Acessibilidade em Foco


Como se Livrar de Cavalos de Tróia


Um Cavalo de Tróia é um programa maléfico que se anexa a um arquivo inofensivo, e entra em seu sistema. Este tipo de arquivo normalmente vem de e-mails de spam ou golpes, ou clicando em links desconhecidos. Um destes pode estragar seu dia, mas ainda bem que são razoavelmente fáceis de remover. Siga este guia para limpar estes tipos de vírus de seu computador.

Passos

1 Desative a Restauração do Sistema. Vírus têm o terrível hábito de infectar os pontos de Restauração do Sistema, que podem fazer com que seu computador continue infectado, mesmo após remover o mesmo.

Abra as Propriedades do Sistema. Pode acessar clicando com o botão direito do mouse em Computador e selecionando Propriedades. No Windows 8, pressione a tecla Windows + X, e selecione Sistema.

Clique no link "Proteção do Sistema".

Clique no botão Configurar.

Desative a proteção do sistema, e apague todos os pontos de restauração salvos no computador. Isso assegurará que o vírus não se espalhe através de alguma restauração. Pode reabilitá-lo após ter removido o vírus.

2 Instale um programa antimalware, se ainda não tiver. Existe várias opções grátis, muito boas, disponíveis. Incluindo Malwarebytes ou Avast!. Pode ter mais sorte com um programa pago, pois eles tendem a ter mais definições usadas para detectar vírus.

3 Reinicie no Modo de Segurança. Reinicie o computador e aperte, repetidamente a tecla F8 até que o menu de Reinício Avançado apareça. Selecione Modo de Segurança, ou Modo de Segurança com rede, se quiser baixar arquivos durante o processo de remoção.

4 Desinstale quais programas estranhos. Cavalos de tróia normalmente instalam programas sem o seu conhecimento. Uma vez que estiver no Modo de Segurança, abra o Painel de Controle e selecione Adicionar/Remover Programas. Navegue pela lista e procure aqueles que não autorizou a instalação, e faça a remoção.

5 Inicie um escaneamento com o programa antimalware. Dependendo do número de arquivos no computador, isso pode levar várias horas. Conforme o vírus, pode ter os seguintes resultados:

Sua varredura pode detectar um vírus e removê-lo com sucesso. Se isso acontecer, faça tudo novamente, em Modo de Segurança. Se nada for detectado, reinicie o computador e rode a varredura novamente, após reiniciar normalmente. Se o vírus não for detectado, provavelmente foi removido.

A varredura pode detectar um vírus, mas não conseguir removê-lo. Se isso acontecer, copie o nome exato do vírus e digite-o num mecanismo de busca de uma das maiores companhias de antivírus, como Norton ou Kaspersky. Deve encontrar instruções de remoção do vírus específico.

Sua varredura pode não detectar nada. Se isso acontecer, tente fazer o mesmo procedimento com outro programa, e faça a varredura novamente. Se o segundo software também não mostrar resultados, e você tiver certeza que o computador está infectado com algum tipo de vírus, faça um backup de seus dados, e formate.

Grandes companhias de antivírus podem se disponibilizar a trabalhar com você individualmente para identificar e remover o vírus caso o programa deles não o detecte.


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Ir à Página Principal Voltar a Página Anterior Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®