#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Como fazer soro caseiro: receita, para que serve (e quando tomar)


Para fazer o soro caseiro deve-se misturar 1 litro de água com 1 colher de sopa bem cheia de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). A água deve ser filtrada, mineral ou fervida.
Ingredientes
1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada;
1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g);
1 colher de café de sal (3,5 g).
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes até obter uma mistura transparente. Beber 2 a 3 litros por dia, em pequenos goles, várias vezes ao dia.
Receita de soro caseiro usando colher padrão
O soro caseiro também pode ser preparado utilizando-se uma colher padrão, que pode ser comprada em algumas farmácias. Para isso, deve-se misturar 2 medidas rasas de açúcar (do lado maior da colher) com 1 medida rasa de sal (do lado menor da colher), misturando bem em 200 ml de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada:
2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão;
1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão;
1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.
Para que serve o soro caseiro
O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo.
As pessoas portadoras de diabetes não devem tomar o soro caseiro e procurar auxílio médico, assim como aqueles que estão em desidratação grave. É importante esclarecer que a toma do soro caseiro não vai parar o vômito e a diarreia, sendo útil somente para repor os líquidos e sais minerais perdidos e por isso é importante seguir todas as orientações do médico para controlar a diarreia e o vômito.
Como tomar o soro caseiro
Deve-se tomar o soro caseiro no mesmo dia do seu preparo e em pequenos goles ao longo de todo o dia. Em caso de vômito ou diarreia deve-se observar (aproximadamente) a quantidade de líquidos perdidos e tomar o soro caseiro na mesma proporção. Além disso, não é recomendado tomar mais de meio copo de soro de uma só vez. Bebês e crianças podem tomar o soro em colheres.
Apesar de ser muito simples de fazer o soro em casa, existe também à venda nas farmácias pacotinhos de "sais para reidratação oral" que já contêm sal e glicose na dose exata para misturar em 1 litro de água mineral. Esta é a melhor alternativa quando a qualidade da água é duvidosa ou quando se vai viajar com crianças pequenas.
Quando ir ao médico
Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento, que em alguns casos pode ser feito com antibióticos. Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica porque pode ser prejudicial à saúde.
Esses remédios caseiros não substituem o tratamento indicado pelo médico, podendo ser usados para complementar o tratamento recomendado.
Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

Fonte: www.tuasaude.com


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®