Acessibilidade em Foco!


Free Download Manager - manual de instalação e utilização


Com o desenvolvimento dos gerenciadores de downloads, a possibilidade de pausar um download e retomá-lo mais tarde era uma necessidade para usuários de linha discada.

Porém, mesmo com a conexão banda larga tendo ficado cada vez mais acessível, os gerenciadores de download foram se tornando ainda mais completos, sendo interessante possuir um utilitário que entregue maior controle sobre os downloads, mesmo nos dia atuais. Neste tutorial, vamos conhecer um gerenciador de downloads totalmente gratuito, o Free Download Manager.


Download e instalação

Aqui no site: www.acessibilidadeemfoco.96.lt você encontra o Free Download Manager para baixá-lo. O Free Download Manager (FDM) é totalmente gratuito e está disponível em português. A instalação - que não adiciona barras de ferramentas ou softwares adicionais no seu computador - é executada em inglês, mas logo você encontrará uma opção para deixar o programa em português do Brasil.


Usando o Free Download Manager

Após iniciar o FDM (ele é iniciado após a instalação), perceba que ele será representado na Área de trabalho pelo ícone localizado na área de notificação e pela caixa de captação de downloads. Basta arrastar algum link de qualquer página da Internet para esta caixa e o arquivo correspondente será baixado. Dê um duplo clique no ícone da área de notificação para abrir a janela principal do FDM será aberta.

A janela principal do FDM é extremamente simples - e a tradução para nosso português influi muito nesta simplicidade. Ela utiliza guias para não misturar suas diferentes funções - todas relacionadas com o download de arquivos.

Quando realizar um novo download, a janela abaixo será aberta. Você deverá configurar em qual grupo será classificado o download, a fim de uma melhor uma melhor organização (opção Grupo), além de determinar em qual pasta o download será salvo (Salvar na pasta). Você também pode decidir se o download será iniciado automaticamente ou agendado. Para saber de antemão o tamanho do arquivo, clique em Pesquisar tamanho. Caso não queira utilizar o Free Download Manager para baixar este arquivo, clique em Cancelar e o download será feito pelo navegador.

A janela principal do Free Download Manager mostra informações sobre o download em andamento e permite realizar as funções conhecidas em todos os gerenciadores, como pausa e retomada dos downloads. Uma caixa de diálogo à parte exibe o andamento do download.


Controle de tráfego

Enquanto efetua o download você pode utilizar um recurso bastante interessante do Free Download Manager: os modos de uso do tráfego. Esta opção permite que você configure o Free Download Manager para que os downloads não diminuam a velocidade da sua navegação e para que a sua navegação não diminua a sua velocidade dos seus downloads.

Para utilizar esse recurso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da área de notificação e expanda o item Modo de uso do tráfego, que lhe oferecerá as opções Modo leve, Modo médio e Modo pesado.

O Modo leve utiliza apenas 15% da largura de banda da sua conexão para efetuar o download. A velocidade de download será bastante baixa nesse modo, mas permitirá que você possa navegar normalmente na internet enquanto efetua o download. O Modo médio utiliza 50% da sua largura de banda para os downloads e oferece o maior equilíbrio entre velocidade de download e de navegação.

Já no Modo pesado o Free Download Manager utilizará tudo o que a sua conexão tem a oferecer a fim de efetuar o download o mais rápido possível, dando prioridade máxima a ele e impedindo que o seu navegador - ou outro aplicativo que utilize a internet - o atrapalhe. Ao utilizar esse modo, dificilmente você conseguirá realizar outra tarefa que dependa da conexão com a internet em uma velocidade decente. Você pode alterar entre esses modos conforme a sua necessidade.


Configurando o Free Download Manager

A configuração do Free Download Manager pode ser acessada a partir do menu Opções > Configurações. Como são muitas as configurações disponíveis, vamos nos ater somente às mais importantes.

Novo download: Aqui você poderá definir um grupo padrão que classificará todos os novos downloads (Determinar grupo para o download automaticamente), a pasta padrão de downloads (Definir a pasta padrão de download) e se os downloads serão iniciados automaticamente (Iniciar o download automaticamente).

Rede: Esta opção permite personalizar os "modos de uso do tráfego" mencionados anteriormente. Para cada modo você pode configurar o número máximo simultâneo de servidores que poderão ser usados em um download (Número máximo de conexões), número máximo de conexões para um único servidor (Número máximo de conexões para um servidor) e o número máximo de downloads que podem ser realizados ao mesmo tempo (Número máximo de download em execução). Há ainda uma opção que possibilita reduzir a intensidade do modo de tráfego quando for detectada atividade no computador.

Logo acima você pode informar a sua velocidade de conexão para que o Free Download Manager defina os valores mais adequados. Expanda a lista suspensa Velocidade da conexão e clique em Escolher. Na nova caixa de diálogo digite a velocidade da conexão e selecione a unidade mais adequada. Como normalmente as velocidades são determinadas em Kbps ou Mbps, você pode marcar a caixa Especificar em bits ao invés de bytes a fim de informar a velocidade correta.

Monitorando: Aqui você define quais áreas do Windows serão monitoradas pelo Free Download Manager. Compatível com a Área de Transparência (links copiados são captados pelo FDM) e com diferentes navegadores. Você também pode colocar o Free Download Manager no menu de contexto do Internet Explorer (Adicionar o FDM ao menu de contexto do navegador).


Considerações finais

O Free Download Manager é uma ótima alternativa para aquele gerenciador de downloads shareware cujo prazo de testes está acabando. Além de ser compatível com todos os principais navegadores e apresentar todos os recursos básicos de qualquer gerenciador de downloads, ele traz vários recursos adicionais, como um cliente de BitTorrent e um conversor de arquivos de vídeo. Se você não utiliza as funções exclusivas de softwares pagos, você pode muito bem substituí-los pelo Free Download Manager.


Fonte: Baboo


Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Voltar Adicionar aos Favoritos!


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®