#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


15 maneiras de acelerar o Windows 11


O Windows 11 é geralmente mais rápido que o Windows 10, mas isso não significa que não possa ser melhor. Experimente estas dicas para acelerar e estabilizar o seu PC com Windows 11.
O Windows 11 faz muito por baixo do capô para acelerar o desempenho de um PC. O mesmo PC geralmente irá funcionar mais rápido no Windows 11 do que no Windows 10. Mas não importa o quão rápido o seu Windows 11 possa ser, ele pode funcionar ainda mais rápido. E lembre-se que os PCs tendem a abrandar com o tempo, e você quer ter certeza de que isso não acontece com o seu.
É simples fazer com que o seu PC com Windows funcione mais rápido. Basta seguir estas dicas.
Melhores maneiras de acelerar o Windows 11
Desativar programas que são executados na inicialização
Usar o modo de eficiência
Usar a manutenção automática do Windows
Eliminar adware e bloatware
Desativar a indexação de pesquisa
Limpar o disco rígido
Desativar sombras, animações e efeitos visuais
Desativar a transparência
Alterar as definições de energia
Desativar dicas e truques do Windows
Desativar o Modo de Jogo
Atualizar os drivers de dispositivo
Obter um aumento de RAM com ReadyBoost
Reverter o seu PC para um estado anterior
Reiniciar o Windows
Nota: Esta história cobre o Windows 11 versão 24H2. Se tiver uma versão anterior do Windows 11, algumas coisas podem ser ligeiramente diferentes. Se tiver o Windows 10, veja as nossas dicas de velocidade do Windows 10.
1. Desativar programas que são executados na inicialização
O seu PC com Windows 11 pode estar lento se os programas que raramente ou nunca usa estiverem a ser executados em segundo plano. O seu PC irá funcionar mais rápido se os impedir de ser executados.
Para o fazer, primeiro inicie o Gerenciador de Tarefas de uma destas maneiras: Prima Ctrl-Shift-Esc, clique com o botão direito no canto inferior direito do ecrã e selecione Gerenciador de Tarefas, ou escreva gerenciador de tarefas na caixa de pesquisa do Windows 11 e prima Enter. Há muitas coisas que pode usar o Gerenciador de Tarefas, mas aqui vamos focar apenas em eliminar programas desnecessários que são executados na inicialização.
Clique no ícone Aplicações de inicialização no lado esquerdo do ecrã. (É o quinto ícone a partir do topo.) Ele mostra uma lista dos programas e serviços que são iniciados quando inicia o Windows. A lista inclui o nome de cada programa, bem como o seu editor, se está ativado para ser executado na inicialização e o seu "Impacto na inicialização", que é o quanto ele diminui a velocidade do Windows 11 quando o sistema inicia. Note, no entanto, que o ecrã não mostra quanto cada programa irá afetar o seu desempenho após a inicialização, durante as operações normais do PC.
desativar uma aplicação de inicialização no Gerenciador de Tarefas do Windows
Pode usar o Gerenciador de Tarefas para obter informações sobre os programas que são iniciados na inicialização e desativar qualquer um que não necessite.
Para impedir que um programa ou serviço seja iniciado na inicialização, clique com o botão direito nele e selecione Desativar. Isso não desativa o programa completamente; apenas impede que ele seja iniciado na inicialização — pode executar a aplicação após o início. Além disso, se mais tarde decidir que quer que ele seja iniciado na inicialização, pode voltar a esta área do Gerenciador de Tarefas, clicar com o botão direito na aplicação e selecionar Ativar.
Muitos dos programas e serviços que são executados na inicialização podem ser familiares a si, como o Microsoft OneDrive ou o Spotify. Mas pode não reconhecer muitos deles. (Quem sabe imediatamente o que é "bzbui.exe", por favor, levante a mão. Não vale pesquisar no Google primeiro.)
O Gerenciador de Tarefas pode encontrar informações sobre programas desconhecidos. Clique com o botão direito num item e selecione Propriedades para obter mais informações sobre ele, incluindo a sua localização no disco rígido, se tem uma assinatura digital e outras informações, como o número da versão, o tamanho do ficheiro e a última vez que foi modificado. (Note que nem todos os programas fornecem esta informação quando clica neles com o botão direito — o botão Propriedades pode estar cinzento.)
Também pode clicar com o botão direito do rato no item e selecionar Abrir localização do ficheiro. Isso abre o Explorador de Ficheiros e leva-o à pasta onde o ficheiro está localizado, o que pode dar-lhe outra pista sobre o propósito do programa.
Finalmente, e mais utilmente, pode selecionar Pesquisar online depois de clicar com o botão direito. O Bing irá então iniciar com links para sites com informações sobre o programa ou serviço. Com a ajuda do Gerenciador de Tarefas, descobri facilmente que bzbui.exe é o software de backup Backblaze, algo que quero executar automaticamente durante a inicialização.
Se estiver preocupado com uma das aplicações listadas, pode ir a um site gerido pela Reason Software chamado "Should I Block It?" e procurar o nome do ficheiro. Normalmente encontrará informações muito sólidas sobre o programa ou serviço.
Agora que selecionou todos os programas que deseja desativar na inicialização, na próxima vez que reiniciar o computador, o sistema não iniciará esses programas desnecessários automaticamente, e o seu PC pode funcionar mais rápido.
2. Usar o Modo de Eficiência
O Gerenciador de Tarefas tem outro truque na manga para melhorar o desempenho do Windows 11. O Modo de Eficiência pode acelerar o seu PC e melhorar a duração da bateria do portátil. Ele reduz a prioridade do processo de aplicações em segundo plano, entre outros truques de eficiência.
O termo é um pouco enganador, porque não pode colocar todo o seu PC em Modo de Eficiência. Em vez disso, usa o Gerenciador de Tarefas para colocar aplicações e processos individuais nele. Há uma ressalva: só poderá usá-lo em algumas aplicações e processos.
Primeiro, inicie o Gerenciador de Tarefas usando um dos métodos descritos na dica anterior. Se já estiver no Gerenciador de Tarefas, clique no ícone Processos (três quadrados numa grelha) no lado esquerdo do ecrã para ir para o ecrã Processos. Uma lista de aplicações e processos atualmente em execução aparece.
Clique na aplicação ou processo que deseja colocar em Modo de Eficiência, clique no ícone Modo de eficiência no canto superior direito do ecrã e confirme que deseja ativar o Modo de Eficiência para a aplicação. Note que se o ícone Modo de eficiência estiver cinzento quando clica numa aplicação ou processo, não poderá usá-lo. Além disso, algumas aplicações, incluindo o Microsoft Edge, funcionam automaticamente no Modo de Eficiência por padrão, e o modo não pode ser desativado.
3. Usar a manutenção automática do Windows
Em segundo plano, o Windows 11 executa constantemente a manutenção do seu PC, fazendo coisas como análise de segurança e realizando diagnósticos do sistema para garantir que tudo está em ordem. Ele corrige automaticamente os problemas que encontra, o que ajuda o seu PC a funcionar com o máximo desempenho. A manutenção automática é executada todos os dias às 2:00 da manhã se o seu dispositivo estiver ligado a uma fonte de alimentação e estiver em suspensão.
No entanto, essa função pode ter sido desativada acidentalmente, ou pode não ter sido executada recentemente se desligou o PC à noite (em vez de o colocar em modo de suspensão) ou se não tiver o seu portátil ligado há algum tempo. Deve certificar-se de que está ativado e executa todos os dias. Também pode executá-lo manualmente se quiser.
Escreva controlo na caixa de pesquisa na barra de tarefas e selecione Painel de Controlo nos resultados para executar a aplicação Painel de Controlo. Na aplicação, selecione Sistema e Segurança > Segurança e Manutenção. Na secção Manutenção, em Manutenção Automática, clique em Iniciar manutenção se quiser que ela seja executada agora. Para garantir que ela é executada todos os dias, clique em Alterar definições de manutenção e, no ecrã que aparece, selecione a hora em que deseja que a manutenção seja executada e marque a caixa ao lado de Permitir que a manutenção agendada acorde o meu computador na hora agendada. Depois, clique em OK.
4. Eliminar adware e bloatware
Pode ser que o que está a abrandar o seu PC não seja o Windows 11, mas sim bloatware ou adware que ocupa recursos de CPU e sistema. O adware e o bloatware são particularmente insidiosos porque podem ter sido instalados pelo fabricante do seu computador. Eles normalmente são executados automaticamente na inicialização sem que você saiba. Ficará espantado com o quão melhor o seu PC irá funcionar se se livrar dele.
Comece por executar uma análise do sistema para encontrar adware e malware. Se já instalou uma suite de segurança como o Norton Security ou o McAfee LiveSafe, pode usá-la. A aplicação anti-malware incorporada do Windows 11, o Windows Defender, também faz um ótimo trabalho. Basta escrever windows defender na caixa de pesquisa, premir Enter e clicar em Analisar agora. O Windows Defender irá procurar malware e remover qualquer um que encontrar.
Deve obter uma segunda opinião, no entanto, por isso considere uma ferramenta gratuita como o Malwarebytes. A versão gratuita analisa malware e adware e remove o que encontra; a versão paga oferece proteção permanente para impedir infeções em primeiro lugar.
Agora que já fez tudo isso, verifique se existe bloatware e desinstale-o. Uma boa ferramenta anti-bloatware gratuita é o Bulk Crap Uninstaller. Também pode ir ao site Should I Remove It? — ele oferece recomendações sobre qual software é útil e o que pode desinstalar. Há uma seção do site dedicada a conselhos sobre como remover bloatware em PCs de fabricantes específicos. Recomendo vivamente ir lá, porque ele lista todo o bloatware que diferentes fabricantes instalam nos seus PCs. Essa seção do site também compara a quantidade de bloatware que os principais fabricantes enviam nos seus PCs. Ele classifica a Toshiba como tendo o maior número e a Acer como tendo o menor.
Finalmente, quando compra um novo PC online, verifique se existe uma opção para deixar de fora o software de teste e o software que não precisa para executar o seu PC. Isso impedirá que o bloatware entre no seu sistema em primeiro lugar.
5. Desativar a indexação de pesquisa
A pesquisa do Windows 11 executa a indexação no seu disco rígido em segundo plano, permitindo que você pesquise no seu PC mais rapidamente do que se não estivesse a ser feita nenhuma indexação. Isso é bom para pesquisas rápidas, mas não é tão bom para PCs mais lentos, porque a indexação pode causar uma queda de desempenho. Pode dar a uma máquina mais lenta um aumento de velocidade desativando a indexação. Mesmo que tenha um disco SSD, desativar a indexação pode melhorar a sua velocidade, porque a escrita constante no disco que a indexação faz pode eventualmente abrandar os SSDs.
Para desativá-la, escreva services.msc na caixa de pesquisa na barra de tarefas e prima Enter. A aplicação Serviços aparece. Desça até ao Serviço de Indexação ou Pesquisa do Windows na lista de serviços. Clique duas vezes nele e, no ecrã que aparece, clique em Parar. Depois, reinicie a sua máquina. As suas pesquisas podem ser ligeiramente mais lentas, mas também pode não notar a diferença. No entanto, deve obter um aumento de velocidade geral.
Alternativamente, pode desativar a indexação apenas para ficheiros em determinadas localizações. Desta forma, pode ainda indexar ficheiros e pastas que pesquisa com frequência, mas desativar a indexação para o resto do seu disco rígido. Assim, ainda obteria pesquisas rápidas para os ficheiros que utiliza com frequência, aumentando simultaneamente o desempenho do seu PC.
Para o fazer, escreva índice na caixa de pesquisa do Windows 11 e clique no resultado Opções de Indexação que aparece. A página Opções de Indexação do Painel de Controlo aparece. Clique no botão Modificar e verá uma lista de localizações que estão a ser indexadas, como o Microsoft Outlook, os seus ficheiros pessoais, etc. Desmarque a caixa ao lado de qualquer localização e ela deixará de ser indexada.
6. Limpar o disco rígido
Um disco rígido inchado cheio de ficheiros de que não precisa pode abrandar o seu PC. Levar alguns minutos para o limpar pode dar um aumento de velocidade imediato. Uma ferramenta incorporada do Windows 11 chamada Storage Sense fará isso por si.
Inicie a aplicação Definições, selecione Armazenamento, desça até à secção "Gestão de armazenamento" e, ao lado do Storage Sense, mova o botão de Desligado para Ligado. A partir de agora, o Windows irá monitorizar constantemente o seu PC e eliminar ficheiros antigos inúteis de que já não precisa — ficheiros temporários, ficheiros na pasta Downloads que não foram alterados num mês e ficheiros antigos da Lixeira.
Também pode personalizar quando o Storage Sense é executado e o que deve ser eliminado automaticamente — por exemplo, se deve eliminar ficheiros da pasta Downloads depois de terem estado lá durante mais de 30 dias. Para o fazer, clique na seta para a direita ao lado do controlo deslizante Ligado/Desligado do Storage Sense.
7. Desativar sombras, animações e efeitos visuais
Quem gosta de efeitos visuais é provavelmente fã das sombras, animações e efeitos visuais do Windows 11. Eles normalmente não afetam o desempenho em PCs rápidos e mais recentes. Mas podem causar uma queda de desempenho em máquinas mais antigas e mais lentas.
Se tem um PC mais lento, desative-os. Para o fazer, na caixa de pesquisa do Windows 11, escreva sysdm.cpl, prima Enter e clique no ícone sysdm.cpl. Isso inicia a caixa de diálogo Propriedades do Sistema do Painel de Controlo. Clique no separador Avançado e clique em Definições na secção Desempenho. Isso leva-o à caixa de diálogo Opções de Desempenho. (Certifique-se de que está no separador Efeitos Visuais da caixa de diálogo.) Verá uma lista variada de animações e efeitos especiais.
Se gosta de ajustar, pode ativar e desativar opções individuais. Estas são as animações e efeitos especiais que provavelmente irá querer desativar, porque têm o maior efeito no desempenho do sistema:
Animar controlos e elementos dentro das janelas
Animar janelas ao minimizar e maximizar
Animações na barra de tarefas
Esbater ou deslizar menus para a vista
Esbater ou deslizar ToolTips para a vista
Esbater itens de menu após clicar
Mostrar sombras debaixo das janelas
No entanto, é muito mais fácil selecionar a opção Ajustar para melhor desempenho no topo do ecrã e clicar em OK. O Windows 11 irá então desativar os efeitos que abrandam o seu sistema.
8. Desativar a transparência
Para obter um aumento de velocidade ainda maior, vá além de desativar sombras, animações e efeitos visuais. Desative também os efeitos de transparência na barra de tarefas e noutros locais do Windows 11. O Windows faz uma quantidade surpreendente de trabalho pesado para criar efeitos de transparência, e desativá-los pode fazer a diferença no desempenho do sistema.
Para o fazer, execute a aplicação Definições e selecione Personalização > Cores, depois mova o controlo deslizante Efeitos de transparência para Desligado.
9. Alterar as definições de energia
As definições de energia do seu PC com Windows 11 permitem equilibrar o seu consumo de energia com o seu desempenho. Se estiver a usar a definição mais eficiente em termos de energia, está a abrandar o seu PC, porque a definição reduz o desempenho do seu PC para poupar energia. (Mesmo os PCs de secretária normalmente têm uma definição de poupança de energia.) Alterar a sua definição de energia para uma das opções menos eficientes em termos de energia irá dar-lhe um aumento de desempenho imediato.
Para o fazer, execute a aplicação Definições, depois escolha Sistema e clique na seta para a direita ao lado de Energia. Dependendo se está a usar um portátil ou um PC de secretária (e se estiver a usar um portátil, se estiver ligado), verá uma definição "Ligado" ou "A bateria" que lista o modo de energia que está a usar. Clique na seta suspensa ao lado dele e escolha a definição que deseja.
Melhor Desempenho dá-lhe o máximo de potência, mas utiliza mais energia. Equilibrado encontra um meio-termo entre o uso de energia e um melhor desempenho, e Melhor Eficiência de Energia faz tudo o que pode para lhe dar o máximo de duração da bateria possível. Os utilizadores de computadores de secretária não têm razão para escolher Melhor Eficiência de Energia, e mesmo os utilizadores de portáteis devem considerar a opção Equilibrado quando não estiverem ligados.
10. Desativar dicas e truques do Windows
O Windows 11 observa constantemente o que está a fazer no seu PC e dá-lhe dicas sobre coisas que pode querer fazer com o sistema operativo. Nunca achei estas dicas úteis. E não gosto das implicações de privacidade do Windows estar constantemente a olhar por cima do meu ombro.
Para além disso, esta monitorização também pode tornar o seu PC mais lento. Portanto, para acelerar as coisas, diga ao Windows para parar de ser tão intrometido e de lhe dar conselhos. Para o fazer, execute a aplicação Definições e selecione Sistema > Notificações. Desça até às Definições adicionais e clique na seta para baixo. Nas opções que aparecem, desmarque a caixa marcada Obter dicas e sugestões ao usar o Windows.
11. Desativar o Modo de Jogo
O Modo de Jogo do Windows 11 otimiza o seu PC para jogar jogos. Quando deteta que está a jogar um jogo, ele prioriza os recursos do sistema para jogos, removendo-os de outras aplicações e processos em segundo plano. Isso é ótimo para jogadores sérios, mas quando não está a jogar jogos, pode abrandar o seu sistema porque mantém alguns recursos do sistema em reserva caso comece a jogar um jogo. Também ocasionalmente causa problemas de estabilidade. Portanto, desativar o Modo de Jogo pode dar ao seu PC um aumento de velocidade. (Sempre pode voltar a ativá-lo quando quiser jogar um jogo.)
O Modo de Jogo está ativado por padrão, por isso, mesmo que nunca tenha jogado um jogo no seu PC, provavelmente está ativado. Para desativá-lo, vá para Definições > Jogos > Modo de Jogo e mova o controlo deslizante Modo de Jogo para Desligado.
12. Atualizar os drivers de dispositivo
O seu PC com Windows 11 pode ficar lento se os seus drivers estiverem desatualizados e no caminho. Drivers desatualizados podem causar uma grande queda de desempenho. Os drivers gráficos são muitas vezes os maiores culpados nas desacelerações relacionadas com drivers. Para verificar se o seu está desatualizado e para atualizar para o mais recente:
1. Na caixa de pesquisa do Windows, escreva gestor de dispositivos e clique no ícone Gestor de Dispositivos que aparece.
2. Desça até à entrada Adaptadores de Ecrã e clique na seta para o lado para expandi-la.
3. Clique com o botão direito no driver e, no menu de contexto que aparece, selecione Atualizar Driver.
Será perguntado se quer que o Windows procure um driver atualizado ou se quer encontrar um e instalá-lo manualmente. A melhor opção é deixar o Windows fazer o trabalho. Siga as instruções no ecrã para instalar o driver.
Pode usar o Gestor de Dispositivos para atualizar todos os seus drivers desta forma. Isso é demorado, por isso considere pedir ao Windows para fazer o trabalho por si. Para o fazer, inicie a aplicação Definições (premir a tecla Windows + I é um bom atalho para o fazer) e selecione Atualização do Windows no painel esquerdo. Selecione Opções Avançadas > Atualizações Opcionais. Verá uma lista de todas as atualizações que o Windows encontrou, mas não instalou. Selecione qualquer um dos drivers que deseja instalar e clique em Transferir e instalar.
13. Obter um aumento de RAM com ReadyBoost
Se tem um PC lento, o problema pode ser que não tem RAM suficiente. Uma solução é adicionar mais RAM, mas isso pode ser uma tarefa assustadora se não se sentir confortável em abrir o seu computador e mexer nas suas entranhas, ou se tem um portátil cuja RAM não pode ser adicionada.
Para uma solução simples, fácil de usar e de baixo custo, recorra à função ReadyBoost do Windows 11, que utiliza uma unidade flash USB para essencialmente aumentar a sua RAM armazenando dados em cache nela. Certifique-se de que a unidade flash que compra tem pelo menos 500 MB livres e tem uma taxa de transferência de dados mínima de 3,5 MB/s para leituras aleatórias de 4 KB e 2,5 MB/s para escritas aleatórias de 512 KB. A unidade flash precisa ser USB 2.0 ou superior, assim como a entrada na qual irá inseri-la.
Para o fazer:
1. Coloque a unidade flash numa entrada livre.
2. Clique com o botão direito nela no Explorador de Ficheiros e selecione Propriedades.
3. No ecrã que aparece, selecione ReadyBoost > Usar este dispositivo.
4. Clique em OK, depois em Aplicar.
Note que se o Windows estiver instalado numa unidade de estado sólido (SSD), não poderá usar o ReadyBoost, porque os SSDs são rápidos e o Windows já o estará a usar como cache para aumentar o desempenho.
14. Reverter o seu PC para um estado anterior
Por vezes, o seu PC abranda sem razão aparente e permanece lento. Pode ser um novo driver a abrandar o seu sistema. Talvez acidentalmente tenha alterado uma definição do sistema que causou o problema. Pode ser difícil, e muitas vezes impossível, chegar à raiz destes tipos de problemas e resolvê-los.
Se notou que o seu computador ficou lento recentemente, há algo que pode resolver o problema: Restaure o seu PC para o estado em que estava antes do problema começar. Pode fazer isso facilmente através da Restauração do Sistema.
Para o fazer:
1. Escreva sistema avançado na caixa de pesquisa na barra de tarefas e clique no ícone Ver definições avançadas do sistema que aparece.
2. No ecrã que aparece, selecione Proteção do Sistema > Restauração do Sistema.
3. No ecrã que aparece, selecione Restauração recomendada e clique em Seguinte se quiser reverter para o ponto de restauração mais recente. Selecione Escolher um ponto de restauração diferente se quiser escolher um por si mesmo e clique em Seguinte.
4. Reinicie o seu PC. Ele irá reverter para o seu estado anterior. Note que quando faz isso, os seus documentos, imagens e dados pessoais não serão eliminados.
Se a Restauração do Sistema ainda não estiver ativada para o seu sistema, não poderá reverter para um ponto de restauração anterior. É fácil ativá-la se quiser usá-la no futuro, no entanto.
Vá para o ecrã Proteção do Sistema como descrito acima e clique em Configurar. Selecione Ativar proteção do sistema e clique em OK. A partir de então, o seu PC irá criar regularmente pontos de restauração. Se quiser criar um imediatamente, de volta ao ecrã Proteção do Sistema, clique em Criar.
15. Reiniciar o Windows
Eis uma das armas quase secretas da TI para resolver problemas e acelerar um PC: desligue-o e reinicie-o. Fazer isso limpa qualquer excesso de uso de RAM que de outra forma não pode ser limpo. Também elimina processos que pode ter iniciado e que já não são necessários, mas que continuam a ser executados e a abrandar o seu sistema.
Se o seu PC com Windows 11 ficou lento com o tempo sem razão aparente, pode ficar surpreendido com a rapidez com que ele irá funcionar quando fizer isso. Posso garantir isso, e reinicio regularmente os meus PCs com Windows 11, mesmo que não estejam lentos, apenas como medida de precaução.

Este artigo foi publicado originalmente em fevereiro de 2023 e atualizado pela última vez em abril de 2025.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®