O **potássio** é extremamente importante para a manutenção dos músculos e dos nervos, e sua ausência traz reflexos negativos para a saúde. Saber identificar os sinais da falta de potássio e procurar ajuda médica nesses casos é fundamental.
A deficiência de potássio na corrente sanguínea pode provocar **fraqueza muscular**, aumento das taxas de açúcar no sangue e, nos casos mais graves, paragem respiratória, o que pode levar à morte.
Os 4 sintomas da falta de potássio
1. **Cãibras e fraqueza muscular**: Os primeiros sinais da falta de potássio são as cãibras frequentes e a fraqueza muscular grave, como a dificuldade para se levantar da cama. O potássio cumpre um papel importantíssimo no trabalho muscular, funcionando como a energia que move os músculos. Essa fraqueza também pode vir acompanhada de formigamento e dormência nos membros.
2. **Obstipação**: É necessário manter níveis equilibrados de potássio no organismo. Quando em excesso, o potássio também é prejudicial. O intestino tem a função de absorver o nutriente e eliminar o que não é necessário, então qualquer alteração pode resultar em prisão de ventre e retenção de líquidos.
3. **Irregularidade nos batimentos cardíacos**: Entre os sinais da falta de potássio, esse é o que envolve mais riscos, pois pode causar o óbito. O ritmo cardíaco anormal, com batimentos irregulares e palpitações, pode ser um indicativo de que os níveis de potássio estão baixos.
4. **Náuseas e vómitos**: Náuseas frequentes e vómitos diários podem ser sinal de que os níveis de potássio no organismo estão abaixo do normal.
Tratamento e prevenção
A **hipocalemia**, como é chamada a baixa concentração de potássio, é fácil de tratar. Geralmente, o médico receita um composto oral e o paciente deve seguir uma dieta mais saudável. Nos casos mais graves, doses do nutriente podem ser injetadas diretamente na veia.
A alimentação também tem um papel importantíssimo na manutenção do potássio. Esse mineral é facilmente encontrado em vegetais, como **beterraba cozida, banana, suco de laranja, melão, sementes de abóbora, abacate, damasco e mamão**.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de **3,51 gramas de potássio por dia**, o que equivale, por exemplo, a duas bananas.
Para mais informações, consulte um médico. Você tem mais alguma dúvida sobre a falta de potássio ou outros assuntos relacionados à saúde?
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®