Adobe Digital Editions, sendo perfeito para você organizar, visualizar e gerenciar documentos PDF de uma forma prática e inteligente.
Ele é ideal para organizar e-books, guias, artigos e outros arquivos que envolvam texto e imagem nos formatos PDF e OCP, utilizando uma interface agradável e intuitiva. Dessa forma, você cria uma verdadeira biblioteca digital, contendo os documentos mais variados de uma maneira ordenada e fácil de acessar.
Como grande diferencial a outros leitores de PDF, o Digital Editions apresenta uma leveza impressionante, pois é um arquivo de menos de 3 MB, rápido para instalar, carregar e usar. E o melhor: agora está disponível totalmente em português.
Como funciona
Como numa verdadeira biblioteca, o Digital Editions guarda tudo em suas diversas prateleiras, com a diferença de separar os livros de acordo com os critérios que você mesmo define. Assim fica tudo mais fácil de organizar, bastando catalogar os arquivos nas categorias onde eles se encaixam melhor, para que você os encontre rapidamente quando mais precisar.
Desenvolvido em Flash, o programa apresenta um funcionamento bastante dinâmico e descomplicado, destacando-se, também, pelo visual moderno e atrativo. Assim, contendo cores predominantemente escuras e detalhes bastante sóbrios, ele propicia ao usuário prestar mais atenção aos documentos que vai ler do que à interface do programa.
Como usar
Para aprender a usar o programa, não são necessários mais do que alguns instantes em frente ao computador. Por isso, com um número mínimo de cliques você já estará dominando completamente o uso.
Basta adicionar os documentos desejados a alguma lista do programa com um simples clique em "Adicionar item à biblioteca", ou usando o atalho Ctrl + O, para depois escolher qual arquivo quer acessar. As visualizações das categorias podem ser feitas em forma de lista ou miniaturas (thumbnails).
O próprio site da Adobe oferece algumas publicações de distribuição gratuita para você ler. Os livros estão em inglês, e a lista traz alguns clássicos da literatura mundial, como Alice no País das Maravilhas.
Como padrão do programa, você encontra em "Prateleiras" algumas categorias básicas prontas para incluir seus itens, entre as quais estão "Emprestado", "Comprado" e "Lidos recentemente". Mas também é possível criar sua própria categoria, ajudando ainda mais na organização de livros digitais.
Aceita pdf, epub.
Gratuito
Para Windows 7/8/8.1/10
Tamanho: 8,13 MB
O software Adobe Reader é o padrão global gratuito para ver, imprimir e comentar em documentos PDF.
É o único visualizador de PDF que abre e interage com todos os tipos de conteúdo PDF, inclusive formulários e multimídia.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 134 MB
Está precisando de uma agenda portátil pra fazer suas anotações, aqui está a solução.
Gratuito
Desenvolvedor: Marcos Antonio de Oliveira
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 3,45 MB
1- Descompacte os arquivos em alguma pasta de sua preferência
2- Execute o programa
3- Para tocar uma das cordas use Enter.
4- Para trocar de corda use seta para cima ou para baixo.
Não necessita instalação e a afinação é para violão, não havendo outro instrumento disponível.
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows 7/8/8.1/10
Tamanho: 4,86 MB
O leitor de e-book universalmente acessível.
O leitor ávido é especialmente projetado para pessoas cegas e com deficiência visual. É acessível para ser usado com um leitor de tela, um display em braille ou com a funcionalidade integrada de conversão de texto em fala. É útil também para usuários com visão, pois oferece uma versão totalmente renderizada do livro.
O Bookworm contém todos os recursos necessários para uma experiência moderna de leitura na área de trabalho. Você pode adicionar Favoritos, fazer anotações, usar conversão de texto em fala, realizar pesquisas e exportar suas anotações para vários formatos de arquivo (incluindo texto plano).
Incrivelmente Rápido
Gratuito
Para Windows 8/8.1/10
Tamanho: 23 MB
Download aqui! 32 Bit Instalável
Download aqui! 32 Bit Portátil
Download aqui! 64 Bit Instalável
Download aqui! 64 Bit Portátil
Descrição Tem por objetivo Realizar buscas por nome de arquivos ou pastas dentro do Windows.
1. Descompacte o programa em alguma pasta de sua preferência. O programa não necessita de instalação. Basta descompactar e executar.
2. Execute o programa.
3. Será aberta uma caixa de texto perguntando qual a expressão a pesquisar. O programa pesquisa automaticamente por partes do nome do arquivo ou pasta. Sendo assim, não é necessário saber o nome completo do que se está buscando. Também não é necessário se preocupar se o que foi digitado está em maiúscula ou minúscula, pois o programa encontrará da mesma forma.
4. Tecle Enter ou pressione o botão OK.
5. Em seguida, uma nova janela é aberta para que você selecione a pasta onde a busca deve iniciar. Escolha a pasta e clique no botão "Selecionar".
6. Agora o programa pesquisará em todas as pastas a partir da que foi selecionada, buscando pelo padrão que foi informado. Nos testes realizados, o programa apresentou excelente desempenho, buscando informação em uma biblioteca de mais de 50.000 itens e demorou menos de 1 segundo. É claro que vai depender da configuração do computador onde o programa está sendo executado, mas creio que o desempenho será satisfatório em máquinas com hardware menos robustos.
7. Ao final da busca, é aberto o bloco de notas do Windows com os arquivos e pastas encontrados com o padrão especificado.
Dica: Se a pasta onde será feita a busca tiver uma quantidade de itens muito grande, tal como a que foi utilizada para os testes, é recomendável que não se utilize poucos caracteres para definir o padrão de busca, porque pode gerar uma lista bastante longa de itens. Exemplo: tenho uma biblioteca de mais de 50.000 itens e mando procurar pela letra "A". Com certeza o programa retornará algums milhares de itens.
Observação importante: embora o programa tenha funcionado sem apresentar qualquer problema, o seu autor não se responsabiliza por possíveis danos provocados pelo uso do programa. Use por sua própria conta e risco.
Gratuito
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows 8/8.1/10/11
Tamanho: 12,4 NB
Programa para dividir arquivos TXT em várias partes. Pode dividir os arquivos nos locais marcados, por tamanho em bytes ou por quantidade de linhas.
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows XP/Vista/7
Tamanho: 568 KB
Programa para compactar pastas dentro de outras pastas.
Para Windows XP/Vista/7
Tamanho: 12,5 KB
1. O programa é totalmente portátil. Basta executar o mesmo.
2. Será pedida autorização de administrador para executar, pois o programa poderá varrer pastas ou arquivos protegidos pelo sistema. Se não houvesse essa permissão, o programa poderia apresentar erro quando encontrasse algum arquivo ou pasta deste tipo.
3. Será aberta uma primeira janela pedindo para você selecionar a primeira pasta a ser comparada.
4. Em seguida, será aberta uma segunda janela para você selecionar o segundo caminho a ser comparado.
5. Após a seleção das duas pastas o programa faz uma varredura no primeiro caminho e depois no segundo caminho para contar a quantidade de itens a processar.
6. Depois de contabilizar todo conteúdo das duas pastas, o programa começa a comparação.
Na janela principal do programa você terá as seguintes informações:
* Itens encontrados: total de itens contados nos dois caminhos.
* Itens restantes: quantidade de itens a processar.
* Tempo restante: Estimativa de tempo para terminar o processo de comparação.
Além destes itens, você também terá a barra de progresso e um botão cancelar para interromper o processo.
7. Ao finalizar a comparação, o programa abrirá uma janela para você selecionar um nome para salvar o arquivo de relatório. O relatório é um arquivo do tipo CSV que pode ser aberto no Excel e possui as seguintes colunas para cada diferença encontrada:
* Local onde o item se encontra
* Nome do arquivo
* Tipo do item. Se pasta ou arquivo.
* Tipo da diferença indicando se existe apenas em um dos dois caminhos ou onde o arquivo está mais atualizado.
* Local no qual o arquivo foi comparado.
8. Finalmente, ao encerrar a comparação, o programa mostrará uma mensagem dizendo quantos itens foram processados e quantas foram as diferenças encontradas.
Observações:
* Assim que se inicia o processo de comparação, você pode ler o título da janela para saber o que o programa está processando naquele momento.
* O programa não contabiliza pastas vazias, portanto, elas não serão apresentadas no relatório e não farão parte do total de diferenças encontradas.
* O programa não faz cópia de um caminho para outro, apenas indica as diferenças através do relatório.
* O programa admite caminhos longos (maior do que 260 caracteres) para comparação.
Desenvolvedor: Abel Passos do Nascimento Jr.
Tamanho: 470 KB
Descrição: Seguem as instruções de uso:
1. Na primeira instalação o programa vai perguntar se deseja incluir o programa no menu "Enviar para". Sugiro aceitar esta opção, pois se não aceitar, ele vai perguntar sempre que abrir o programa.
2. Quando estiver em uma pasta qualquer e pressionar a tecla aplicação em qualquer arquivo PDF e ir no menu "Enviar para" e selecionar o programa, por padrão, a opção selecionada será "Conversão de PDF para TXT" e o campo com o arquivo de origem será automaticamente preenchido.
3. Quando a opção de conversão for alterada, os campos de arquivos de origem e destino são apagados.
4. Funções do programa:
* Conversão de PDF para TXT
* Conversão de TXT para PDF
* Extrair páginas de PDF em imagens PNG
* Agrupar imagens PNG em arquivo PDF
* Recortar um intervalo de páginas de um PDF
* Unir arquivos PDF
5. A interface do programa é bem simples. Aparece uma caixa combinada onde se deve selecionar o tipo de conversão. De acordo com o tipo selecionado, algumas opções ficam habilitadas ou desabilitadas na janela. Em seguida seleciona-se o arquivo de origem, o intervalo de páginas (caso necessário) e o arquivo de destino.
As opções para seleção de página inicial e final ficarão habilitadas somente nas opções que necessitarem delas.
6. Algumas particularidades de algumas funções:
* quando se escolhe agrupar arquivos PNG em um único arquivo PDF, você poderá fazer seleção múltipla de arquivos. Ou seja, poderá selecionar várias imagens para a criação do documento.
* Quando se escolhe a opção de extrair páginas do PDF em arquivos PNG, os campos relativos à seleção de destino ficam ocultas. Isto acontece porque, após clicar no botão OK, o programa pede para você selecionar a pasta onde as imagens serão salvas e os arquivos com cada página possuem um nome padrão.
* Quando a opção de unir arquivos pdf for escolhida, em seleção de origem, você deve selecionar o primeiro arquivo. Quando clicar em selecionar destino, será o nome do arquivo que conterá todos os arquivos PDF que forem agrupados. E quando clicar no botão OK, será aberta uma janela para seleção de vários documentos PDF para serem adicionados. Ou seja, você pode unir quantos arquivos PDF desejar em um único arquivo.
Observações:
* Quando for fazer seleção múltipla de arquivos, verifique se os arquivos selecionados se encontram na ordem desejada antes de fazer a conversão, pois o programa adiciona na ordem em que aparece na janela de seleção de arquivos.
* Esta versão do programa já não deve ter qualquer conflito com o Windows Defender ou qualquer outro antivírus.
* Este programa não é um OCR, ou seja, ele não vai extrair o texto de arquivos PDF que possuam apenas imagens. Se tentar converter um arquivo PDF que contenha apenas imagens em TXT, será gerado um arquivo vazio.
Gratuito
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows 10/11
Tamanho: 49,3 MB
Um cronômetro que permite a você colocar um despertador ou desligar o computador na hora programada.
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10/11
Tamanho: 386 KB
O Defraggler é um desfragmentador de discos que serve como uma opção auxiliar ao sistema-padrão disponibilizado pelo Windows. O software faz uma análise do disco rígido e reorganiza arquivos de forma a aumentar o desempenho do sistema operacional, resultando em um ambiente mais rápido e prazeroso de usar.
O programa, totalmente traduzido para o português brasileiro, oferece a opção de fazer uma varredura completa na máquina ou realizar um processo menos eficiente, mas que se mostra muito mais veloz, a chamada “Desfragmentação Rápida”. É possível configurar a execução automática do aplicativo durante a inicialização do computador, forma de garantir que nenhum outro processo vai interferir na limpeza.
O Defraggler também conta com um sistema de agendamento que permite configurar um momento para que o software comece a operar de forma totalmente automática. Isso pode ser feito tanto baseado em um horário pré-determinado quanto a partir do estado do computador — é possível configurar a desfragmentação de disco sempre que o sistema entre em repouso, por exemplo.
Limpe somente o que é necessário
Um diferencial do aplicativo em relação à função semelhante do próprio Windows é a possibilidade de lidar somente com arquivos fragmentados. Após realizar a análise da máquina, o programa mostra a lista dos documentos que estão com algum tipo de problemas, que podem ser selecionados de forma individual para passar pelo processo de limpeza.
Além disso, o Defraggler conta com uma série de filtros que possibilitam ignorar arquivos que não estão fragmentados ou que possuem tamanho em disco inferior ou superior a um limite determinado por você. Para completar, o software também oferece a opção de fazer uma análise da performance do disco rígido instalado no computador.
Descubra o estado de saúde do seu HD
Um dos recursos incorporados a partir da versão 2.0 do programa é a aba “Saúde”, através da qual é possível conferir se já não é hora de investir na compra de um HD novo. Além de mostrar detalhes técnicos e o tempo de uso do equipamento utilizado, essa função permite conferir informações sobre a contagem dos ciclos de uso do aparelho e sua taxa de erro de leitura, entre outros quesitos.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 4,16 MB
Para o bom funcionamento do computador é fundamental que todos os seus componentes de hardware estejam em perfeita sintonia. Uma forma de alcançar essa harmonia é manter os drivers desses componentes sempre atualizados. Se você não tem tempo ou paciência para garimpar os sites dos fabricantes atrás das versões mais recentes desses softwares, o DriverPack Solution é um aplicativo que tem grande utilidade.
Com este programa, basta um clique para baixar e instalar todos os drivers da máquina que possuem qualquer novidade. Assim, o você poupa tempo, economiza esforços e, de quebra, mantém o computador tinindo.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 5,05 MB/ 11,30 GB
Download aqui! (Online) Download aqui! (Torrent)
A deteção off-line é um mecanismo que permite a análise da configuração e a visualização dos resultados sem a necessidade de ligação à Internet. É recuperado um arquivo Zip e não um executável. Por conseguinte, precisa apenas de o descomprimir, por exemplo, para uma chave USB, para que o possa iniciar a partir de qualquer computador.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 6,80 MB/ 9,90 MB/ 11,0 MB
Download Aqui! - 32 Bit Portable
Download Aqui! - 64 Bit Portable
Download Aqui! - Windows XP/Vista/7/8/8.1
Cliente/servidor de FTP totalmente gratuito e fácil de usar FileZilla é um cliente FTP, FTPS e SFTP simplificado e multiplataforma com diferentes recursos, além de uma interface gráfica simples, com todas as funções do programas distribuídas em abas. Além de estar disponível em 40 idiomas (incluindo o português), o cliente é bem didático, com ícones que facilitam seu manuseio. Entre seus recursos, um destaque é a capacidade que o FileZilla tem de resumir a transferência de arquivos grandes — até mesmo maiores que 4 GB. Também se deve destacar a possibilidade de configuração dos limites de velocidades das transferências, para que o cliente não consuma toda a sua conexão com a internet. Outro destaque são os marcadores, que facilita a sua vida caso você precise acessar arquivos em diferentes pastas. FileZilla. FTP? FTP, ou File Transfer Protocol, é uma forma bastante rápida e simples de se transferir arquivos.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 11,5 MB
Permite criar menus falados para abertura de arquivos e programas. Era bastante útil quando o Windows permitia o arranque automático através de pen-drives ou CD-ROM. Algumas pessoas têm utilizado ele para criar instalações automáticas de programas como Jaws e seus scriptsGratuito
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
Tamanho: 10,9 MB
Um ISO é uma imagem que guarda informações sobre o conteúdo de um CD, DVD ou BD (Blue-ray Disc). Os arquivos podem possui diferentes formatos: áudio, vídeo, documentos, etc. Porém, todos os dados são transformados em apenas um arquivo padronizado. Assim, todos os leitores conseguem traduzir seu conteúdo, independentemente do sistema operacional.
ISO Creator é uma ferramenta capaz de criar imagens ISO a partir de uma pasta do computador de forma simples e muito rápida. A interface possui apenas uma janela que permite criar imagens de CD ou DVD para diversas finalidades.
Para criar seu arquivo ISO, abra o programa e selecione o local que deseja salvar a imagem. Em seguida, informe o nome do CD/DVD. Esta última informação aparecerá no título do CD/DVD quando ele for gravado. Por último, informe a pasta que contém os arquivos desejados e clique em “Start” para começar.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
Tamanho: 459 KB
Descrição: Sua função é exclusivamente de finalizar algum programa que esteja travado no computador.
O gerenciador de tarefas do Windows faz o mesmo trabalho, mas acho ele burocrático demais, tem informações demais e é muito lerdo para aparecer as informações.
Enfim, o programa demora alguns segundos para carregar as informações dos programas abertos.
Em seguida aparece uma lista de todos os programas abertos no Windows. Basta selecionar o que deseja e clicar em OK. Simples assim.
Gratuito
Desenvolvedor: Abel Passos Júnior
Para Windows 10/11
Tamanho: 16,1 MB
Download aqui!
LibreOffice é a outra alternativa gratuita e open source ao tradicional pacote Microsoft Office. Surgido a partir de um fork do OpenOffice, o LibreOffice traz soluções completas para edição de texto, criação de planilhas, apresentações de slides, desenhos, base de dados e ainda fórmulas matemáticas.
As principais aplicações da suíte, Writer, Calc, Draw e Impress, agora suporta fontes embutidas, tornando mais simples a utilização de novas famílias de fontes aos documentos que você cria.
LibreOffice
Mais compatível com o Microsoft Office
Outra novidade presente no LibreOffice é uma maior compatibilidade com detalhes de formatação presentes em documentos criados no Office da Microsoft. Agora, certos elementos configurados no Office não sofrerão alteração ao documento ser aberto no LibreOffice, dando menos problema para o usuário.
Leia mais sobre cada aplicativo presente no pacote:
Writer
Correspondente ao Microsoft Word, o Writer possui inúmeros recursos para a criação e edição de textos, não ficando atrás em quase nada de seu principal concorrente. O programa possui um visual simples, com as barras de ferramentas claras e intuitivas, facilitando a vida de qualquer pessoa.
Suas funções vão desde editar e criar um simples texto até a inserir imagens — com suporte para tabelas, gráficos, desenhos, filmes, sons e mais. Ele possibilita a criação de sumários, cabeçalhos, rodapés e notas, quadros, campos automáticos, paginação etc. Você também pode criar envelopes e etiquetas facilmente, apenas informando as dimensões desejadas.
O Writer do LibreOffice suporta os seguintes formatos: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT.
Calc
Equivalente ao Microsoft Excel, o Calc também é uma ótima opção para quem quer algo simples porém eficiente e útil para criar planilhas e tabelas, inserir fórmulas, gráficos, somas, divisões, subtrações, multiplicações — enfim, fórmulas matemáticas em geral para poupar tempo e ganhar precisão na hora de gerenciar valores.
Com este utilitário, é possível também formatar células, e o programa possui alguns atalhos interessantes logo na barra de ferramentas para essa função. Como é comum em todos os programas desta suíte, o Calc é dono de um visual agradável, que fará com que quem já tenha usado qualquer outro pacote de aplicativos se sentir em casa.
O Calc suporta os seguintes formatos: ODS, OTS, SXC, STC, DIF, DBF, XLS (Excel), XLSX (Excel 2007), SLT, SDC, VOR, SLK, CSV, HTML, XML, PXL e UOS.
Impress
Programa correspondente ao Microsoft PowerPoint, o Impress é simples e também dono de recursos avançados, que permitem a qualquer um adicionar plano de fundo, animações, imagens e tudo o que um bom editor de apresentações de slides deve ser capaz para possibilitar a criação de um material dinâmico e de qualidade.
O software possui diversos modelos de slides para serem editados e utilizados por quem necessita de algo rápido para organizar sua apresentação. Ele conta com ferramentas para alinhamento, para adicionar cor, link, gráficos e várias outras que o capacitam como um aplicativo completo.
O Impress suporta os seguintes formatos: ODP, OTP, SXI, STI, PPT (PowerPoint), PPTX (PowerPoint 2007), POT, SXD, DAS, SDD, VOR, UOP e ODG.
Base
Semelhante ao Microsoft Access, o Base permite a criação e a manipulação de banco de dados de maneira simples e eficaz. Além da criação, com este aplicativo também será possível editar e alterar os dados, executar ordenações, visualizar subconjuntos, gerar relatórios de diversos formatos com um assistente existente dentro do programa apenas para isso. Suporta somente o formato ODB.
Draw
Diferentemente do Microsoft Office, o LibreOffice possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw. No entanto, o Draw é gratuito e tem grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes e sons.
Ele oferece ainda recursos para incrementar suas criações com sombras, transparências, cores, degradês, hachuras e até mesmo texturas. Depois de concluída, sua criação pode ser exportada para diversos formatos de arquivos de imagem, bem como para SWF, formato de arquivos Flash.
O Draw programa suporta os seguintes formatos: ODG, OTG, SXD, STD, DAS, VOR, SDD e PDF.
Math
Equivalente ao Microsoft Equation Editor, o Math serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira nada complicada, com um menu pelo qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada para então digitar o valor desejado para aquele fator. Ideal para quem trabalha com elaboração de provas, pois é um programa completo para esse tipo de atividade.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 337 MB
Download Outros Sistemas Operacionais
Está precisando de uma calcaculadora portátil pra fazer suas somas, divisoes, subttrações e muito mais, aqui está a solução.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 77,6 KB
A diferença deste programa para o ListaPasta original é que o arquivo final é HTML e não txt.
Cada pasta agora está identificada com tags HTML de cabeçalhos para que se possa navegar entre as pastas usando as teclas de navegação de 1 a 6 ou a letra H.
Os cabeçalhos respeitam os níveis das pastas, portanto, a pasta inicial terá o cabeçalho de nível 1, o primeiro nível de pastas abaixo da primeira, será o nível 2 e assim por diante.
Com o arquivo gerado por este programa é possível identificar rapidamente em qual pasta se encontra um arquivo pressionando Shift + H.
Gratuito
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10/11
Tamanho: 487 KB
Listagem completa: este é o método original no qual o programa foi inicialmente concebido. Selecione esta opção para criar uma listagem de todos os arquivos e pastas de um diretório.
- Listagem comparada: Cria uma listagem apenas com os itens removidos ou adicionados à pasta. Itens renomeados ou movidos para outro local serão considerados itens removidos, sendo listados também como itens adicionados, pois não existiam anteriormente no novo local ou com aquele nome.
Para que esta opção funcione corretamente são necessários os seguintes requisitos:
1- Você já deve ter gerado anteriormente uma listagem completa da pasta a ser selecionada, deixando a opção de "Salvar referência" selecionada.
2- Após selecionar a pasta a ser comparada, deverá selecionar o arquivo LP3 que contém os dados para realizar a comparação entre o estado atual da pasta e o estado antigo.
- Listar pastas: Deixando esta opção marcada o programa listará todas as sub-pastas que se encontram dentro da pasta superior. Ao final da listagem do conteúdo de cada pasta, será mostrado o total de pastas contidos nela.
- Listar arquivos: permite que o programa liste os arquivos que se encontram em cada pasta. Ao final de cada pasta aparecerá o total de arquivos, bem como o volume ocupado em disco por estes arquivos.
- Explorar sub-pastas: informa ao programa que ele deverá ir entrando em cada sub-pasta e ir listando seus conteúdos. Caso esta opção esteja desmarcada, a listagem contemplará apenas a pasta selecionada pelo usuário.
- Salvar referência: caso esta opção esteja selecionada, será salvo um arquivo de extensão LP3 juntamente com o arquivo contendo a listagem gerada. Seu nome será o mesmo do arquivo da listagem, apenas com a extensão modificada. Esta opção é necessária caso deseje fazer uma listagem comparada desta pasta futuramente.
- Pasta a ser listada: campo de edição contendo o caminho completo da pasta a ser listada. Por padrão será sugerida a pasta onde o programa foi executado, ou, caso o programa seja iniciado a partir do menu de contexto, será sugerida a pasta na qual o programa foi selecionado. É possível alterar este caminho através do botão buscar que fica imediatamente após o seu campo de edição.
- Arquivo de referência: campo de edição que deve conter o caminho e nome do arquivo que servirá de referência para comparação com o estado atual da pasta. Ao se clicar no botão Buscar que se encontra ao lado do campo de edição, a janela que se abre para selecionar o arquivo de referência iniciará a partir da pasta selecionada no item anterior. Esta opção é automaticamente desabilitada caso seja selecionada a listagem completa.
- Botão Ok: Executa o programa com as opções indicadas pelo usuário. Este é o botão padrão a ser acionado quando se tecla enter na janela.
- Botão Sair: Finaliza o programa. A tecla Esc também funciona para encerramento do mesmo.
Ao final da listagem de cada pasta serão exibidos totais conforme as opções selecionadas, bem como ao final de todo o processo.
Gratuito
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10/11
Tamanho: 568 KB
Listagem completa: este é o método original no qual o programa foi inicialmente concebido. Selecione esta opção para criar uma listagem de todos os arquivos e pastas de um diretório.
- Listagem comparada: Cria uma listagem apenas com os itens removidos ou adicionados à pasta. Itens renomeados ou movidos para outro local serão considerados itens removidos, sendo listados também como itens adicionados, pois não existiam anteriormente no novo local ou com aquele nome.
Para que esta opção funcione corretamente são necessários os seguintes requisitos:
1- Você já deve ter gerado anteriormente uma listagem completa da pasta a ser selecionada, deixando a opção de "Salvar referência" selecionada.
2- Após selecionar a pasta a ser comparada, deverá selecionar o arquivo LP3 que contém os dados para realizar a comparação entre o estado atual da pasta e o estado antigo.
- Listar pastas: Deixando esta opção marcada o programa listará todas as sub-pastas que se encontram dentro da pasta superior. Ao final da listagem do conteúdo de cada pasta, será mostrado o total de pastas contidos nela.
- Listar arquivos: permite que o programa liste os arquivos que se encontram em cada pasta. Ao final de cada pasta aparecerá o total de arquivos, bem como o volume ocupado em disco por estes arquivos.
- Explorar sub-pastas: informa ao programa que ele deverá ir entrando em cada sub-pasta e ir listando seus conteúdos. Caso esta opção esteja desmarcada, a listagem contemplará apenas a pasta selecionada pelo usuário.
- Salvar referência: caso esta opção esteja selecionada, será salvo um arquivo de extensão LP3 juntamente com o arquivo contendo a listagem gerada. Seu nome será o mesmo do arquivo da listagem, apenas com a extensão modificada. Esta opção é necessária caso deseje fazer uma listagem comparada desta pasta futuramente.
- Pasta a ser listada: campo de edição contendo o caminho completo da pasta a ser listada. Por padrão será sugerida a pasta onde o programa foi executado, ou, caso o programa seja iniciado a partir do menu de contexto, será sugerida a pasta na qual o programa foi selecionado. É possível alterar este caminho através do botão buscar que fica imediatamente após o seu campo de edição.
- Arquivo de referência: campo de edição que deve conter o caminho e nome do arquivo que servirá de referência para comparação com o estado atual da pasta. Ao se clicar no botão Buscar que se encontra ao lado do campo de edição, a janela que se abre para selecionar o arquivo de referência iniciará a partir da pasta selecionada no item anterior. Esta opção é automaticamente desabilitada caso seja selecionada a listagem completa.
- Botão Ok: Executa o programa com as opções indicadas pelo usuário. Este é o botão padrão a ser acionado quando se tecla enter na janela.
- Botão Sair: Finaliza o programa. A tecla Esc também funciona para encerramento do mesmo.
Ao final da listagem de cada pasta serão exibidos totais conforme as opções selecionadas, bem como ao final de todo o processo.
Todo código foi reformulado para Python;
Agora, ao invés de aparecer a porcentagem da progressão na barra de título do programa, é exibida uma barra de progressão que é identificada pelo NVDA;
Agora também é possível salvar o arquivo com a listagem tanto em TXT quanto em HTML. Basta selecionar o tipo de arquivo na hora de salvar.
Antes existia um programa para gerar cada tipo de arquivo. Agora o mesmo programa permite gerar qualquer um deles.
Uma dica sobre a listagem em HTML. Por padrão as pastas estão sinalizadas como cabeçalhos HTML. Isto significa dizer que se pressionarmos as teclas de 1 a 6 poderemos ir saltando de pasta em pasta, conforme o nível que queremos dentro da estrutura de diretórios. Isto facilita o deslocamento para uma pasta qualquer com mais agilidade.
Gratuito
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows 10/11
Tamanho: 12,0 MB
O zPortatil é um aplicativo que permite criar uma lista de programas portáteis para serem executados a partir de um pendrive, fazendo uso apenas de manipulação de pastas e arquivos.
Gratuito
Desenvolvedor: Marcos Antonio de Oliveira
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10/11
Tamanho: 501 KB
Esse aplicativo serve para marcar compassos musicais. Eles são importantes quando você toca um instrumento usando partitura. Ele permite que você siga os tempos corretos para cada nota musical. Você pode selecionar entre compassos binários, ternários e quaternários. E também pode ajustar a velocidade deles.
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows 7/8/8.1/10/11
Tamanho: 454 KB
Após um imensamente longo tempo de espera, é finalmente lançado o OpenOffice 4.1! Esse lançamento possui um grande significado para nós cegos, sobretudo para aqueles que admiram os softwares livres, representando bem mais que a simples atualização de um aplicativo. Essa atualização trará consigo o tão esperado suporte ao Iaccessible. Isso significa, na verdade, que finalmente teremos uma suíte de escritório gratuita, acessível e com qualidade, sem precisar depender do tedioso Java Access Bridge! Certamente poucas coisas tiravam mais o sono dos cegos do que ter que instalar e configurar o Java Access Bridge e depois ainda ter que fazê-lo funcionar como mediador da acessibilidade do OpenOffice, e saber, além de tudo isso, que a acessibilidade proporcionada pelo JAB não é das melhores, omitindo-nos muitas informações importantes, sobretudo no tocante à formatação. Chegamos a ter O IBM Lotus Symphony, cujo código foi doado para a Apache e integrado ao OpenOffice, e que não dependia do Java Access Bridge para ter acessibilidade, mas ele sofria de alguns problemas, como não poder editar e em seguida salvar arquivos provenientes do Microsoft Office 2007 e posteriores. Os aplicativos para edição de texto e de planilhas funcionam maravilhosamente bem com os principais leitores de telas testados, (Jaws e NVDA), tendo, inclusive, no editor de planilhas, a vantagem da acessibilidade quanto ao uso do recurso de autocompletar.
Agora podemos dizer que temos a possibilidade de ter em casa um ótimo aplicativo de escritório, com ótima acessibilidade, e o melhor, sem precisar piratear ou pagar uma fortuna por ele!
Totalmente acessível, menus semelhantes ao Office 2003
Gratuito
Para Windows 7/8
Tamanho: 123 MB
Criar arquivos PDF é uma ótima opção não apenas para o envio deles, mas também para preservar a autoria original de documentos, imagens earquivos das mãos de pessoas mal intencionadas. O PDFCreator é uma ótima opção para quem precisa criar arquivos PDF ou em outros formatos já consagrados. Além de ser fácil e simples de usar, o programa é gratuito e opensource e pode ser usado tanto em computadores pessoais quanto para uso comercial.
As opções de instalação e de uso são completas e trazem clareza para o usuário, que sabe exatamente o que está acontecendo durante todo o processo. Além disso, o programa pergunta a você todas as vezes quando vai modificar o PDFCreator como impressora padrão, o que não compromete outras funções do computador.
O PDFCreator é uma ferramenta especializada na criação de arquivos PDF a partir de qualquer programa do Windows, de forma rápida e fácil, além de ajudar o usuário que precisa criar arquivos PDF. Além disso, o programa envia os arquivos gerados via email, o que facilita seu armazenamento.
Quem já ficou interessado na facilidade e na rapidez de uso do PDFCreator vai gostar ainda mais das várias opções que o programa traz para a criação e armazenamento dos arquivos. Além de salvar e enviar por email não apenas documentos, mas qualquer arquivo capaz de imprimir, o PDFCreator protege seus arquivos com criptografia, impedindo qualquer “xereta” de bisbilhotar e modificar aquilo que você criou.
Outra ótima opção do programa é a forma de salvar os arquivos. Estes podem ser salvos automaticamente em pastas e ainda rotulados com o nome do usuário, nome do computador, data, hora e muito mais. Assim, os arquivos estarão sempre organizados e prontos para qualquer consulta de última hora.
O PDFCreator é capaz de criar não apenas arquivos PDF, mas também diferentes formatos para facilitar sua vida. Transforme em PNG, JPG, TIFF, BMP, PCX, OS e EPS e ainda configure opções de cada um dos formatos.
Para completar e deixar você mais tranquilo com apenas um programa, o PDFCreator possui a opção de rodar em servidores terminais sem a necessidade de grandes configurações extras. É só instalar por esta opção e começar a usar.
Instalação
Para instalar o programa é necessário seguir alguns passos e ficar de olho nas opções que são apresentadas durante o processo. Após baixar o arquivo e clicar para executar, escolha o tipo de instalação (Padrão e Servidor), ou seja, apenas para seu computador ou em um terminal.
Escolha a melhor opção de instalação
A seguir desmarque a opção de instalação da Barra de Ferramentas para o Internet Explorer e Firefox. Não deixe de desmarcá-lo, do contrário seu mecanismo de busca será modificado e a Barra aparecerá durante a navegação.
Escolha os componentes para a instalação no próximo passo. Caso você já tenha escolhido português como idioma de instalação, não é preciso modificar nada neste passo. Porém, caso você possua um maior conhecimento, a instalação no seu computador pode ser personalizada.
Para finalizar, crie um ícone na Área de Trabalho (somente para seu computador ou para outros usuários) e desmarque as opções de entrada de menu no Explorer e da Barra de inicialização rápida e conclua a instalação.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 35,77 MB
Se você precisa formatar um pendrive ou um disco externo, a ferramenta do Windows é uma boa opção, contando com várias possibilidades de uso. Porém, se você quer criar neste mesmo pendrive um disco bootável, é preciso ir um pouco além, e é exatamente nisso que o Rufus (Reliable USB Formatting Utility) pode ajudar.
Este aplicativo, que acaba de receber uma atualização para a versão 2.0 e está disponível em português, habilita a opção de criação de um pendrive para fazer boot no DOS, uma opção que está desabilitada na ferramenta de formatação nativa do Windows.
Além disso, ele possui funções avançadas interessantes: a detecção dos dispositivos USB compatíveis que estejam conectados ao seu computador, a instalação de opções de compatibilidades com BIOS mais antigas e o uso do MBR do Rufus.
Segundo os seus desenvolvedores, ele também é muito ágil, chegando a ser até duas vezes mais rápido na criação de um pendrive de instalação do Windows 7 a partir de uma ISO do que outros programas similares, como Universal USB Installer e Windows 7 USB download tool.
Formatação profunda
A sua interface é, inclusive, muito parecida com a janela da ferramenta do Windows, somente com a adição de algumas opções extras. Todo o processo tradicional pode ser feito utilizando o Rufus, incluindo a escolha do sistema de arquivos (FAT32, NTFS, UDF e exFAT) e a opção de renomear o pendrive.
A grande diferença do aplicativo é a opção Criar disco bootável com..., que torna o seu pendrive um disco bootável para qualquer fim que seja preciso. Outra ferramenta interessante é a de procurar por blocos defeituosos, que pode ser feito em 1, 2, 3 ou 4 passos. Quanto mais passos selecionados, mais minuciosa é a busca do programa por pontos que possam tornar lenta a leitura dos arquivos instalados.
O processo de verificação é bem demorado, mas a formatação sem essa opção selecionada demora o mesmo que a ferramenta nativa do Windows, mesmo quando o disco bootável é criado. Basta clicar em Iniciar e confirmar a exclusão total de todos os arquivos do seu pendrive para ter um dispositivo com boot pronto para a ação.
Atenção!
A opção-padrão do disco bootável com DOS criado pelo Rufus é o FreeDOS, uma versão modificada do MS-DOS tradicional, compatível com teclados que possuem padrão não americano, como é o caso do padrão brasileiro, ABNT.
Se você não possui familiaridade com o FreeDOS, deve alterar a seleção para MS-DOS antes de iniciar o processo de formatação de seu pendrive. Caso pretenda instalar o boot a partir de uma imagem ISO ou DD, altere essa mesma opção.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 928 KB
Leitor, gerenciador e conversor de ebooks
O Stanza Desktop é a ferramenta perfeita para ler, gerenciar e converter seus ebooks usando o computador. O aplicativo também transfere os livros eletrônicos para o seu iPod ou iPhone.
Os dispositivos para ebooks conquistam novos adeptos a cada dia. O Kindle é o mais popular. Você pode consultar uma biblioteca completa em qualquer lugar sem ter que carregar quilos de livros. O Stanza Desktop põe ordem nas suas prateleiras virtuais.
O Stanza Desktop traz tudo o que você precisa para mexer com ebooks. Para começar, o programa funciona como um leitor. Abra qualquer livro e selecione o tipo de visualização que prefere: letra preta sobre fundo branco ou ao contrário. Você pode modificar também o tamanho da fonte e usar marcadores.
A variedade de formatos de livros é grande e às vezes provoca problemas de compatibilidade em alguns aparelhos. O Stanza Desktop converte seus ebooks para o formato que quiser. Tanto faz se você quer ler os ebooks no Palm, no iPhone ou no Kindle. O Stanza Desktop sabe como converter cada arquivo para o formato certo.
Se você utiliza o iPhone ou o iPod Touch para ler ebooks está de parabéns. O Stanza Desktop converte os livros para o formato adequado e os transfere para o dispositivo da Apple. Dessa forma, você pode continuar a leitura onde quer que esteja.
Gratuito
Para Windows 7
Tamanho: 52,2 MB
Computadores são máquinas fantásticas, uma pena que não sejam perfeitas. Com a criação acelerada de novos componentes de hardware, é comum que os fabricantes desenvolvam softwares improvisados para o funcionamento dos dispositivos.
Alguns problemas básicos de incompatibilidade podem ocorrer, mas os programadores estão sempre criando novos drivers para que as placas operem da melhor forma possível. Infelizmente, ninguém tem tempo para ficar atualizando o PC todo dia. Aliás, não é mais preciso ficar vasculhando a web em busca de novos drivers, pois o Slim Drivers faz esta tarefa para você.
Automatizado
Ao iniciar o Slim Drivers pela primeira vez nota-se a funcionalidade aperfeiçoada do programa. A interface moderna guia o utilizador para que a atualização dos drivers seja realizada em poucos segundos.
Na tela inicial do programa é exibida a configuração básica do seu PC e um sumário sobre as atualizações que estão disponíveis (a informação sobre os updates disponíveis só aparece quando o usuário realiza a primeira varredura). Depois que o usuário decide baixar os novos drivers, o programa exibe uma tela com a lista dos dispositivos de hardware que receberão atualização.
Gratuito
Para Windows 7/8/8.1/10
Tamanho: 21,9 MB
O programa solfejo eletrônico tem por objetivo fazer com que o estudante de música se familiarize com os sons das notas musicais.
Este programa não se destina a criação de partituras, ou ainda, de treinar rítmos. Sua finalidade é exclusivamente para conhecimento e treino do ouvido para as notas musicais.
Desenvolvedor: Abel Passos
Para Windows 7/8/8.1/10
Tamanho: 6,88 MB
VeraCrypt um programa que cria uma unidade no seu disco rígido na qual é aplicada criptografia, fazendo com que ela fique mais protegida contra ataques externos. Dessa maneira, você pode montar uma espécie de “cofre de segurança” para determinados arquivos ou projetos que você deseja manter longe dos olhos de bisbilhoteiros.
Da mesma forma, ele também permite proteger qualquer item contra o acesso indesejado, sendo possível inclusive aplicar a sua função à pasta do sistema. O programa não aplica a sua função a pastas já existentes no computador, sendo preciso guardar os itens que você quer bloquear na partição gerada pelo aplicativo.
Proteção essencial
Ainda que você seja bem cuidadoso, em tempos de rede e computadores conectados, nem sempre é fácil garantir que algum item confidencial permanecerá desta forma no seu disco rígido. A situação é ainda mais sensível se você divide a máquina com outra pessoa, pois você pode não saber se ela tem ou não acesso a tais itens.
Escolhendo a unidade
Dessa maneira, a criptografia de itens ou de unidades oferece uma maneira para tentar evitar que os seus dados sejam acessados ou alterados sem a sua devida autorização. O VeraCrypt é um programa que serve para criar unidades protegidas dessa forma ou para aplicar esse tipo de proteção em setores do seu disco rígido.
O programa efetua todos os seus processos de maneira guiada, oferecendo as opções para cada tipo de proteção diretamente na tela. O aplicativo é leve e não consome muitos recursos do computador, representando uma boa opção mesmo para quem possui uma máquina um pouco mais modesta.
Escolhendo a função apropriada
Depois de executar o aplicativo a sua primeira tarefa consiste em selecionar uma letra para a unidade a ser montada, marcando uma opção na tela e clicando no botão “Create volume”. Em seguida, você deve decidir que tipo de container deve ser criado. A opção “Create na encrypted file container” cria um disco virtual dentro de um arquivo.
Escolhendo a função
“Encrypt a non-system partition/drive” aplica a criptografia em uma partição, setor ou unidade de armazenamento externo. Ambas as opções permite, no passo seguinte, que você escolha entre a criação de um volume “normal” ou oculto. Em seguida, independente da sua escolha, você deve continuar o processo para a conclusão da tarefa.
Ainda que tudo possa parecer um pouco confuso, a conclusão é inteiramente guiada e basta acompanhar as etapas, escolhendo o que for mais apropriado às suas necessidades.
Proteção da pasta do sistema
No processo de escolha do tipo de item a ser montado você deve ter observado que, logo após escolher a unidade, o aplicativo traz uma terceira opção exibida na tela. A “Encrypt the system partition or entire system drive” serve para proteger o drive no qual o sistema está instalado.
Processo em andamento
Essa última função não é destinada a servir como um repositório para itens, mas sim apenas para proteger a sua instalação do sistema. Esse processo pode evitar inclusive a contaminação por vírus e outras pragas virtuais, pois vai impedir a modificação por parte de agentes externos. Ainda assim, antes de usar tal opção, é recomendado ter muita cautela.
Por isso, busque aplicá-la somente se você tiver plena certeza do que está fazendo, de forma a evitar problemas futuros.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 23,6 MB
Está precisando de uma calcaculadora pra fazer suas somas, divisoes, subttrações e muito mais, aqui está a solução.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 421 KB
VirtualBox é uma mais bem conceituadas opções para emulação de sistemas operacionais em máquinas virtuais. Com ele você pode rodar um sistema dentro de outro, como o Ubuntu (ou qualquer outra distribuição de Linux) em um PC com Windows ou Mac, e vice-versa. A versão 5.0 do VirtualBox traz suporte a vários sistemas mais recentes, como o Mac OS X El Capitan e o Windows 10 – para usar em uma versão anterior do Windows ou mesmo se você estiver em um Mac ou em um computador com Linux. O VirtualBox trouxe outras novidades interessantes, como a compatibilidade com portas USB 3.0 e melhorias do uso da CPU.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 168/ 22,2 MB
Download aqui! Download aqui! - Extensão
O VMware Workstation Player é um utilitário ideal para executar uma única máquina virtual em um PC Windows ou Linux. As organizações usam o Workstation Player para fornecer desktops corporativos gerenciados, enquanto alunos e educadores o utilizam para aprender e ensinar.
Gratuito
Para Windows 7/8/8.1/10
Tamanho: 584 MB
Download aqui! - VMware Workstation Player
Download aqui! - acessible coconut
O que permite fazer:
1. Consultar notícias dos vários órgãos de informação, com a facilidade de ler os artigos integralmente, sem ter que circular pelas fastidiosas páginas dos jornais.
2. Usar um óptimo tocador de rádios, permitindo adicionar novas estações, renomear as existentes e, se se desejar, apagá-las.
3. Assinar podcasts, de acordo com os interesses dos utilizadores, permitindo uma enorme facilidade na audição dos episódios que se queira.
4. Assinar canais do youtube, permitindo estar sempre actualizado com a introdução de novos vídeos.
5. possui uma boa facilidade para ter os links para os canais de televisão que sejam emitidos via internet.
6. Para os utilizadores do NVDA, na secção de informática, tem a possibilidade de se saber, de forma pouco custosa, as alterações e adições de novos extras/complementos.
A acessibilidade é total, uma vez que foi construído por um Cego Francês.
Encontra-se traduzido em português, excepto as ajudas, que se encontram no idioma francês e que serão vertidas para português, quando possível.
Gratuito
Autor: Ângelo Miguel Abrantes
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 188 MB
Músicas e arquivos em geral que você achou que tinha salvado antes de fazer a formatação e só depois deu por falta, ainda não estão perdidos. Basta efetuar a varredura do HD com o Recuva antes de armazenar qualquer coisa, para procurar qualquer tipo de arquivo que foi perdido ultimamente.
O funcionamento desse tipo de programa é muito simples: ao deletar um arquivo, você envia a seguinte informação para o seu computador: “Este espaço do disco rígido poderá ser usado se necessário”. Portanto o arquivo continua ali até que algum outro ocupe seu espaço. O Recuva recupera apenas os arquivos que ainda não foram sobrescritos por outros dados quaisquer.
Então salva tudo o que eu perdi?
Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efetuar sua recuperação ele virá com defeito.
O próprio software indica as chances de que o arquivo seja recuperado, através do marcador “State”. Arquivos em plenas condições de recuperação são marcados como “Excellent”; “Poor” significa que partes deles poderão ser perdidas na recuperação; e “Very Poor” equivale a dizer “dados irrecuperáveis”.
Existem duas modalidades de interface do Recuva!
Aumentando as Chances de Salvar seus Arquivos
Uma boa dica é sempre procurar fazer a recuperação do arquivo em outro disco, como um CD, partição ou mesmo disco rígido externo, pois pode ocorrer de, no momento da recuperação de um arquivo, este sobrescrever outro que está prestes a ser recuperado, o que coloca toda a operação em risco.
Com as precauções básicas e o mínimo de atenção na hora da recuperação, Recuva é com certeza um software excelente para quem necessita recuperar arquivos, mas não dispõe de conhecimentos técnicos suficientes nem de mão de obra especializada.
Na nova versão do programa, o usuário conta com mais detalhes sobre o arquivo que deseja restaurar e poder julgar qual é o melhor modo de restaurá-lo. Ao trocar o modo da interface para o “Avançado” têm-se ainda mais informações sobre os arquivos e o estado em que eles se encontram. Dessa maneira, basta navegar nas abas do quadro lateral do modo avançado dessa interface do Recuva.
Saiba mais informações sobre o arquivo!
Porém, se você prefere apenas ter o mínimo de informação a respeito dos arquivos, mantenha sua interface no modo normal e observe os marcadores coloridos antes do nome dos arquivos.
Se o marcador estiver vermelho, o arquivo está irrecuperável.O amarelo indica que existe algum tipo de risco na recuperação deste arquivo e por fim, o marcador verde significa que o arquivo está completamente apto a ser recuperado.
O Recuva também possui dois modos de verificar seu computador: a “Verificação Normal” e a “Verificação Profunda”. Com o segundo tipo de checagem é possível ter acesso a mais possibilidades de restauração dos seus arquivos, afinal, o programa fará uma varredura completa daquilo que pode ser recuperado.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 4,01 MB
Windows Installation Media Creation Tool é um programa oficial da Microsoft que serve para você criar um arquivo de instalação do Windows.
O programa permite tanto armazená-lo em um DVD quanto em um pendrive. Dessa forma, você pode optar pelo processo mesmo que a máquina não possua um drive de CD.
O aplicativo é leve e não consome muitos recursos do computador, mas pode ser necessário executá-lo como administrador para que ele seja capaz de realizar as suas tarefas. Caso você esteja com o Windows 7, 8 ou 8.1 instalado na máquina, também será necessário ter uma licença original do Windows, pois ela será solicitada durante o processo.
Processo inicial
Antes de você iniciar os procedimentos por meio do programa, tenha em mente que será necessário utilizar um pendrive, um dispositivo de armazenamento flash ou um DVD com no mínimo 4 GB. É essencial lembrar que o processo apaga completamente os dados existentes no dispositivo. Dessa maneira, é recomendado que você escolha uma mídia que já esteja vazia.
Escolhendo os parâmetros
Ou, se preferir, não se esqueça de salvar os dados existentes no dispositivo em outro lugar, para não perdê-los. Se você tem uma versão original do Windows na máquina, não será preciso ter em mãos a licença do produto, pois o aplicativo extrai os dados direto do sistema.
Entretanto, como já citado, se você estiver rodando o Windows 7, 8 e 8.1, em determinado ponto no procedimento a inserção da licença será solicitada.
Montando o arquivo
O Windows Installation Media Creation Tool permite que você crie tanto um pendrive de instalação quanto um DVD, ficando a escolha da mídia completamente de acordo com as suas necessidades.
Escolhendo a mídia a ser gerada
A interface do programa é bem simples e pode até ser considerada como minimalista, operando a partir de uma única janela e exibindo todas as suas opções diretamente na tela. O uso do programa é bem simples, sendo necessário, inicialmente, escolher a linguagem desejada para o arquivo, a edição do Windows e a arquitetura (32 ou 64 bits).
No passo seguinte, você deve indicar se o arquivo de instalação será armazenado em um pendrive ou em uma imagem ISO. Se você optar pelo último procedimento, posteriormente será necessário gravar o item gerado em um DVD. No caso do primeiro, caso ele não seja reconhecido pelo programa, pode ser necessário executar a formatação da unidade.
Efetuando o download dos arquivos
Uma vez que tudo esteja conforme o desejado, basta iniciar o procedimento, que é efetuado em dois passos. Primeiro, o aplicativo realiza o download dos arquivos necessários, ocupando aproximadamente 25 minutos para a conclusão da etapa, porém, o tempo vai sofrer variações conforme a velocidade da sua conexão.
Em seguida, ele vai preparar o arquivo de instalação, levando uns cinco minutos para a tarefa. Uma vez finalizado o processo, você pode visualizar a mensagem informando o sucesso da operação na tela.
Para Windows 7/8/8.1
Tamanho: 18,5 NB
Baixe as últimas atualizações do Windows 10 com essa ferramenta.
Tamanho: 5,9 NB
Baixe qualquer versão do Windows ou Office direto do site da Microsoft, com essa ferramenta.
Tamanho: 1,50 NB
Quem se lembra dos antigos drives de disquete? Atualmente, eles estão ultrapassados, mas já foram amplamente utilizados como fonte de armazenamento e boot para o Windows. Antevendo que o mesmo venha a acontecer com leitores de CDs/DVDs dos computadores em um futuro não muito distante, o WinToFlash é um programa cuja função é copiar para um dispositivo USB o conteúdo da instalação de uma mídia do Windows.
Para utilizá-lo, você precisa de um CD do Windows e um pendrive. Mas atenção, o conteúdo do pendrive será formatado, o que implica na perda de tudo que estiver armazenado nele. Caso você não queira que isto venha a acontecer, insira um pendrive que não esteja utilizando e com o conteúdo em branco ou que possa ser apagado.
No software, há duas abas: “Bem-vindo!” e “Tarefa”. Na primeira, você aciona o “Assistente de transferência da instalação do Windows”, que permite criar automaticamente um disco de boot por meio de um pequeno tutorial. Tudo o que você precisa fazer é indicar se deseja criar a cópia utilizando um CD do Windows ou uma imagem ISO. Depois, basta informar o caminho da unidade de disco e do USB.
Na segunda aba, você encontra opções manuais para criar o pendrive de boot. Por meio delas, você consegue transferir a instalação do Windows XP, 7, Vista, 2008 etc. para unidade USB. Além disso, é possível criar sistemas de inicialização de emergência e drives inicializáveis do MS-DOS. Todavia, é importante destacar que essa alternativa é mais recomendável para usuários avançados.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 10,20 MB
O WSUS Offline Update é uma ferramenta que permite fazer a instalação de todas as atualizações do Windows e/ou do Office a partir de um CD ou DVD.
O funcionamento do software é simples: ele faz o download — pelo Wget — de todas as atualizações para a versão do Windows/Office que o usuário especificar e, em seguida, cria um arquivo ISO para que o usuário possa gravar tudo em CD / DVD.
As versões do Windows suportadas atualmente pelo Offline Update são as seguintes: 2000, XP e Server 2003. Também há suporte para as versões 64 bits do XP e do Server 2003. Além disso, o WSUS Offline Update também funciona para updates do Office 2000, XP, 2003 e 2007.
Como utilizar a ferramenta
A interface conta com apenas uma janela, onde todos os parâmetros são determinados a fim de que a ferramenta realize sua tarefa de acordo com as necessidades do usuário. Duas abas estão dispostas na parte de cima da janela: “Operating Systems” e “Office Suites", servem para selecionar entre Windows e Office, respectivamente. Cada aba mostra as opções de versões e de idiomas para os programas disponíveis.
O download é feito pelo wGet.
Na parte de baixo da janela é onde estão as opções “...(CD)” e “...(DVD)”, que permitem gerar uma ISO de CD para cada versão selecionada ou uma ISO para DVD (contendo todas as atualizações de todas as versões escolhidas), respectivamente. Para começar o download basta clicar em “Start”.
Instalando as atualizações
Depois, quando todo o processo terminar (o download pode demorar bastante), é só queimar o CD/DVD a partir do arquivo ISO localizado no subdiretório "iso" da pasta onde esta o WSUS Offline Update. É interessante destacar que a ferramenta cria uma interface gráfica — executada automaticamente (autorun) a partir do novo disco — para auxiliar na instalação do(s) update(s). Portanto, é só inserir o CD/DVD no drive e seguir as instruções.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
Tamanho: 1,90 MB
Normalmente é preciso gastar um CD ou DVD para preparar a mídia de instalação dos sistemas operacionais ou de inicialização dos sistemas Live. O ponto negativo disto é que a mídia ficará dedicada apenas àquele sistema operacional, não podendo ser atualizada com novas versões ou até mesmo outro conteúdo, a menos que seja um CD ou DVD regravável.
Para driblar este problema e o custo decorrente, é possível fazer a preparação do conteúdo de instalação em um pendrive, que pode ser facilmente regravado e atualizado sempre que for necessário. Mas usar um pendrive para instalar apenas um sistema operacional e deixá-lo dedicado para isto também não parece tão interessante.
O programa permite que o usuário crie um pendrive bootável, ideal para profissionais que trabalham com manutenção de PCs.
Gratuito
Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
Tamanho: 1,25 MB