Acessibilidade em Foco


Começando com o Cartavox


Olá amigos, iniciaremos a partir de hoje uma série de artigos sobre o cartavox, programa de correio eletrônico nativo do sistema Dosvox.

Este é um dos aplicativos mais importantes do sistema, e apresenta-se muito completo e atual, trabalhando com vários formatos e protocolos.

Oferecendo uma infinidade de recursos, não deixa nada a desejar com relação aos melhores programas do gênero, fazendo tudo com simplicidade, rapidez e segurança.

Nessa série aprenderemos como utilizá-lo plenamente, e, consequentemente, ganhar muito tempo no gerenciamento de emails.

Nota: os textos são baseados em manuais oficiais, com adaptações.

Antes de utilizar o cartavox para receber ou enviar emails, temos de configurá-lo de acordo com nossa conta e o servidor que iremos usar.

O cartavox comporta várias contas, conforme veremos.

Importante: Todo o servidor de correio eletrônico tem um nome específico.

Normalmente os servidores de envio de cartas se chamam: SMTP.o nome doservidor.com.br . Mas existem casos que não são assim.

Se você utiliza um servidor conhecido como o Gmail, Hotmail, Yahoo, Terra ou outro pode ficar sossegado, que o cartavox saberá o nome automaticamente.

Já se pretende utilizar um servidor estranho, terá de configurar o SMTP, POP3 e IMAP manualmente.

Os usuários avançados não terão grande dificuldade para fazer isso, e, caso tenham dúvidas, é prudente perguntar ao administrador do servidor essas informações.

Quando abrimos a opção de configurações do cartavox (Tecla C) temos algumas opções:

N - Nova Configuração (você deverá informar seu nome, email e o servidor, que o cartavox encarrega-se do resto).

C - configurar (Esta opção permite que você edite as configurações manualmente, o que é útil para trocar a pasta de envio e recebimento, por exemplo).

M - Configurar Monitoramento (serve para configurar o comportamento do cartavox na opção de monitorar, conforme veremos a diante).

G - guardar configuração (serve para guardar a configuração associando-a a um nome, você pode ter várias configurações guardadas).

R - recuperar (opção onde você seleciona qual configuração, guardada anteriormente, você deseja usar).

A - apagar configuração (serve para descartar uma configuração anteriormente guardada).

O suporte a múltiplas configurações de contas é útil quando o programa é utilizado por mais de um usuário, ou quando o usuário tem duas contas de email.

Vamos falar agora da configuração manual, Opção C C.

Abrirá um formulário. Caminhe nos campos do formulário com as setas, e quando terminar use a tecla ESC para sair.

As opções desse formulário são:

Servidor POP3 (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

Porta POP3 (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

POP3 com segurança (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

Servidor de SMTP (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

Porta SMTP (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

SMTP com senha (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

SMTP com SSL (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

SMTP com TLS (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

Servidor IMAP (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

IMAP com segurança (geralmente já vem preenchido com os dados do servidor escolhido, só e´prudente mexer nisso se for configurar um servidor não reconhecido automaticamente pelo cartavox)

Seu nome (digite o nome que você quer que apareça quando enviar emails à outras pessoas)

Endereço para resposta (deixe em branco, a menos que queira que as respostas dos emails enviados cheguem em outra conta, o que não é muito útilna maioria dos casos)

Endereço eletrônico (seu email)

Conta no Servidor (seu login no servidor)

Diretório para cartas recebidas (a pasta onde o cartavox guardará os emails recebidos, recomenda-se ser a mesma que armazenará os emails enviados)

Diretório para cartas a enviar (a pasta onde o cartavox guardará os emails que deverão ser enviados, recomenda-se ser a mesma que armazenará os emails recebidos)

Limite do tamanho para carta recebida (quantos Mb a cartas podem ter no máximo, para que sejam recebidas, recomenda-se manter o valor muito alto que o cartavox traz por padrão)

Arquivo de assinatura (digite o endereço completo de um arquivo txt, que opcionalmente será anexado ao final de seus emails)

Arquivo de apelidos (um arquivo do tipo ini, que armazena a lista de contatos do cartavox)

Nota: é interessante que todos esses arquivos estejam na mesma pasta de cartas enviadas e recebidas, pois isso além de manter a organização ainda faz com que o programa trabalhe melhor.

Guardar cartas enviadas (digite S para sim ou N para não. Esta opção indica se o cartavox deve ou não guardar uma cópia dos emails já enviados)

Guardar a senha (não use essa opção em computadores compartilhados com outras pessoas! É arriscado manter a senha salva num computador público, portanto use apenas em seu computador pessoal)

Aplicar regras automaticamente (define se a opção de regras, caso configurada, deve ser ativada automaticamente sempre que chegarem novos emails)

Inserir assinatura automaticamente (define se a assinatura, caso configurada, deve ser inserida automaticamente no fim do email ou se o cartavox deve perguntar se deve inseri-la)

Inserir confirmação de recebimento automaticamente (é bom manter essa opção desativada, pois a confirmação de recebimento, além de não funcionar na maioria dos servidores de email,ainda torna-se inconveniente numa lista de discussão, por exemplo)

Diretório de anexos (você deve informar o caminho completo da pasta onde o cartavox deve guardar os anexos)

Se essa opção ficar em branco, os anexos serão gravados na pasta de cartas recebidas.


Viva, terminamos! Agora que já aprendemos a configurar nosso cliente de email, vamos ver como utilizá-lo na prática.

Como enviar uma carta?

Para enviar um email através do cartavox usa-se a opção E, onde o programa pergunta o endereço eletrônico do destinatário.

Você pode escolher com as setas um endereço da lista de contatos, e caso o nome comece com * (asterisco), o cartavox entenderá que é um apelido.

Qual o assunto da carta?

Você deve mencionar um assunto. Por exemplo: Inscrição no Acessibilidade em Foco

Qual o nome do arquivo de texto para mandar?

Aqui você deve informar o nome de um arquivo txt (texto simples) que contenha o texto que deve ir no corpo do email.

Se teclar enter, o cartavox abre um arquivo temporário, para que você escreva o conteúdo. Se teclar esc ele entende que o email deve ir com o corpo em branco.

Informe apenas um arquivo de texto, anexos poderão ser enviados em outra tela.

Informado ou teclado o arquivo o cartavox perguntará se adiciona a assinatura (caso esteja configurado para isso) e entrará na tela de preparação, a tela mais importante na função de enviar:

Nesta tela temos várias opções, que serão explicadas agora:

A - enviar um anexo (informe o nome do arquivo a anexar)

Note que anexos muito grandes provavelmente serão rejeitados pelo servidor.

C - Cópias carbono (permite enviar o mesmo email para vários destinatários)

o - Carbonos ocultos (permite enviar o mesmo email para vários destinatários, sem que o endereço de um apareça para os outros)

Esta opção é bastante recomendada, pois protege a privacidade dos destinatários e evita vírus e spans.

S - reedita o assunto

D - reedita o destinatário

E - reedita o corpo do email

F - mostra a lista de cópias carbono

L - limpa a lista de cópias carbono

R - insere ou remove confirmação de recebimento

A confirmação de recebimento é uma função que informa, através de uma resposta automática, se o destinatário abriu e leu o email.

Esta função é bastante obsoleta, e já não funciona na maioria dos servidores.

G - envia um email em áudio (permite gravar um pequeno arquivo mp3 e anexá-lo)

P - faz com que todas as cópias carbonos transformem-se em emails separados (útil quando temos muitos carbonos)

Alguns servidores bloqueiam o envio do mesmo email para vários endereços, e esta opção serve para fazer vários emails separados, mas idênticos.

T ou ctrl+enter - fechar e enviar imediatamente

Por padrão o cartavox permite que escrevamos vários emails para enviá-los de uma só vez, e esta opção serve para enviar imediatamente o email escrito.

Nota sobre os anexos: quando enviamos um anexo, é comum o cartavox perguntar: "Posso usar a conversão padrão?"

Em noventa e nove por cento dos casos usamos a conversão padrão, portanto sua resposta deve ser "S".

A "conversão padrão" apenas resultará em erro em situações muito específicas, quando enviamos mensagens para correios que tenham características diferentes do CARTAVOX.

Hoje em dia, praticamente todos os correios que existem no mundo são completamente compatíveis ao CARTAVOX, então será respondido SIM (ou ENTER).

Também é comum o cartavox perguntar se você deseja anexar outro arquivo, e caso queira, poderá fazer isso.

Depois de configurarmos o email como queremos, caso não tenhamos utilizado as opções T ou ctrl+enter, o email não será enviado imediatamente.

Na verdade, ele ficará armazenado no computador, para ser enviado quando desejemos fazer isso.

Esta opção é bastante útil quando temos vários emails para responder, e podemos primeiramente escrever as respostas de todos eles, para depois enviar tudo de uma só vez.

Sempre que temos cartas armazenadas (mas não efetivamente enviadas), devemos utilizar a opção "T" da tela principal para enviá-las (ou transmiti-las).

Nesta opção o programa fala:

Contactando servidor para transmitir cartas.

Conexão realizada. Enviando as cartas.

Neste momento ele fala a quantidade de cartas prontas a ser enviadas.

Fim de envio.

Pronto, agora realmente o email foi enviado.

Quando vamos enviar muitos emails, uma opção interessante é deixar o cartavox transmitindo minimizado, e fazer outra coisa na máquina.

Também podemos ir tomar um café, enquanto o computador realiza seu trabalho.

Nota: Para que esta função seja executada, você deve estar conectado à Internet.

E como eu faço para receber meus emails?

O cartavox permite que você receba seus emails através da opção "R" da tela principal.

Esta opção permite que você escolha quais emails deseja receber, e quais deseja apagar sem ler.

Caso deseje receber todas, sem nenhum tipo de escolha, use a opção ctrl+r, que é bastante indicada quando temos muitas cartas à receber.

Nota: caso deseje receber as cartas e manter uma cópia delas no servidor, pressione a letra "D" na tela principal, antes de ativar as opções de recepção.

Esta opção ativa o "modo debug", onde o cartavox não apagará nada do servidor.

Depois de baixar todos seus emails para o computador, naturalmente você quererá lê-los.

Para isso você deve escolher uma opção para folhar:

Existem três tipos de folheamento de cartas recebidas:

F folheamento de todas as cartas recebidas;

N folhear as cartas não lidas;

L folhear as cartas lidas.

Para ler os emails recentes pode teclar a opção N, só aparecerão as cartas já recebidas que ainda não foram lidas.

Nota: Existe uma opção avançada de folheamento de cartas não lidas, a opção G, que exibe apenas as cartas de mesmo assunto de cada vez.

Nessa opção, o usuário deverá ler todas (podendo marcar com a opção M ou CONTROL + T) ou apagar todas, para que o próximo grupo de cartas não lidas de mesmo assunto seja exibida.

Para sair do folheamento e cancelar esse processo de exibir grupos de cartas, utilize a opção CONTROL + P.

A opção G (folheamento de grupo de cartas não lidas por assunto) agiliza muito a leitura das cartas quando se recebe muitas cartas com mesmo assunto, por exemplo cartas de lista.

Quando estamos num folheamento, temos várias opções que podem ser ativadas diretamente através das letras, ou com f9 num menu.

L ou ENTER para ler carta

R para responder carta

CONTROL R para responder para o remetente

E para encaminhar carta

CONTROL E para encaminhar como anexo

S para selecionar o nome do remetente associando-o a um apelido

A para apagar a carta

I para obter informações sobre a carta

C para copiar

T para transmitir cartas já digitadas

O para editar o texto original recebido

Q para informar qual carta do total

CONTROL Q para informar selecionadas do total

D para informar o tamanho da carta

CONTROL D para informar o tamanho de todas as cartas

N para informar o nome do arquivo da carta

G para buscar carta pelo nome do arquivo

CONTROL N para informar o número da carta

CONTROL G para buscar carta pelo número

M para Marcar ou desmarcar carta como lida

CONTROL T para marcar ou desmarcar todas as cartas como lida

B para Editar apelidos

F para falar o remetente da carta

CONTROL F para falar o destinatário da carta

F3 para ordenar

F5 para procurar

F6 para procura invertida

P Para folhear cabeçalho

ESC para terminar folheamento

Essas opções aparecem nos três tipos de folheamento de cartas recebidas.

Como ler uma carta?

Essa opção tem duas variações, dependendo se a carta possue ou não anexos.

No caso da carta não possuir anexos: Se o tipo da carta for txt, doc, rtf ou html será aberto o texto da carta, caso contrário, abrirá a opção de gravar o conteúdo da carta.

Se a carta for um arquivo doc ou rtf, o usuário tem a opção de gravar o arquivo teclando CONTROL ENTER ou CONTROL L na carta.

Se a carta tiver partes inclusas (anexos), você será informado e poderá selecionar a parte desejada (folheamento das partes da carta).

Normalmente a primeira parte contém um texto explicativo, e portanto deve ser sempre lida.

Estando nos anexos, pode teclar:

- ENTER ou L para ler ou gravar a parte (Grava se não for txt ou html, se não abre a carta para ser lida).

- E para ler a parte com o editor;

- G para gravar a parte

- SETA ESQUERDA para informar o nome do arquivo da parte;

- SETA DIREITA para informar tipo da parte;

- A para apagar a parte

Se houver partes selecionadas, ele pergunta se deseja apagar as selecionadas. A mudança só é feita quando o usuário sai do folheamento das partes da carta.

Ao sair do folheamento das partes, se houver alguma parte apagada, ele pergunta se deseja gravar as alterações (S/ENTER continua, N/ESC cancela gravação).

São gravados apenas os anexos que estavam no folheamento, ou seja, os que não foram apagados.

Existem dois tipos de gravação; o CARTAVOX pergunta o tipo de gravação:

Uma é S/ENTER para gravação simplificada, a outra é O para gravação original.

A gravação simplificada não mantém a estrutura original, ela grava os anexos do folheamento direto na carta.

A gravação original mantém a estrutura da carta com anexo composto, ou seja, anexo que contêm cartas completas, se for o caso.

O usuário não precisa ficar preocupado com o tipo de gravação, escolhendo uma ou outra, a visualização da carta será a mesma. Porém, a gravação simplificada algumas vezes diminui o tamanho do arquivo.

Após escolher o tipo de gravação, o CARTAVOX pede o nome do arquivo.

Para sobrescrever o arquivo atual tecle ENTER com o nome que ele exibe;

Caso contrário edite o nome do arquivo. Não esqueça de colocar a extensão adequada para o tipo de folheamento, o ideal é editar o nome mantendo a extensão existente.

- Q para informar qual a parte atual do total de partes;

- CONTROL Q para informar quantas selecionadas do total;

- S para informar o assunto da carta;

- BARRA DE ESPAÇO para selecionar ou tirar a seleção da parte;

- * para selecionar todas as partes;

- / para tirar a seleção de todas as partes;

- P para listar cabeçalho da parte;

Nota: Listando as partes da carta, o usuário tem a possibilidade de alterar o nome do anexo no campo correspondente, para essa seção do folheamento.

Essa mudança não será gravada no arquivo da carta, fechando a carta e abrindo novamente, o nome original da parte volta.

- CONTROL F para gravar a carta e sair

Neste caso o programa pede o tipo de gravação e o nome do arquivo, da mesma forma quando sai do folheamento depois de apagar alguma parte.

Essa foi idealizada, principalmente, para oferecer ao usuário a opção de gravar a carta no formato simples, sem precisar apagar partes da carta.

- ESC para terminar folheamento das partes desta carta

Uma opção que não tem na ajuda é a opção X para executar a parte de uma carta através do Windows.

Tomem bastante cuidado com ela, pois o Dosvox é imune a vírus, mas o Windows não.

Portanto, sempre que utilizarem, estejam certos do que estão fazendo para não estragar o sistema.

Muito cuidado quando for usar a opção X!

Como funciona a lista de contados do cartavox?

Quando usamos a Internet já algum tempo, normalmente mandamos cartas para várias pessoas com endereços eletrônicos diferentes.

Nesse caso são muitos endereços que precisamos saber/decorar. Essa opção permite criarmos um caderno de apelidos (contatos) para armazenarmos os endereços que usamos com mais frequência.

Para abrir o caderno de contatos do cartavox, use a opção "a" da tela principal.

É possível Inserir, editar, trocar o caderno de apelidos, e saber o caderno atual (neste último caso teclando A ou B).

- Inserir um apelido novo (opção I)

Informe o apelido:

Pedro

Informe o nome:

Pedro Paulo

Informe o endereço eletrônico:

pedro_p@provedor.com.br

O Pedro Paulo foi incluído na última linha do caderno de apelidos

- Editar o caderno de apelidos (opção E)

Essa opção facilita o manuseio do caderno de apelidos. Permite, através do editor de textos, fazer alterações, correções ou mesmo remoção de nomes do caderno de apelidos.

- Trocar de caderno de apelidos (opção T)

Esta opção permite trocar de caderno de apelidos. Não muda na configuração da conta, muda apenas na aplicação atual, caso o usuário saia do CARTAVOX, ao retornar o catálogo de apelidos será aquele original, ou seja, o que está declarado na configuração da conta.

Esta opção é bastante útil para enviar cartas para lista de pessoas como descrito logo abaixo.

Quando enviarmos uma carta usando o apelido, basta que no nome do destinatário seja colocado o asterisco e em seguida o apelido, podendo também selecionar o apelido com as setas para baixo e para cima, seta para a esquerda fala o nome e seta para direita fala o e-mail.

Importante lembrar que o apelido precisa estar primeiramente cadastrado no caderno de apelidos.

No envio de cartas, quando estiver folheando a lista de contatos, você pode utilizar:

- ENTER para selecionar o e-mail da posição atual ou selecionados;

- F5 para buscar no folheamento dos apelidos;

- CONTROL F5 para buscar novamente;

- CONTROL Q para falar a quantidade de apelidos do total;

- CONTROL S para falar a quantidade de apelidos selecionados do total;

- * para selecionar todos os apelidos;

- / para tirar a seleção de todos os apelidos

- BARRA DE ESPAÇO para selecionar ou tirar a seleção do apelido atual.

CTRL+A para apagar o apelido

Ao digitar qualquer letra de A a Z ou número de 0 a 9 ele posiciona no primeiro nome que tenha a inicial correspondente.

Para preparar cartas para lista de pessoas, basta digitar * na opção de envio de cartas carbono (ou selecionar todos os apelidos no folheamento), que o CARTAVOX prepara o e-mail para todos do arquivo de apelidos.

O programa pede a confirmação dos e-mails da lista que ele está preparando.

Para aceitar todos os e-mails basta teclar barra de espaço ou T. No final ele fala a quantidade de cartas carbono que foram geradas.

Caso o arquivo do caderno de apelidos seja outro, o usuário deverá trocar o arquivo, usando a opção A de Editar apelidos e em seguida T de Trocar; o CARTAVOX pedirá o nome do arquivo da lista de pessoas.

Essa troca deve ser feita antes de começar a preparar a carta para o envio. Caso esqueça de trocar antes, o usuário poderá colocar as cópias carbono mais tarde, no folheamento de cartas preparadas com a utilização da opção E, opção de editar a carta.

Como folhear as cartas preparadas para enviar, ou que já foram enviadas?

a opção "V" da tela principal permite folhear as cartas que já foram transmitidas ou preparadas para envio.

O CARTAVOX pergunta:

- Verificar preparadas ou transmitidas?

O usuário deve teclar P para listar as cartas preparadas ou T para listar as cartas já transmitidas.

As opções no folheamento das cartas transmitidas e preparadas, são idênticas àquelas dos outros folheamentos, com as seguintes exceções:

Não existem aqui as opções R, CONTROL R, CONTROL E, M e CONTROL T.

No folheamento de cartas transmitidas, Existe uma opção a mais: R - reenviar a carta, para o caso de querer enviar novamente uma carta transmitida anteriormente.

No Folheamento de cartas preparadas, existe uma opção a mais, a opção E para editar carta preparada. As opções desta funcionalidade são idênticas as funções do final do preparo de uma carta.

Outra diferença no folheamento de cartas Preparadas é na opção T (transmitir cartas), é a possibilidade de transmitir somente as cartas selecionadas, como já descrito anteriormente.

A carta pode ser lida da mesma forma que no folheamento das cartas recebidas e editada com a opção E.

Neste folheamento podemos excluir partes da carta como no folheamento de cartas recebidas, ou seja, na opção de leitura da carta.

Já para excluir um e-mail carbono (ou todos), adicionar mais e-mails carbono, trocar destinatário, editar o texto principal, colocar mais anexos, trocar o assunto da carta ou trocar o remetente;

Isso é possível utilizando a opção E para editar carta preparada (no folheamento de cartas preparadas).

Para trocar o remetente, troque a configuração para conta com o seu e-mail desejado na configuração, só então edite a carta preparada.

NOTA: Caso tenha criado mais de uma configuração e mantido o mesmo diretório de cartas, teclando CONTROL mais a opção de folheamento escolhida, será exibido no folheamento somente as cartas recebidas na conta atual.

Agora já conhecemos o funcionamento básico do cartavox, e com certeza nosso uso dele será mais produtivo.

Não deixe de acompanhar os próximos artigos, onde explicaremos detalhadamente outras funções interessantes, de organização, automatização e muito mais!


Tutorial escrito por: Lucas Antonio


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Ir à Página Principal Voltar a Página Anterior Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®