#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição.

Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade

           

           

           

           

           

        

Os 4 Sintomas Surpreendentes de Falta de Potássio


O **potássio** é extremamente importante para a manutenção dos músculos e dos nervos, e sua ausência traz reflexos negativos para a saúde. Saber identificar os sinais da falta de potássio e procurar ajuda médica nesses casos é fundamental.
A deficiência de potássio na corrente sanguínea pode provocar **fraqueza muscular**, aumento das taxas de açúcar no sangue e, nos casos mais graves, paragem respiratória, o que pode levar à morte.
 Os 4 sintomas da falta de potássio
1. **Cãibras e fraqueza muscular**: Os primeiros sinais da falta de potássio são as cãibras frequentes e a fraqueza muscular grave, como a dificuldade para se levantar da cama. O potássio cumpre um papel importantíssimo no trabalho muscular, funcionando como a energia que move os músculos. Essa fraqueza também pode vir acompanhada de formigamento e dormência nos membros.
2. **Obstipação**: É necessário manter níveis equilibrados de potássio no organismo. Quando em excesso, o potássio também é prejudicial. O intestino tem a função de absorver o nutriente e eliminar o que não é necessário, então qualquer alteração pode resultar em prisão de ventre e retenção de líquidos.
3. **Irregularidade nos batimentos cardíacos**: Entre os sinais da falta de potássio, esse é o que envolve mais riscos, pois pode causar o óbito. O ritmo cardíaco anormal, com batimentos irregulares e palpitações, pode ser um indicativo de que os níveis de potássio estão baixos.
4. **Náuseas e vómitos**: Náuseas frequentes e vómitos diários podem ser sinal de que os níveis de potássio no organismo estão abaixo do normal.
 Tratamento e prevenção
A **hipocalemia**, como é chamada a baixa concentração de potássio, é fácil de tratar. Geralmente, o médico receita um composto oral e o paciente deve seguir uma dieta mais saudável. Nos casos mais graves, doses do nutriente podem ser injetadas diretamente na veia.
A alimentação também tem um papel importantíssimo na manutenção do potássio. Esse mineral é facilmente encontrado em vegetais, como **beterraba cozida, banana, suco de laranja, melão, sementes de abóbora, abacate, damasco e mamão**.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de **3,51 gramas de potássio por dia**, o que equivale, por exemplo, a duas bananas.
Para mais informações, consulte um médico. Você tem mais alguma dúvida sobre a falta de potássio ou outros assuntos relacionados à saúde?
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.


  Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®