#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Como Executar um arquivo de Python Diretamente no Notepad++ (versão instalável)


Muitas vezes, no pequeno percurso da minha experiência de programador amador, tenho ouvido dizer que não se aprende uma linguagem de programação, porque os seus editores são pouco acessíveis e ainda menos usáveis.

Agora, para esses, acabaram-se as desculpas!

Neste pequeno tutorial, vamos aprender a executar um ficheiro de código python, sem sair do Notepad++ e sem precisar de quaisquer outros elementos, a não ser do python, que pode ser portátil ou instalável.

1. No Doutor Google, façamos uma pesquisa por Notepad++ e baixemos a versão instalável, fazendo, seguidamente, a sua instalação.

2. Durante a instalação, deveremos escolher a opção de "instalação personalizada" e marcar todos os elementos disponíveis, dado que irão ser úteis para o uso com python.

3. Nos nossos computadores, teremos que ter, forçosamente, um python, que pode ser instalado ou portátil;

4. Vamos abrir o nosso Notepad++ e pressionar a tecla "alt", deslocando-nos, com a seta para a direita, até "executar";

5. Pressionemos, uma única vez, a seta para baixo e façamos "enter".

6. Deveremos deixar esta janela aberta, para que lá possamos voltar, dentro de algumas etapas.

7. Depois, usando os processos normais do windows, procuremos o local do windows onde tenhamos o nosso python, deslocando o cursor até "python.exe", para termos a certeza de que estamos na pasta correcta.

8. após isto, pressionar "tab", até ouvirmos a palavra "endereço".

9. Uma vez aqui, pressionemos a tecla de aplicações, uma seta para baixo e "enter", sobre a opção "copiar endereço".

10. estamos na altura de voltar à janela do notePad++, que tínhamos deixado aberta, e colar aí, no campo de edição, o nosso endereço copiado, que deveremos completar com o seguinte comando:

\python.exe -i "$(FULL_CURRENT_PATH)"

11. Deverá ficar algo parecido com isto:

C:\programas_portateis\WPy64-3720\python-3.7.2.amd64\python.exe -i "$(FULL_CURRENT_PATH)"

12. Não se esqueçam que a primeira parte do comando é o meu endereço de python, e o que deverá ali estar é o vosso endereço de python!

13. neste momento, estamos na altura de guardar o nosso trabalho, para que sirva sempre que quisermos executar o python, directamente a partir do notePad++

14. Para isso, pressionemos "tab" e "enter" em cima da opção "guardar". No primeiro campo de edição, devemos escrever o nome do atalho e, depois, com "tab", "setas" e a "barra de espaços", marquemos o "alt", o "control" ou o "shift", bem comono último campo, a letra ou a função, confirmando, por fim, as nossas escolhas das teclas de atalho.

15. A partir daqui, Depois de terem escrito um ficheiro fonte de python e de o terem gravado com a extensão .py, bastará pressionar "f5", seguido de "enter" ou o atalho que anteriormente escolheram, para que fiquem no prompt do python, onde poderão ver os resultados do vosso código.

16. Para sair do prompt e voltar ao código, bastará pressionar "ctrl+z".

17. para que as coisas vão ficando melhor, embora isso dependa muito daquilo que sejam os interesses do utilizador, façamos umas pequenas modificações nas configurações do notePad++

18. com o notePad++ aberto, pressionem "alt" e, com as setas, desloquem-se até configurações. Uma vez nesse menu, procurem a opção "preferências" e, dentro dela, pressionem "setas para baixo", até ouvirem "conclusão automática". (os outros separadores, para mim, não necessitaram de quaisquer modificações)

19. Uma vez nessa opção, com "tab", marquem aquilo que queiram e terminem, activando "fechar".

20. Porque este aspecto é muito importante, quando se programa, para terminar, se usam o NVDA, convém que façam um perfil para o notePad++, no qual o sintetizador de voz pronuncie todas as pontuações, bem como as indentações e os números de linha.

É assim tão complicado?

Vamos pôr mãos à obra e começar a fazer coisas interessantes"


Tutorial escrito por Ângelo Miguel Abrantes


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®