnésio.
Benefícios: Contribui para a saúde intestinal, para a diminuição do colesterol e do índice glicémico (de açúcar) no sangue.
Melhor forma de consumir: Além da preparação tradicional, pode ser servida em saladas ou como puré.
9. Grão-de-bico
Propriedades: Possui uma grande quantidade de proteína vegetal, zinco, potássio, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.
Benefícios: Ajuda na diminuição do colesterol, da pressão arterial e dos triglicéridos, além de fortalecer o sistema imunitário.
Melhor forma de consumir: Muito utilizado em saladas, sopas ou puré.
10. Ervilha
Propriedades: De baixo índice glicémico  (não eleva o açúcar no sangue e confere saciedade), é rico em vitaminas do complexo B, E, A, C e K, zinco, magnésio, ómega 3 e outros antioxidantes.
Benefícios: Combate o stresse oxidativo – ou seja, também atua na redução dos radicais livres – e fortalece o sistema imunitário, entre outros. Por ter um baixo índice glicémico, é um alimento importante para os diabéticos.
Melhor forma de consumir: É recomendável utilizar as ervilhas frescas, secas ou congeladas em preparações como sopas, ensopado, no arroz ou em saladas.

Fonte: Adaptado de AMIL Saúde: Obesidade Infantil Não


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®