#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Como procurar qualquer coisa, no conteúdo de um ou vários arquivos com o Everything


Assim sendo, coloquei a questão ao chatGPT, que me deu várias soluções, entre as quais uma que me falava do everything, que foi aquele programa que, há algum tempo, divulguei, para ajudar "os velhotes esquecidos", como eu!
Uma das críticas feitas a esta utilíssima ferramenta baseava-se no facto de não ser possível, com ela, fazer pesquisas no conteúdo dos ficheiros existentes nos nossos computadores.
Na altura, eu disse que, infelizmente, isso não era possível. Porém, agora, com um pouco mais de trabalho, vou desmentir-me a mim próprio! Sim, isso é possível e é das coisas mais fáceis de fazer!
Prestem atenção!
1. Esta dica foi executada com o everything instalado e com a última versão estável do NVDA;
2. Imaginem que sabem que, num determinado ficheiro de uma pasta, têm uma receita de galinha. Sabem que, habitualmente, costumam arrumar essas coisas em ficheiros com a extenção .txt.
Se não souberem qual a extensão, esqueçam o asterisco, o ponto e a extensão!
3. Vamos colocar o cursor em cima do nome da pasta e pressionar "shift+tecla de aplicações", para ficarem com todas as opções disponíveis;
4. com as setas para baixo, encontremos a opção "pesquisar com o everything";
5. Pressionemos "enter", para abrir o everything;
6. agora, na zona de edição onde ficamos, vamos escrever, igual ao que aqui deixo: content:galinha *.txt
Se não se lembrarem da extensão, não a escrevam, o que fará com que a pesquisa leve um pouco mais de tempo!
7. Não desesperem, porque vai demorar um certo tempo! Varia de acordo com a velocidade de processamento do computador e com o número de ficheiros que tiverem que ser consultados. Se tiverem paciência, ficarão a saber onde têm a vossa receita!
8. Mas não me chamem nomes, se o everything também vos listar o ficheiro, no qual está a história da galinha pintadinha!
9. Esta dica é válida para todas as palavras e para todas as possíveis extensões de ficheiros!

Tutorial escrito por Ângelo Miguel Abrantes

Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®