#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Benefícios e usos da castanha de baru


Baru é uma castanha de sabor semelhante ao do amendoim. Fruto do baruzeiro, é nativa do cerrado brasileiro e pode ser encontrada no Triângulo Mineiro, norte do Estado de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Seu alto valor nutricional vem despertando o interesse de quem busca uma alimentação natural, saudável, diversificada e valoriza os produtos nacionais. Suas propriedades também são usadas na indústria da beleza. O óleo extraído do baru é usado tanto na cozinha quanto na cosmética.
Vamos ver os benefícios e usos da castanha de baru. Vem comigo!
O que que a castanha de baru tem
É rica em óleos graxos essenciais (ômega 6 e 9) e tem, ainda, minerais como ferro, zinco, fósforo, cálcio e magnésio, aminoácidos essenciais e alto teor de proteínas: 29,6%, mais que a castanha-do-pará e de caju.
Popularmente é chamada de “viagra do cerrado”, pelo poder afrodisíaco, e seu óleo, que é comparado ao azeite de oliva, é usado também no tratamento de reumatismo. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Com tantos benefícios, ela merece fazer parte do nosso cardápio!
Consumo como alimento
A castanha pode ser consumida torrada, na forma de óleo, farinha ou, ainda, incrementar receitas substituindo o amendoim, amêndoas, castanha de caju ou nozes, como no pesto, pé de moleque, cajuzinho, bolos, doces e paçoca, por exemplo.
Recomendado por Lar Natural
O consumo da castanha crua não é indicado, por possuir elementos que podem prejudicar a absorção de aminoácidos essenciais.
Na cosmética
O óleo de baru é considerado tão ou mais poderoso que o de argan na recuperação de cabelos danificados, proporcionando hidratação, restauração, brilho, maciez e ação anti-frizz.
Seu uso na pele hidrata profundamente, estimula a regeneração celular, atenua marcas de estrias, forma uma barreira protetora, conta com ação antioxidante, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce, aumentando a elasticidade e o brilho da pele. deê preferência ao óleo de baru orgânico 100% natural.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®