#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade

           

           

           

           

           

        

O que a lúcia-lima (ou erva-luísa, verbena-limão, cidró) pode fazer pela sua saúde e pelo seu sono


Rica em óleos essenciais, esta planta relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias. Tem também uma ação anti-espasmódica, aliviando cólicas gastro-intestinais e dores menstruais.
Esta planta é verdadeiramente miraculosa. Rica em óleos essenciais, relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias, além de estimular o apetite. O seu perfume a limão é realmente inebriante. Terá sido por ele, aliás, que os perfumistas da Europa do século XVIII a acolheram de braços abertos e a introduziram na sofisticada arte da perfumaria então em plena ascendência.
Foi trazida da América do Sul, da Argentina, do Peru e do Chile, onde é ainda hoje muito utilizada e conhecida pelo nome popular de cedron. A lúcia-lima (ou erva-luísa, verbena-limão, cidró) existe um pouco por toda a Europa Meridional sendo, no entanto, Marrocos o principal produtor. Esta planta hipotensora ajuda ainda a baixar a tensão arterial. Esse está, no entanto, longe de ser o seu único objetivo.
Propriedades
A lúcia-lima (ou erva-luísa, verbena-limão, cidró) é conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas, que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais. É também um relaxante do sistema nervoso, combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias. Além disso, estimula o apetite e tem uma ação anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito.
Contraindicações
Não deve ser utilizada durante longos períodos de tempo, pois pode causar perturbações gástricas.
Componentes
Esta planta é muito rica em óleos essenciais principalmente citral (cerca de 30%), borneol (que tem um aroma semelhante à pimenta e um sabor que lembra o da hortelã), cironelol, limoneno, eucaliptol e geraniol. Contém ainda taninos, flavonoides e iridoides.
Na culinária
Infelizmente, no nosso país, a lúcia-lima (ou erva-luísa, verbena-limão, cidró) não é muito utilizada na culinária mas, para além das refrescantes e digestivas tisanas, ela pode ainda ser utilizada noutras bebidas, refrescos, saladas de frutas e gelatinas. Em vez de confecionadas com água, ficarão muito mais interessante se as usar com uma infusão de lúcia-lima (ou erva-luísa, verbena-limão, cidró) em bolos, gelados e recheios de sobremesas, por exemplo.
Outras utilidades
É também muito utilizada como repelente de insetos, quer o óleo essencial diluído em água, quer uma forte infusão aspergida nos locais invadidos por mosquitos, quer ainda a própria planta colocada dentro das gavetas e roupeiros para conferir um agradável aroma às roupas e manter afastadas as traças.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte: Revista Jardins


  Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®