Acessibilidade em Foco


Cálculos Complexos Através do Edvox


Olá amigos, dando sequência aos artigos sobre Edivox, hoje falaremos de sua calculadora.

Ela é uma cortesia de Glauco Férius, que montou todas as rotinas e idealizou seu funcionamento.

Vamos entender como operá-la, e é recomendável prestar bastante atenção no artigo, visto que algumas operações são complexas:


O Edivox conta com uma calculadora que lê as parcelas do texto e as reconhecendo e interpretando, oferece a totalização escrita na linha imediatamente a baixo da última parcela para manuseio pelo operador.

O reconhecimento do final da conta dá-se pelo sinal = colocado após a última parcela como no exemplo a baixo:

1234

Caso se queira usar vírgulas e pontos, os milhares são repartidos por vírgulas e as casas decimais por pontos como no exemplo:

1,00.50 (um mil e cinqüenta centavos)

Caso o ponto esteja no lugar da vírgula, a calculadora entende que a partir dele para a direita estarão as casas decimais e não o considera como marcação de milhar.

Para maior velocidade na leitura da informação dos resultados, e entendimento imediato, somente aparecem as casas decimais quando são diferentes de 00 como nos exemplos:

No caso de 10.00 a calculadora retira os dois zeros depois do ponto; e no caso 10.15 não sofre alteração e as duas casas decimais são mantidas.

O mesmo é válido para um número maior, ou menor de casas decimais que pode ser editado no setor [EDIVOX] do dosvox.ini, na linha PARTEDECIMAL=X, onde X é o número de casas decimais.

Essa calculadora é muito completa e permite mais de cinquenta tipos de cálculos precisos.

Alqueires, pés, metros, quilômetros, seno e cosseno, e muito, muito mais.

Ao se posicionar em uma linha onde haja um valor numérico e um sinal de igual, ao ser ativada com ctrl F6, a calculadora entra automaticamente em modo interativo, bastando que se selecione com as setas, o tipo de conversão que deseja e se tecle enter. São muitas opções, todas calculadas com precisão impressionante.

Não há limite para o número de parcelas a serem calculadas. Em todas as operações normais fora do modo interativo, o cursor deve estar posicionado no início das parcelas, exatamente em cima da primeira;

Quando se tecla ctrl F6 O cálculo é executado a partir dela até a última, e o total virá logo a baixo da última, onde o cursor encontrar-se-á posicionado.

Caso deseje iniciar o cálculo a partir de uma parcela intermediária, basta posicionar nela o cursor e teclar ctrl F6.

Importante: os sinais devem estar juntos dos algarismos, sem espaços em branco entre eles. Veja um exemplo do que não se deve fazer:

100 +

Essa parcela que contém um espaço em branco entre o 100 e o sinal de + será desconsiderada e o resultado não a levará em conta.

Os sinais matemáticos das operações jamais devem estar antes e colados no primeiro algarismo da parcela como no exemplo:

+100

Esse sinal é ignorado pela calculadora e pode induzi-la a erro no cálculo. Ela está programada para considerar apenas sinais posteriores às parcelas e que estejam colados à elas.

Caso haja uma linha em branco no meio das parcelas, a calculadora acusa erro de leitura nas parcelas, e posiciona o cursor na linha do erro para que seja corrigido e torne-se a repetir a operação.

Caso falte algum sinal matemático, também é acusado um erro na leitura das parcelas e o cursor é posicionado na parcela onde falta o sinal para que seja colocado e possa prosseguir-se no cálculo.

Para efetuar uma adição, basta colocar o sinal de + após os algarismos, e no final da última parcela o sinal de = como no exemplo:

100+

200.0+

300.00

Total: 600

Observe que as casas decimais por serem zero foram ignoradas no resultado.

Todas as operações dos demais casos mostrarão duas casas decimais nos resultados finais, ainda que para efeito de cálculos todos os algarismos sejam considerados como no exemplo:

1.209+

1.001

Total: 2.21

Se apenas fossem consideradas duas casas decimais para efeito de cálculo, o resultado seria 2.20 Para efetuar-se uma subtração, basta colocar o sinal de - após os algarismos, e no final da última parcela o sinal de = como no exemplo a baixo:

400-

200.0-

100.00

Total: 100

Pode se subtrair um número maior de um menor, e o resultado será negativo como no exemplo:

200.00-

300

Total: -100

Para multiplicar, coloque o sinal de * após o último algarismo das parcelas, e no final da última o sinal de = como no exemplo:

2*

20.20

Total: 40.40

Podem ser efetuadas multiplicações contendo várias parcelas em seqüência como no exemplo:

2*

3*

6

Total: 36

Para dividir colocque o sinal de / após o último algarismo das parcelas, e no final da última parcela o sinal de = como no exemplo:

100.10/

2Total: 50.05

Para calcular porcentagem, basta colocar o sinal de % após os algarismos, e no final da parcela seguinte o sinal de = como no exemplo:

10%100

Total: 10

Pode combinar essa operação de % com outras como por exemplo:

10%100*2

Total: 20

Para extrair a raíz quadrada de um número, basta colocar o sinal de \ na linha anterior à da parcela e o número seguido do sinal de = como no exemplo:

\81

Total: 9

Não deve haver parcela na linha acima do sinal de \ como para combinar duas ou mais operações, mas posterior ao número que está sendo radiciado como no exemplo:

\81*10

Total: 90

Eleve um número ao quadrado Colocando o sinal de & na linha anterior à da parcela, e o número seguido do sinal de = como no exemplo:

&9=

Total: 81

Não deve haver parcela na linha acima do sinal de & como para combinar duas ou mais operações, mas posterior ao número que está sendo elevado ao quadrado como no exemplo:

&9/3=

Total: 27

Há duas formas de elevar um número a uma potência: A primeira, que pode ser usada entre parcelas com cálculo automático é a seguinte:

Se quiser calcular cinco elevado ao quadrado escreva assim:

5|2=

Em outro exemplo:

dois mais três elevado ao quadrado mais 5

escrevemos:

2+3| 2+5=

Lembre que a calculadora soma primeiro, para depois fazer o cálculo da potência, ficando dois mais três que é cinco' elevado ao quadrado.

A segunda forma de usar a potenciação é a a conversão, com a letra x minúscula da seguinte forma:

Coloque a letra x na linha anterior à da parcela, e o número seguido do sinal de =. Ao acionamento, seguirá a pergunta:

"Qual a potência?". Digite o número desejado e tecle enter. A resposta será como no exemplo a baixo em que se digitou 2:

| 99 elevado a 2 é igual a 81

Não deve haver parcela na linha acima do sinal de | como para combinar duas ou mais operações, mas posterior ao número que está sendo elevado ao quadrado como no exemplo:

|9/3

Total: 27

COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME DA CIRCUNFERÊNCIA, CÍRCULO E ESFERA coloque o sinal correspondente @ para o comprimento do círculo, # para a área da circunferência e $ para o volume da esfera na linha anterior à da parcela e o valor do raio seguido do sinal de = como nos exemplos:

@4A circunferência com 4 unidades de raio tem 25.13 unidades de comprimento

#4O círculo com 4 unidades de raio tem 25.13 unidades ao quadrado de área

$4A esfera com 4 unidades de raio tem 268.08 unidades cúbicas de volume

A título de curiosidade o número PI utilizado pela calculadora, com o máximo de 17 casas decimais é:

Pi = 3.14159265358979312

Para converter um número de acordo com as conversões possíveis constantes da tabela de conversão da calculadora eletrônica do Edivox, basta colocar a letra correspondente entre a e y, maiúscula ou minúscula, na linha anterior à da parcela e o número seguido do sinal de = como no exemplo:

e500500 gramas equivalem a 1.10 libras

Não pode haver parcela na linha acima da letra correspondente à conversão que se deseja efetuar, como para combinar duas ou mais operações, mas posterior ao número que está sendo convertido como no exemplo:

e500*10Total: 11

Esta calculadora permite que se adicione comentários anteriores a cada parcela, pois ela ignora qualquer caracter que esteja colocado antes da parcela desde que esteja separado desta com um espaço em branco como no exemplo onde se calcula o número de horas existentes em um ano:

Número de meses de um ano 12*

Número de dias de um mês padrão 30*

Número de horas de um dia 24Total: 8640

Outro exemplo, acrescentando comentário antes da letra e correspondente a conversão de gramas em libras:

Converta 500 gramas em libras e 500500 gramas equivalem a 1.10 libras

Se quisermos isolar um determinado cálculo, para que seja usado sem cumulatividade, devemos colocá-lo entre parênteses da seguinte forma:

3+(2*4)=

Total: 11

A parcela com os dois argumentos pode estar numa única linha e o cálculo será realizado, desde que não faltem os parênteses e o sinal de igual.

Seguem alguns exemplos de como devemos usar os sinais nesses cálculos:

(2|3), dois elevado ao cubo.

(\9), raiz quadrada de nove.

(&4), quatro elevado ao quadrado.

(4%90), quatro porcento de noventa.

($30), volume da esfera com 30 unidades de raio.

(4/2), quatro divididos por dois.

E desse modo, todas as 11 operações e 50 conversões podem ser usadas entre parênteses.

Observe a diferença:

3+2|3=

O cálculo realizado será de 5 (3 + 2) elevado ao cubo que resultará em 125.

Mas se isolarmos as duas últimas parcelas com parênteses, teremos:

3+(2|3)=

O resultado será 3 somados ao resultado de dois elevado ao cubo, que será igual a 11.

Essa é a vantagem de podermos isolar duas determinadas parcelas no meio de outras.

Caso se deseje, a calculadora pode processar apenas a linha com parênteses, desde que haja um sinal de igual após o sinal de fecha parênteses.

Para usar o modo interativo, basta posicionar-se numa linha onde haja um número seguido do sinal de igual. A calculadora interpretará que se deseja efetuar uma conversão e ativará o modo interativo automaticamente bastando digitar ctrl F6.

Nesse momento, caso deseje ouvir todas as conversões da calculadora, tecle F1, todavia, caso deseje usar as setas, caminhe entre elas e tecle enter na conversão desejada.

Caso queira ir para uma conversão que fica no final, ou se desejar saber se ela existe, tecle a letra correspondente, após o primeiro toque na seta para baixo, e instantaneamente a calculadora posicionar-se-á na letra digitada.

As conversões estão em ordem alfabética, facilitando uma eventual busca.


Tutorial escrito por: Lucas Antonio


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Ir à Página Principal Voltar a Página Anterior Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®