#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


68 Teclas de Atalho do Sound Forge


Abaixo listado algumas teclas de atalhos do SoundForge
Observação: Os atalhos abaixo foram testados com o Sound Forge 10; para outras versões é possível que haja alguma alteração. É uma questão de experimentar.
1. Shift + barra de espaços: permite a reprodução do arquivo desde o seu início, sem alterar a posição do cursor.
2. Barra de Espaço: reproduz todo o arquivo a partir da posição do cursor, ou somente um trecho selecionado. Este comando não altera o ponto em que o cursor se encontra.
3. ENTER: reproduz ou pausa o arquivo. Quando utilizamos o Enter para interromper a execução, o cursor fica posicionado no local em que pressionamos essa tecla.
4. Control+ K: : reproduz parte do arquivo exceto o trecho selecionado.
5. Podemos também reproduzir apenas um dos canais , bastando teclar TAB para alternar entre eles. Pressionando tab uma vez acionamos o canal esquerdo, tab pela segunda vez acionamos o canal direito e tab pela terceira vez volta a reproduzir os dois canais.
Ou podemos utilizar Shift + Tab: Pela primeira vez acionamos o canal direito, pela segunda vez, acionamos o canal esquerdo e pela terceira vez voltamos a reproduzir os dois canais.
6. Page Down: avança um trecho no arquivo.
7. Seta à direita: também avança um trecho no arquivo, porém, menor que o Page Down.
8. Control + Page Down: avança trechos maiores no arquivo.
9. Page Up: retorna um trecho no arquivo.
10. Seta à esquerda: também retorna um trecho no arquivo, porém, menor que o Page Up.
11. Control + Page Up: retorna trechos maiores no arquivo.
12. Control + Home ou somente a letra W: vai para o início do arquivo.
13. Control End ou somente a letra E: vai para o final do arquivo.
14. Control + A: seleciona todo o arquivo.
15. Control + Shift + End: seleciona de onde o cursor está até o final do arquivo.
16. Control + Shift + Home: seleciona de onde o cursor está até o início do arquivo.
17. Letra I: marca o início de um bloco a ser selecionado.
18. Letra O: marca o final de um bloco a ser selecionado.
Observação:
Os dois atalhos acima podem ser aplicados mesmo com o arquivo sendo executado.
19. Delete: exclui a parte selecionada do arquivo.
20. Control + C: copia para a Área de Transferência a parte selecionada do arquivo.
21. Control + X: recorta para a Área de Transferência a parte selecionada do arquivo.
22. Control + Tab ou Control + Shift + Tab: alterna entre arquivos abertos pelo SoundForge.
23. Control mais shift mais K: executa o arquivo de alguns segundos antes até o ponto em que o cursor está.
24. Control mais K: executa um pequeno trecho após o local onde o cursor está.
25. Control + Z: desfaz as alterações na ordem iversa que foram efetuadas no arquivo.
26. Control + Shift + Z: refaz as alterações que foram desfeitas.
27. Control + Y: cada vez que for utilizado repete o último efeito ou recurso aplicado no arquivo.
28. Control + N: cria um novo arquivo de som em "branco" para que seja colado nele o conteúdo da Área de Transferência. Na janela que se abre você poderá definir a amostragem em Sample rate e a taxa Bit-depth, e se o arquivo será mono ou stereo. Depois de pressionar o botão OK, podemos copiar para lá o que está na área de transferência.
29. Alt + P: serve como (Player), ou (Stop), quando estamos aplicando qualquer efeito no arquivo. Esse recurso permite fazer um teste antes de realmente aplicarmos o efeito desejado através da tecla enter.
30. Control + F4: fecha a janela do arquivo atual em que estamos trabalhando, sem fechar o programa. isso evita que o arquivo seja carregado na próxima vez que o SoundForge for aberto.
31. Control + S: aciona a opção (Save) que está no menu Arquivo. salva as alterações automaticamente no arquivo aberto, na pasta onde ele está e sem qualquer tipo de pergunta.
32. Alt + F2: aciona a opção (Save As) que também está no menu arquivo. Ela abre a janela (Salvar Como) permitindo que seja escolhida a pasta de destino, o formato, a taxa de amostragem, entre outras opções. Quando este atalho é acionado, o cursor posiciona-se no local para digitar o nome do arquivo. Ao pressionar apenas uma vez o Tab o cursor vai a uma lista para selecionar o formato. MP3, por exemplo.
33. Control + O: abre a janela (Open), permitindo selecionar e executar qualquer arquivo de áudio presente no micro, inclusive, os arquivos de algum CD. Nessa janela existe a caixa (Auto Play) que se estiver marcada irá reproduzir o arquivo quando este for selecionado na lista. Se ela estiver desmarcada, basta teclar (Alt + P) para reproduzir ou novamente Alt + P para interromper a reprodução.
34. Control + R: abre a janela para iniciar uma gravação com microfone. Após teclar (Control + R) deve-se pressionar somente a letra R para realmente iniciar a gravação. Para sair dessa janela basta pressionar duas vezes a tecla Esc.
Nota O comando acima refere-se ao Sound Forge10. Nas versões mais atuais (14, 15 e 16), basta uma vez o comando "control + r" para iniciar a gravação.
35. Alt + F ou somente Alt: menu File (arquivo).
36. Alt + E: menu Edit (editar).
37. Alt + V: menu View (visualizar).
38. Alt + I: menu Insert.
39. Alt + P: menu Process (processos).
40. Alt + C: menu Effects (efeitos).
41. Alt + T: menu Tools (ferramentas).
42. Alt + X: menu FX Favorites (favoritos).
43. Alt + O: menu Options (opções).
44. Alt + W: Menu Windows (janelas).
45. Alt + H: menu Help (ajuda).
46. Control + M: abre janela para mixagem. Este atalho somente funcionará se existir algum material copiado para a ária de transferência.
47. Alt + P + V: mostra os presets que alteram o volume do áudio.
48. Alt + P + T + T: mostra os presets que alteram a velocidade do áudio sem alterar o tom da voz.
49. Alt + P + R: inverte a reprodução do áudio.
50. Alt + P + S + S: mostra a lista das taxas sample rate. Nesta lista encontramos o padrão do Sound Forge que é 44.100 HZ.
51. Alt + P + X: mostra os presets do recurso Pan/expand que faz o áudio ir de um canal ao outro.
52. Alt + P + N: mostra os presets que normalizam o volume.
53. Alt + P + F + I: aplica um fade-in. Este efeito faz o áudio iniciar com um volume baixo e aumentar aos poucos até atingir o volume normal.
54. Alt + P + F + O: aplica um fade-out. Este efeito faz com que no final do áudio o volume diminua aos poucos até desaparecer.
55. Alt + P + Q, em seguida, uma seta acima até Parametric, seguido da tecla Enter: permite selecionar o preset [Sys] Phone line effect que atribui ao áudio o efeito telefone.
56. Alt + P + C: mostra os presets que permitem alterar os canais entre mono ou estéreo.
57. Alt + C + W: abre a opção Wave Hammer com presets que dão peso ao áudio.
58. Alt + C + R: mostra os presets que aplicam reverbe ao áudio. Espécie de éco ambiente.
59. Alt + C + O: abre a opção Resonant Filter com presets que atribuem o aspecto de som de rádio de pilha pequeno.
60. Alt + C + P + S: mostra os presets que aumentam ou diminuem a velocidade do áudio. Nesta janela, ao pressionar Tab, encontramos a opção "Preserve duration" que se for marcada com a barra de espaços fará com que seja mantido o tempo de duração do áudio.
61. Alt + C + F: abre a opção Flange/Wah-wah com presets que atribuem aspecto de movimento ao áudio.
62. Alt + C + L + S: mostra presets que atribuem éco de repetição ao áudio.
63. Alt + T + N: abre a opção Noise Reduction que permite retirar chiado semelhante a gás escapando ou fita cassete antiga.
64. Alt + T + K: abre a opção Click and Crackle Removal que retira chiado semelhante a estalidos ou fritura.
65. Letra Q: ativa ou desativa o efeito Looping. Quando está ativo, este efeito faz o áudio ser repetido continuamente.
66. F9: cada vez que é pressionado acelera a velocidade de execução do áudio. Ao abrir novamente o arquivo no Sound Forge, a velocidade volta ao normal.
67. F3: cada vez que é pressionado diminui a velocidade de execução do áudio. Ao abrir novamente o arquivo no Sound Forge, a velocidade volta ao normal.
Observação: Se utilizar um dos 2 comandos acima para alterar a velocidade do áudio, utilize o outro quantas vezes forem necessárias para normalizar.
68. Control + E: Este comando abre uma nova janela do Sound Forge e cola nela automaticamente o material que estiver na ária de transferência. Funciona da seguinte maneira:
Digamos que seja selecionado um áudio inteiro ou parte dele, ao pressionar o comando para recortar ou copiar o que foi selecionado irá para a ária de transferência. Ao pressionar o comando Control + E, o próprio Sound Forge se encarrega de abri uma nova janela e cola o que está na ária de transferência. Óbviamente temos que observar a questão das taxas Sample Rate.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®