#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Como liberar RAM não utilizada no Linux! Otimize a memória RAM!


Linux consumindo toda memória RAM é sinal de problema! Mas hoje vamos te ajudar a liberar e organizar a memória RAM no Linux!

Algumas vezes o Linux aloca memória RAM demais e deixa de organizar o espaço utilizado anteriormente. E assim, acaba fazendo com que a sua memória fique toda carregada com informações que já não estão sendo utilizadas pelo Linux naquele momento. Dito isso, saiba como liberar memória RAM não utilizada no Linux.

Como verificar e liberar memória RAM no Linux

Primeiro vamos visualizar como está sendo utilizada a memória RAM em tempo real no Linux, para isso execute o comando abaixo:

Terminal

watch -n 1 free -m

ou se preferir também pode usar o comando abaixo para realizar a mesma verificação:

Terminal

watch -n 1 cat /proc/meminfo

Você vai receber as seguintes informações:

MemTotal: 1027104 kB

MemFree: 302836 kB

Buffers: 24212 kB

Cached: 297364 kB

SwapCached: 0 kB

Active: 478336 kB

Inactive: 164844 kB

Organizando e limpando a memória RAM no Linux

Agora vamos fazer esta "organização" na memória, para isso temos dois comandos e vou explicar exatamente o que cada um faz.

Terminal

sudo sysctl -w = 3 vm.drop_caches

Esta ação não irá tornar o Linux mais rápido, nem vai afetar a sua estabilidade e desempenho, ele vai apenas limpar a memória RAM usada pelo Kernel Linux em caches.

Comando alternativo para liberar memória no Linux

Aqui está outro comando que pode ajudá-lo a liberar memória RAM usada no sistema ou no cache (cache de página, inodes, e dentries). Lembrando que o comando abaixo contém o sudo, caso esteja usando o Debian, poderá executar os comandos como root:

Terminal

sudo sync && sudo sysctl vm.drop_caches=3

Você pode usar o cron para programar os comandos acima para ser executado em intervalos de tempo específicos. Então aproveite a dica e melhore o seu sistema.


Tutorial escrito por José Felipe


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®