#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Conversas secretas - saiba como enviar e-mails que se autodestroem no Gmail


Mensagens autodestrutivas sempre estiveram presentes em nossos imaginários e são um aparato comum em cenários de ficção. Seja com arquivos ultrassecretos explosivos enviados ao James Bond ou com cartas mágicas que se mastigam em pleno salão de Hogwarts, nós sempre tivemos em mente a ideia de um conteúdo que some automaticamente para proteger a confidencialidade da conversa.

E se alguém te contasse que essa funcionalidade existe na vida real? O Gmail, um dos serviços mais conhecidos e utilizados do Google Workspace, possui algumas ferramentas que podem ser extremamente úteis quando o assunto é segurança – dentre elas, as mensagens autodestrutivas.

A ferramenta faz parte do modo confidencial do Gmail, que tem como finalidade impedir que informações sigilosas sejam acessadas sem autorização. Esse modo permite que a pessoa envie mensagens e anexos protegidos de cópia, impressão, download ou encaminhamentos.

Além disso, é possível definir uma “data de validade” para os e-mails, que se auto-destruirão após o período selecionado, ao melhor estilo 007 (sem a parte das explosões, é claro). Para ainda mais controle sobre quem acessa os conteúdos enviados, o modo confidencial também permite definir uma senha – enviada por SMS – para que os destinatários acessem a mensagem.

É importante destacar que o modo confidencial evita que as pessoas compartilhem seus e-mails acidentalmente, mas não impede que elas façam capturas de tela ou tirem fotos das mensagens ou dos anexos.

Veja abaixo como ativar o modo confidencial do Gmail no computador:

1. Acesse o Gmail no computador ou celular.

2. Clique em Escrever.

3. Na janela de novo e-mail, clique em Ativar modo confidencial, no ícone do cadeado com um cronômetro.

Dica: se você já tiver ativado o modo confidencial em um e-mail, na parte inferior, clique em Editar.

4. Defina uma data de validade e uma senha. Essas configurações afetam o texto e os anexos da mensagem.

Se você escolher “Sem senha por SMS”, os destinatários que usarem o aplicativo Gmail poderão abrir a mensagem diretamente. Os que não usarem o Gmail, receberão uma senha por e-mail.

Se você escolher “Senha por SMS”, os destinatários receberão uma senha por mensagem de texto. Informe o número de telefone do destinatário, não o seu.

5. Clique em Salvar.

Remover o acesso antecipadamente

É possível impedir que o destinatário veja o e-mail antes do fim da data de validade.

1. Abra o Gmail;

2. Clique em Enviados;

3. Abra o e-mail confidencial;

4. Clique em Remover acesso.

Abrir e-mails enviados com o modo confidencial

O que acontece quando o remetente usa o modo confidencial para enviar o e-mail:

1. É possível ver a mensagem e os anexos até a data de validade ou até que o remetente remova o acesso.

2. As opções para copiar, colar, fazer o download, imprimir e encaminhar o texto da mensagem e os anexos são desativadas.

3. Talvez você precise digitar uma senha para abrir o e-mail.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®