10 funcionalidades do Windows que não está a usar, mas deveria
Não, isto não é clickbait: estas dicas farão uma diferença imediata no seu trabalho do dia a dia.
O Windows está repleto de funcionalidades úteis, e novos elementos estão constantemente a ser adicionados. Para sermos justos, a Microsoft deu-nos muitas funcionalidades que não são particularmente úteis. Algumas coisas até aparecem por pouco tempo antes de desaparecerem completamente. (Lembra-se do Paint 3D, ou quando a Cortana era a Copiloto da sua época?)
Mas não deixe que isso lhe dê a impressão errada. A Microsoft adicionou todo o tipo de opções fantásticas ao Windows nos últimos meses, e muitas provavelmente ainda não estão no seu radar.
Aqui estão as que deve estar a usar — e, estatisticamente falando, provavelmente não está.
Funcionalidade do Windows #1: magia de código de segurança
Muitos sites e serviços online enviam-lhe um código de segurança via SMS quando inicia sessão. No entanto, não precisa de pegar no seu telemóvel para o encontrar — há uma maneira melhor.
Supondo que configurou o Phone Link e lhe deu acesso às suas mensagens de texto e notificações, pode fazê-lo tudo em alguns cliques. Basta clicar no código na notificação no seu ecrã e depois colá-lo no site que precisar. É incrivelmente conveniente e rápido.
Apenas note que isto só funciona se tiver um telemóvel Android. Não funcionará com iPhones. A Apple não dá à Microsoft uma forma de integrar com iPhones a um nível tão profundo. Para utilizadores de iPhone, este tipo de magia exigirá um Mac.
Notificação de código de segurança SMS
A notificação de mensagens do Phone Link oferece um botão de copiar com um clique quando envolve um código.
Funcionalidade do Windows #2: escrita por voz
Pode escrever facilmente com a sua voz em qualquer campo de texto do Windows usando a Ditado do Windows. Para começar, basta pressionar Windows+H. O programa Ditado do Windows irá surgir, e pode então usar Windows+H para ativar e desativar a funcionalidade sempre que quiser falar para o microfone do seu computador.
É incrivelmente fácil e não requer qualquer configuração complicada.
Funcionalidade do Windows #3: atalhos de ambiente de trabalho virtual
Provavelmente já viu o botão Vista de Tarefas fixo na barra de tarefas de todos os PCs com Windows. Esse botão pode ajudá-lo a gerir vários ambientes de trabalho — mas há algo no facto de clicar nele várias vezes que torna as coisas desajeitadas.
Para usar ambientes de trabalho virtuais corretamente, precisa de atalhos de teclado. Tente pressionar Windows+Ctrl+Seta para a esquerda e Windows+Ctrl+Seta para a direita para mudar rapidamente entre ambientes de trabalho. Esta é a chave para integrar corretamente vários ambientes de trabalho no seu fluxo de trabalho de forma limpa e rápida.
Funcionalidade do Windows #4: recorte mais inteligente
A Ferramenta de Recorte do Windows 11 é particularmente poderosa. Agora também tem reconhecimento ótico de caracteres incorporado, para que possa usá-la para converter palavras em qualquer aplicação em texto copiável e colável. Para o fazer:
Pressione Impr ecran ou Windows+Shift+S. Faça uma captura de ecrã de todo o seu ecrã, uma janela ou talvez apenas parte do seu ecrã.
Clique na miniatura da imagem quando esta aparecer na notificação.
Clique no botão "Ações de texto" na barra — pode aparecer no topo ou na parte inferior da janela, dependendo do tamanho da sua janela.
Agora pode selecionar qualquer texto que quiser ou clicar no botão "Copiar todo o texto". Fácil.
A Ferramenta de Recorte do Windows 11 também permite gravar um vídeo do seu ecrã — essa é outra funcionalidade útil que muitas pessoas podem não conhecer.
OCR na ferramenta de recorte
O botão "Ações de texto" da Ferramenta de Recorte do Windows 11 parece-se um pouco com texto numa página.
(O Windows 10 tem uma versão mais antiga da Ferramenta de Recorte, e estas funcionalidades não estão disponíveis nela.)
Funcionalidade do Windows #5: histórico da área de transferência
O Windows pode manter um histórico das coisas que copia para a sua área de transferência — tanto texto como imagens. Para experimentar, e ativá-lo se ainda não estiver ativado, basta pressionar Windows+V. O sistema é bastante autoexplicativo, mas também pode "fixar" as coisas que copiou para o histórico da área de transferência para as tornar facilmente acessíveis no futuro.
Não perca o seletor de emojis, também. Está algo integrado com o histórico da área de transferência, mas pode pressionar a tecla Windows e a tecla ponto ou ponto e vírgula para abrir diretamente um menu de emojis pop-up.
A partir daí, basta escrever para pesquisar um emoji. Digamos que quer inserir um emoji de fantasma, basta pressionar a tecla Windows e a tecla ponto e depois começar a escrever "fantasma".
Funcionalidade do Windows #6: comutação de separadores do Explorador de Ficheiros
Com o lançamento do Windows 11, o Explorador de Ficheiros ganhou separadores. Mas vi muitas pessoas que não os usam com muita frequência.
Aqui está uma forma de facilitar: pode clicar com o botão do meio do rato numa pasta no Explorador de Ficheiros para abri-la num novo separador. Depois, pode clicar nesse separador ou usar Ctrl+Tab para mudar para ele.
Quer ainda mais truques para separadores do Explorador de Ficheiros? Sem problemas. (Esse truque de clicar com o botão do meio do rato para abrir um novo separador também funciona em navegadores web!)
O Explorador de Ficheiros do Windows 10 ainda não tem separadores, nomeadamente — a menos que recorra a software de terceiros.
Funcionalidade do Windows #7: partilha próxima
O Windows tem uma funcionalidade de "Partilha próxima" incorporada que permite transferir ficheiros sem fios entre PCs com Windows. É um pouco como o AirDrop da Apple — mas apenas para computadores com Windows.
Para a encontrar, vá a Definições > Sistema > Partilha próxima. Depois, sempre que selecionar um ficheiro no Explorador de Ficheiros e ativar "Partilhar" na barra de ferramentas ou no menu de contexto, terá a opção de enviar ficheiros para PCs próximos.
Isto só funciona entre PCs com Windows. Se também quiser transferir ficheiros sem fios entre telemóveis Android, pode instalar a aplicação Quick Share do Google. (Infelizmente, não há uma boa maneira de usar o AirDrop com um iPhone a partir de um PC com Windows.)
Funcionalidade do Windows #8: colagem avançada
O pacote PowerToys gratuito da Microsoft está repleto de ferramentas úteis que deve estar a usar. Uma especialmente pouco apreciada é a PowerToys Advanced Paste. Depois de instalar o PowerToys, pode copiar texto e depois pressionar Windows+Shift+V para abrir a janela PowerToys Advanced Paste.
Uma das opções que encontrará é "Colar como Markdown". O Markdown é uma linguagem de formatação que muitas aplicações modernas usam. Isto torna-o uma grande "ponte" — pode copiar texto formatado no Microsoft Word e depois usar o PowerToys Advanced Paste para colá-lo numa aplicação que suporta a formatação Markdown, mantendo toda essa formatação do Word. É um ótimo truque.
PowerToys Advanced Paste
O PowerToys permite colar como texto simples, mesmo em aplicações que não o suportam.
Funcionalidade do Windows #9: encaixe mais rápido
O Windows permite-lhe encaixar janelas em diferentes áreas do seu ecrã pressionando a tecla Windows juntamente com uma tecla de seta. Esse é um atalho de teclado antigo que muitas pessoas conhecem, mas há algo novo que pode ter perdido.
No Windows 11, as coisas ficam um pouco mais interessantes com o Snap Assist. Agora pode pressionar Windows+Z para ver um menu de várias posições da janela para as quais pode encaixar a janela atual — completo com janelas sugeridas para encaixar em conjunto. Depois, pode pressionar uma das teclas de seta apresentadas no popup do Snap Assist para escolher como quer encaixar a janela.
Experimente — é poderoso.
Funcionalidade do Windows #10: limpeza automática
Supondo que não usa a sua Lixeira para armazenamento de ficheiros a longo prazo, pode querer que o Windows a limpe automaticamente. O Windows pode livrar-se de ficheiros antigos para si — por exemplo, pode fazê-lo limpar automaticamente ficheiros 30 dias depois de os enviar para a Lixeira.
Tudo isto faz parte da funcionalidade Sentido de Armazenamento do Windows. Aqui está como configurá-lo.