#PraCegoVer. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela. Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Cãebras nas pernas, 19 sintomas de Câncer no Fígado. Esteja atento


As células epiteliais do fígado são as responsáveis pela constituição do tecido do fígado. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, este processo chama-se regeneração celular. Quando as células normais envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente.
Todavia, quando perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (ADN) tornam-se células de câncer.
O câncer de fígado é o sexto tumor mais frequente no mundo, com aproximadamente um milhão de novos casos registados anualmente, segundo informações.
É o tumor maligno mais frequente em África e na Ásia, mas ainda assim é raro no Mundo Ocidental. Esta variação geográfica reflecte a variação da incidência das infecções por vírus de hepatite C e hepatite B, que são responsáveis por 75% de todos os casos no mundo.
A incidência aumenta com a idade, sendo a a idade média do diagnóstico na 5ª e 6ª década de vida. O câncer do fígado é 2,4 vezes mais comum nos homens do que nas mulheres.
Sintomas de câncer do fígado, segundo a agência American Cancer Society:
Os sinais e sintomas deste tumor, muitas vezes só aparecem em estágios mais avançados da doença, mas às vezes podem aparecer mais cedo. Se consultar um médico logo após a manifestação dos primeiros sintomas, o câncer pode ser diagnosticado precocemente e o tratamento iniciado.
Os sinais de câncer do fígado podem incluir:
- Perda de peso.
- Falta de apetite.
- Sensação de plenitude após uma refeição leve.
- Náuseas ou vómitos.
- Fígado aumentado.
- Baço aumentado.
- Dor abdominal.
- Inchaço ou acumulação de líquido no abdomen.
- Comichão.
- Cãibras.
- Icterícia (pele e mucosas amareladas).
- Febre.
- Veias da barriga dilatadas e visíveis através da pele.
- Agravamento da hepatite crónica ou cirrose.
Alguns tumores hepáticos produzem hormonas que atuam em outros órgãos além do fígado e podem causar:
- Hipercalcemia (aumento do cálcio no sangue).
- Hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue).
- Ginecomastia (aumento da mama em homens) e/ou redução dos testículos.
- Eritrocitose (aumento dos glóbulos vermelhos do sangue).
- Altos níveis de colesterol.
Estes sintomas também estão relacionados a outras doenças, não são necessariamente sinais e sintomas exclusivos do câncer de fígado.
Entretanto, existindo qualquer um desses sintomas, um médico deverá ser consultado para o diagnóstico preciso e o início do tratamento caso necessário.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®