#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Chás para tosse infantil e adulta


Evite bebidas geladas e faça gargarejos, pois alimentos e bebidas muito gelados podem aumentar a irritação na garganta. Opte por chás como camomila, limão e mel, erva cidreira, erva doce e sucos.
Confira algumas receitas de chás caseiros que podem ajudar a acalmar as vias aéreas, soltar o muco, relaxar os músculos da garganta e/ou reduzir a inflamação:
Chá de raíz de alcaçuz
Coloque 2 colheres de sopa de raiz de alcaçuz seca em uma caneca com 240 ml de água fervente. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe e beba 2 vezes por dia.
Este remédio caseiro não é indicado se você estiver tomando esteroides ou tiver problema nos rins.
Se a glicirriza (substância ativa presente na raiz) te causa algum efeito colateral, compre o alcaçuz desglicirrizado em lojas de produtos naturais.
Chá de eucalipto
Coloque 1 colher (chá) de folhas picadas de eucalipto ou 3 a 6 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma xícara de água fervente.
Adicione 1 colher (sopa) de mel e deixe repousar de 10 a 15 minutos. Coe e beba de 3 a 4 vezes ao dia.
Chá de tomilho
Esmague 2 colheres de tomilho fresco ou seco e coloque em uma xícara com água fervente. Deixe descansar por 2 minutos. Coe antes de beber.
Se quiser, adicione mel e limão.
Chá de açafrão
Coloque meia colher (chá) de pó de açafrão em um copo de leite quente e misture. Outra dica é colocar uma colher (sopa) do pó em 4 xícaras de água fervente. Deixe descansar e coe.
Chá de equinácea com gengibre e mel
Adicione 2 colheres (chá) da raiz ou folha de equinácea e 5cm de gengibre fresco em 1 l de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos.
Coe e beba morno.
Chá de hortelã
Adicione 1 colher (chá) de folhas de hortelã em uma xícara de água fervente.
Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba.
Chá de hortelã-pimenta e gengibre
Dissolva a hortelã-pimenta e o gengibre em pó em suco de limão. O gengibre ajuda a soltar o muco e, junto com a hortelã-pimenta, suprime a irritação da garganta.
Outra dica é adicionar 3 colheres (sopa) de gengibre picado e 1 colher (sopa) de hortelã-pimenta em 4 xícaras de água.
Ferva a água e mantenha no fogo até reduzir um pouco a água. Coe, deixe esfriar e adicione um colher de mel. Tome uma colher de sopa sempre que possível.
O chá pode também ser feito apenas com o gengibre.
Remédio caseiro e natural para tosse
Outros remédios caseiros para tosse podem ajudar a aliviar os sintomas.
Algumas opções são:
Suco de guaco com cenoura
Broncodilatador, alivia a tosse com catarro.
Bata no liquidificador 5 folhas de guaco, 1 cenoura e 2 ramos de hortelã-pimenta. Coe e adoce com mel. Beba várias vezes ao dia.
Suco de laranja e limão
Misture 1 laranja espremida, 1 limão espremido, 1 colher de mel e 3 gotas de extrato de própolis. Beba a solução.
Mel com limão e própolis
Misture 8 colheres (sopa) de mel e 8 (gotas) de extrato de própolis ao suco de 1 limão médio. Beba de 3 a 4 vezes ao dia.
Cenoura e mel
Centrifugue 4 cenouras médias e junte o suco a 1 xícara mel. Guarde em um recipiente tampado e tome 1 colher de 3 a 4 vezes ao dia.
Orégano e mel
Misture 1 colher (sopa) mel com 1 colher (café) orégano e aqueça por alguns segundos no micro-ondas. Tome o xarope morno de 3 a 4 vezes ao dia.
Xaropes de alho e sabugueiro também são conhecidos pela sua eficácia.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®