#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


20 Importantes Dicas de Etiqueta para Cegos


Olá amigos, por não enxergarmos, muitas vezes, nossa percepção de moda e de vida pode ser um pouco inadequada. Não sabemos ao certo o que está na moda, bem como não podemos garantir com cem porcento de certeza que estamos bem vestidos ou penteados.
Qual de nós nunca cometeu um erro perceptível aos videntes, e invisível à nós?
Qual de nós nunca imaginou como seria enxergar tal ou tal situação?
Por isso resolvemos elaborar esse texto, onde apresentamos dicas de como manter a ordem, a higiene, a boa vestimenta e o respeito mesmo sem enxergar.
Embora foquemo-nos mais nos comportamentos masculinos, para as mulheres a coisa não é tão diferente. Prontos? Vamos lá. Lembrem-se que essas dicas foram elaboradas por um seleto grupo de cegos, então não aconselhamos nada que nós também não façamos.
1. Fique reto
Muitos cegos, por alguma razão, andam com as costas arqueadas ou com a cabeça baixa. Isso é feio, e embora pareça normal, é incômodo para quem enxerga. Se você não quer parecer um druída, um homem paleolítico ou alguém com problemas de coluna, procure andar com as costas retas e com a cabeça no lugar.
Imagine que, em seu pescoço, haja um suporte impedindo que você abaixe-a. Ande assim, e procure "olhar", ou seja, focalizar os olhos, no lugar onde você ouve a voz das pessoas.
Cuide para não andar olhando para cima ou para os lados, e nessa hora é bom pedir ajuda de um vidente para indicar a posição mais adequada; com o tempo você pega o jeito. Procure ter uma postura militar, sim, os policiais, soldados, cabos, sargentos e demais homens da segurança tem uma postura bonita, sem andar com a cabeça baixa. Ande "olhando" para frente, não para baixo. Você não precisa deixar os olhos na direção dos seus pés, ao invés disso deixe a cabeça reta com o pescoço. Seu pescoço deve ser reto, jamais arqueado. Mais uma vez, peça ajuda de um vidente para te mostrar a posição mais adequada até que você se acostume com ela.
2. Se você não enxerga, use óculos escuros
As pessoas com baixa visão não devem usar tais equipamentos, pois eles dificultam a pouca visão que ainda resta. Porém, se você já não enxerga nada, não tem motivo algum para não usar óculos. Eles protegem os olhos de poeira, machucaduras, arranhões e outros problemas. Também dão um ar mais bonito ao rosto, visto que cobrem alguma eventual anomalia nos olhos. Geralmente nossos olhos são mais anormais do que nós talvez imaginemos, e os videntes ficam terrivelmente impressionados com eles, de forma negativa.
Mas não use qualquer óculos, não; peça ajuda de um vidente e escolha um óculos escuro que combine com seu rosto, e que fique aceitável com qualquer tipo de roupa. Lembre-se de que você irá usar várias roupas de vários estilos, portanto seu óculos deve combinar com todas. E nada de óculos de camelô ou os famosos "falsifix".
Não é por que você não enxerga que não deve cuidar dos olhos, portanto use um produto bom. Lembre-se de que o óculos, mesmo sendo caro, poderá ser usado por muitos e muitos anos, desde que você tenha cuidado com ele.
3. Se usa óculos, mantenha-o limpo
Procure lavar seu óculos pelo menos uma vez por semana em água corrente com um pouco (notem, um pouco!) de detergente. Depois basta enxaguá-lo e secá-lo com um pano liso e limpo.
Não coloque as mãos nas lentes, pois elas podem ficar marcadas. Quando você esbarrar a mão ou os dedos nas lentes, use um pano liso (pode ser da camiseta mesmo) para limpar os óculos.
Se precisar arrumar a posição dos óculos, pegue nas partes laterais ou no arame que fica em cima do nariz. E cuide para não colocar os óculos de forma torta, nessa hora vale muito prestar atenção no tato.
É bom limpar os óculos na camiseta com uma frequência razoável, mas evite tirá-los na frente de outras pessoas.
4. Você não enxerga, mas os outros sim
Há muita gente que faz coisas inconvenientes na frente de outras pessoas. Talvez ninguém chame sua atenção, mas não é conveniente que você: cutuque o nariz; cutuque os olhos (exceto em caso de dor extrema); cutuque os dentes; mexa com as mãos; faça caretas; cutuque os ouvidos; mexa nas roupas; morda objetos; abaixe a cabeça; fique se coçando; fique mexendo a cabeça de um lado para outro ou mexa os braços. Todas essas atitudes são terrivelmente feias, por isso não convém praticá-las.
Se o olho estiver doendo demais, é claro que pode dar uma coçadinha discreta. Em outros casos, não mexa nele. Nossos olhos não são nada bonitos, principalmente quando estão com lágrimas ou cheios de pus.
Portanto, evite mexer neles em público, tanto quanto possível (exceto no caso do oftalmologista).
E se algum vidente teve a gentileza de dizer à você que certo comportamento é inconveniente, por favor aceite; você não sabe exatamente o que está acontecendo ao seu redor, então não teime com quem está enxergando.
5. Procure Entender as Eventuais Faltas de Acessibilidade
É comum vermos alguns amigos terrivelmente revoltados porque não entenderam uma parte do filme, não encontraram guias táteis num local público ou não tiveram a acessibilidade desejada em qualquer estabelecimento. Sabemos que a acessibilidade é nosso direito, mas devemos ser pessoas de bom senso.
Podemos pedir acessibilidade, devemos conscientizar as pessoas, e é claro que, vez por outra, necessitaremos "brigar" para ter acesso a algo.
Entretanto não faça disso seu modo de vida. Procure dialogar com os responsáveis pelo programa, serviço ou local inacessível, antes de criar problemas e se indispor com alguém. Seja acessível, razoável e de boa disposição, pois só assim conseguiremos conscientizar as pessoas.
Énosso direito ter acessibilidade, sim, mas não é nosso direito exigi-la de modo violento, truculento e sem levar em consideração tudo quanto está envolvido nisso; bem como não é nosso direito desconsiderar um eventual desconhecimento dos organizadores do evento.
6. Na locomoção
Se você usa bengala, nunca coloque a bengala em cima das mesas, pois ela é suja. guarde-a sempre num plástico dentro da bolsa, e procure limpá-la semanalmente. A bengala é como se fosse seu sapato, portanto deixe-a apresentável. Se tiver cera de carro, pode passar nela (um pouco!). Se não tiver cera, apenas lave-a com água e sabão, removendo as sujeiras.
Se usa cão guia, nunca é demais recomendar que dê um banho no bicho, e deixe-o sempre limpinho, cheiroso e apresentável. Não descuide-se dele, e não deixe que seu companheiro junte pulgas, carrapatos, moscas ou cracas. O cachorro é um reflexo do dono, portanto cuide bem.
7. Na hora de se deslocar
Se você está num grupo de pessoas que vão todas para o mesmo lugar, peça logo ajuda à alguém e não procure bancar o independente. GUarde suas habilidades de locomoção autônoma para quando estiver sozinho. Lembre-se de que você não conseguirá andar tão rápido quanto quem enxerga, e ainda poderá passar vergonha por bater em algo. Num grupo de amigos, ande com alguém que enxerga e evite transtornos. (não vale no uso do cão, pois nesse caso, deixe que o bichinho mesmo leve você).
Importante! Quando um vidente for guiá-lo pela primeira vez, caso você note insegurança nele, instrua-o do melhor modo. Também fique atento quanto à eventuais obstáculos no caminho, visto que o vidente, por ventura, pode esquecer-se de avisar.
8. Tome banho e escove os dentes
Esse é o tipo de coisa que não precisaria ser falada, mas não custa avisar. Escove bem os dentes, lave bem o corpo, use desodorantes e perfumes de forma adequada e, se for mulher, cuide dos pelos em lugares inconvenientes. Lembre-se de que você é julgado o tempo todo por sua aparência, portanto deverá aparentar saúde, limpeza, virilidade e um ar varonil.
Cuide também do mau-hálito, dos odores corporais e principalmente do chulé, frequente causa de grandes constrangimentos.
Na hora de escovar os dentes, caso você tenha dificuldade para colocar a pasta na escova, proceda do seguinte modo: Pegue a escova; morda o cabo no formato vertical, segurando-a na boca como se fosse um cigarro; Com uma das mãos apoie as cerdas, e com a outra aperte a pasta.
Na hora do banho, se derrubar o sabonete, utilize os pés para localizá-lo. Após pegá-lo, certifique-se de que não há nenhum cabelo ou pelo grudado nele. Lave-o brevemente sobre a água, pois não se sabe o que havia no chão.
9. Pentei o Cabelo e corte a barba regularmente
Você por certo não quer parecer um homem das cabernas, um bandido ou um revoltoso. Portanto, é somente razoável que cuide da aparência do cabelo. Se não tem paciência para penteá-lo, corte-o estilo militar, pois assim não precisará devotar-lhe muita atenção.
Caso seja mulher, aprenda a fazer dois penteados básicos, um pitote e um rabo de cavalo. O pitote poderá ser feito para ficar em casa, e o rabo de cavalo é muito elegante para todo tipo de ambiente.
O mesmo vale com relação à barba. Aqui temos duas opções ou você aprende a desenhá-la ou corta-a de vez. Não é nada elegante deixar a barba sem fazer, isso denota falta de asseio.
Mesmo sem ver, você deve usar um barbeador manual (tipo Gilete) e apará-la ou cortá-la de vez. Sempre utilize as orelhas como base para saber o quanto deve ser cortado.
Se tiver condições experimente comprar uma máquina de barbeação automática, pois isso poderá auxiliá-lo.
10. Tenha roupas que combinem todas com todas
Se você é alguém prático, por certo não vai perder tempo pensando que cor combina com outra, portanto é natural e simples ter roupas nos tons preto, cinzento, branco e ocasionalmente azul escuro. Assim, se precisar vestir-se com preça, não precisará ficar cismando sobre combinações.
No seu guarda-roupas pode haver camisetas de várias cores, mas que combinem com todas as calças e bermudas. Ou seja, não importa qual combinação use, o resultado ainda será apresentável.
No caso de roupas sociais, a coisa complica um pouco. Tenha um terno preto, que combina para qualquer coisa. Você pode ter também um blazer e duas ou três calças sociais. Seis ou sete camisas de manga longa e três ou quatro de mangas curtas também são bem-vindas, e no caso das camisas, é útil você associar a cor ao tecido.
Se todas as camisas forem iguais (diferenciando-se apenas pela cor), costure um, dois, três ou quatro pontinhos no lado de dentro da gola (onde não aparece), para diferenciá-las.
Você não precisa ter vários ítens, tenha apenas: um sapato social formal bem conservado; um sapato social velhinho para andar por aí; um ou dois tênis; um chinelo de dedos; uma pantufa; um cinto preto e marrom (que você pode usar conforme a ocasião); algumas gravatas (se você gosta); algumas camisetas, calças e bermudas; casacos e blusas e só.
11. Mantenha o bom-senso
Por não enxergar, nós podemos ter dificuldade para saber qual roupa é adequada para certo evento. Portanto, para evitar passar vergonha, é válido pedir ajuda à um vidente. Não invente moda, nem cisme de ir de bermuda àquela reunião importante, ou de terno ao passeio no parque.
"Cada ocasião para sua roupa, cada roupa para sua ocasião."
Não convém que você ande desleixadamente, com roupas amarrotadas, calçados mal conservados, postura estranha, roupas impróprias ou acessórios que não combinam com o que está vestindo. Nessa situação o melhor termômetro é o bom senso. Fique atento ao que os videntes falam sobre roupas, assim você diminui consideravelmente as chances de errar.
Se houver dúvidas e você não puder perguntar à alguém, use os artigos de moda na internet e leia-os atentamente, eles podem ajudar.
Lembre-se de que anéis, correntes neutras e pulseiras podem deixá-lo elegante, mas tudo na sua medida. Não use muitos acessórios de uma só vez, caso contrário parecerá um cigano do século XVIII.
12. Aprenda a Fazer Sozinho
Não é difícil fazer um nó de gravata, amarrar um tênis, abotoar uma camisa, vestir um cinto ou pentear o cabelo. Tudo quanto você puder fazer sozinho, faça. O que não souber, procure aprender. (lembrando que Isso vale apenas para coisas que não te oferecem riscos e nem consomem grande tempo).
13. Tenha Bons Modos na Hora de Comer
O uso dos talheres pode se tornar difícil para nós, pois não estamos em contato direto com a comida. Se você estiver em casa ou na presença de amigos íntimos que não se importam com seus modos, não há problema algum em conferir o prato discretamente com as mãos antes de começar à refeição.
Por outro lado, se está num restaurante, procure certificar-se de quais alimentos estão no prato, e se for se servir num bufet, é bom pedir ajuda à um vidente; bufets não são exatamente acessíveis, e é melhor pedir ajuda do que passar vergonha.
Se não souber cortar uma carne (desde que ela não tenha molho), não tem problema nenhum pegá-la com a mão e morder como se fosse um pão. Por outro lado, se a carne for molhada e muito grande, você deverá tentar cortá-la de forma suave, sempre seguindo o sentido natural do alimento.
Na hora de pegar os talheres, caso seja destro, utilize o garfo na mão direita e a faca na esquerda. Se for sinistromano, faça precisamente o contrário.
Não há nenhum segredo no uso dessas ferramentas, desde que você utilize a faca para empurrar a comida para cima do garfo, e o garfo para levar a comida até a boca.
Muitos videntes curvam-se sobre o prato para não percorrer uma distância muito grande com o garfo, e você também pode fazer isso. Apenas não exagere na curvatura, e nunca, em nenhuma hipótese coma com sua boca diretamente sobre o prato, sem utilizar talheres. Isso é o cúmulo do feio, é verdadeiramente o primor da deselegância!
Se for se curvar sobre a comida, lembre-se de impor limites. E não convém substituir o garfo e a faca por uma colher, à menos que tenha sérios problemas motores.
14. Cuidado com as Roupas
Principalmente se estiver comendo macarrão, lasanhas, sopas, maionese e outras comidas úmidas, a probabilidade de sujar sua camiseta é bastante grande. Isso não é um problema tão grave, visto que muitos videntes também se sujam. De qualquer forma, para comer esses alimentos, evite a preça e procure não assoprar o molho (se o fizer, ele voa e cai direto em sua alva camisa, manchando-a).
15. Sobremesas
Sobremesas são ítens deliciosos, mas merecem certo cuidado. Evite pegar sem uma colhér doces que desmancham com facilidade. No caso de bolos, chocolates, cocadas, pés de moleque e outras sobremesas em formato de barra, pode comê-las com as mãos.
Já no caso de cremes, suflês, bolos muito úmidos e outras sobremesas quase líquidas, utilize uma colhér pequena e coma normalmente. Utilize a mesma mão que você costuma pegar o garfo para pegar também a colhér.
16. Aceite sua Deficiência e não Procure Ignorá-la
Por mais que detestemos a ideia de não enxergar, não podemos simplesmente fingir que enxergamos e levar a vida de forma ilusória. Uma vez que aceitamos a cegueira, fica bem mais simples lidar com ela.
Devemos buscar independência e felicidade, e com certeza conseguiremos levar uma vida plenamente satisfatória. Entretanto não podemos deixar de lado nossas limitações, e o melhor é aceitá-las logo. Haverá coisas que não poderemos fazer, e ocasiões em que a falta de visão será extremamente incômoda.
Entretanto isso não é motivo para sermos infelizes, pois ainda há muito o que podemos realizar! Viva sua vida de forma leve, e eu garanto, sim, eu asseguro que na maioria do tempo você não vai nem lembrar que não enxerga. A falta da visão não é tão limitante quanto talvez pareça, então conviva de forma pacífica com ela.
17. Seja Educado com quem Enxerga
É natural que as pessoas que enxergam tenham certo receio de falar conosco, e nós no lugar delas também teríamos. Portanto, jamais ofenda-se se alguém lhe perguntar sobre a falta de visão ou falar algo com falta de tato, pois isso não é intencional. Os videntes, em geral, não estão preparados para lidar com um cego, e não podemos culpá-los.
18. Não tenha apenas amigos cegos
Algumas pessoas conservam suas amizades apenas com outras que não enxergam, e isso não é nada bom. O ideal é ter amigos videntes e cegos, ser amigo de todos.
Não frequente apenas locais frequentados por pessoas com a mesma deficiência, nem procure excluir-se do mundo à sua volta. Com paciência você poderá driblar a falta de visão de forma impressionante e ter uma vida social tão ativa quanto qualquer um.
19. Não se Lamente para os outros e nem para si
Não é nada bom que você lamente a falta da visão para os outros, pois isso poderá afastar as pessoas de você. Por outro lado não lamente a si mesmo, nem amaldiçoe a vida. Sabemos que não enxergar é uma coisa terrível, que nos limita, que isso, isso e aquilo. Porém, se a cegueira é um fato, a atitude mais inteligente é aceitá-la, driblá-la e conviver com ela, sem lamúrias ou tristeza.
20. Não se ache superior ou inferior aos outros
A falta de visão não nos transforma em pessoas superiores ou inferiores, pois continuamos no mundo como qualquer um. Sendo assim, não julgue a si mesmo como diferente, pois na realidade você é igualzinho aos outros, quer eles enxerguem ou não.
Procure, tanto quanto possível, transformar a cegueira apenas em mais uma característica, e não na coisa principal pela qual você controla sua vida. Você não enxerga, mas isso é apenas uma faceta da sua personalidade. Não pense que os videntes são diferentes de você, pois não o são.
E agora é convosco, amigos. Que outras dicas deixariam? O que vocês fazem no seu dia a dia que aconselham aos outros? O que acharam do texto? Teve ele alguma utilidade? Opinem de forma franca!

Texto de autoria de Lucas Antonio


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®