Depois de tantos anos, ainda estou a descobrir novos atalhos de teclado no Windows.
Como um entusiasta do Windows há muito tempo, sempre adorei e confiei em atalhos de teclado. São incríveis! Como uma coleção de apertos de mão secretos que podem executar rapidamente tarefas úteis e acelerar dramaticamente o que quer que esteja a fazer no seu computador.
Sim, os atalhos de teclado são bastante secretos. O Windows não fornece um treinador que o guie através das centenas de atalhos de teclado que pode achar úteis. Eles simplesmente… existem. Em segundo plano.
Por isso, normalmente tem de procurá-los ou descobrir sobre eles à moda antiga: falando com outros entusiastas de PC e lendo artigos úteis como este. Deixe-me mostrar-lhe os atalhos de teclado mais fantásticos e práticos que realmente uso o tempo todo.
Se for como eu, usa muito o Explorador de Ficheiros. Com um atalho de teclado, está sempre ao alcance da mão — basta pressionar a tecla **Windows+E** para lançar uma nova janela do Explorador de Ficheiros sempre que precisar.
Provavelmente conhece o atalho de teclado básico Ctrl + Alt + Eliminar, mas se o estiver a usar para abrir o Gestor de Tarefas, existe realmente uma maneira melhor: em vez disso, use o atalho de teclado **Ctrl+Shift+Esc**.
Quer alterar uma definição no sistema operativo? Normalmente tem de o fazer através da aplicação Definições. Em vez de procurar no menu Iniciar, existe realmente um atalho de teclado que pode usar: tecla **Windows+I**. Depois, pode pesquisar diretamente na aplicação Definições o que precisa.
Sabia que cada vez que copia uma imagem ou texto para a área de transferência, o Windows mantém um histórico contínuo de tudo? O atalho de teclado habitual Ctrl + V só cola a última coisa que copiou — mas se quiser colar algo que copiou muito antes, pode!
Tudo o que tem de fazer é abrir o histórico da área de transferência com o atalho de teclado tecla **Windows + V**. (Se nunca o abriu antes, será solicitado a autorizar a ativação da função.)
O que é bom no histórico da área de transferência é que pode até fixar determinados itens copiados no painel, tornando-os fáceis de encontrar no futuro.
Ame-os ou odeie-os, os emojis tornaram-se parte da comunicação moderna — e a Microsoft sabe disso, razão pela qual o Windows facilita a introdução de emojis em quase qualquer aplicação.
Tudo o que tem de fazer é pressionar os atalhos de teclado tecla **Windows + Ponto** ou tecla **Windows + Ponto e vírgula**. Depois, use o campo de pesquisa para encontrar o emoji que deseja (ou simplesmente percorra para navegar).
O Windows permite-lhe introduzir texto com a sua voz em quase qualquer aplicação. Para abrir a interface de digitação por voz, basta pressionar a tecla **Windows + H**. Verá uma janela flutuante (no Windows 11) ou uma barra (no Windows 10).
Esta função chama-se Digitação por Voz. Pode usar o menu de definições na janela/barra para ativar funções como pontuação automática. (Por predefinição, terá de dizer palavras como “ponto” enquanto ditar texto.)
Quando a Microsoft eliminou o menu Iniciar no Windows 8, teve pelo menos a cortesia de dar um osso aos utilizadores avançados: um menu de "utilizador avançado" oculto com acesso rápido a várias definições do sistema.
E mesmo que o Windows 10 tenha trazido de volta o menu Iniciar — que persiste no Windows 11 — o menu de utilizador avançado nunca desapareceu. Para abri-lo, pressione a tecla **Windows + X** (ou clique com o botão direito do rato no botão Iniciar).
Para proteger o seu computador de acessos não autorizados — especialmente num ambiente como um escritório ou campus — deve bloquear o seu computador sempre que se afastar. Para bloquear rapidamente o seu PC, basta pressionar o atalho de teclado tecla **Windows + L**.
Se tiver vários dispositivos de saída de som (por exemplo, colunas, auscultadores, auriculares sem fios) ou vários dispositivos de entrada de som (por exemplo, microfone do portátil, auscultadores, microfone externo), provavelmente muda entre eles muitas vezes.
Bem, não precisa de procurar profundamente na aplicação Definições para mudar entre eles. Pode simplesmente pressionar o atalho de teclado **Ctrl + tecla Windows + V** para abrir o menu de definições de som.
É também um atalho para ajustar o volume do sistema e o volume por aplicação (usando os cursores) e uma forma rápida de entrar na secção Som da aplicação Definições (clicando em Mais definições de volume).
Esta função é nova no Windows 11, pelo que não está disponível no Windows 10.
A função Ajustar é uma ferramenta essencial de gestão de janelas para multitarefas no Windows 11. Pode facilmente “ajustar” janelas de aplicações às margens do ecrã usando o seu teclado.
Para começar, use a tecla **Windows + seta para a esquerda** e a tecla **Windows + seta para a direita** para ajustar a janela atualmente focada a metade esquerda ou metade direita do ecrã. Da mesma forma, use a tecla **Windows + Alt + seta para cima** e a tecla **Windows + Alt + seta para baixo** para ajustar as janelas à metade superior ou metade inferior do ecrã, respetivamente.
Também pode usar atalhos para mover janelas para quadrantes do ecrã. Por exemplo, depois de ajustar uma janela à metade esquerda (usando o atalho de teclado acima), mantenha pressionada a tecla Windows e toque na seta para cima para a ajustar ao quadrante superior esquerdo.
Como se o próprio ajuste não fosse suficientemente útil, o Windows 11 também tem uma função adicional de Layouts de ajuste que facilita o ajuste de janelas em várias configurações.
Para ativar os Layouts de ajuste, use o atalho de teclado tecla **Windows + Z**. Obterá uma janela pop-up com opções numeradas — basta pressionar a tecla numérica associada para escolher esse layout de janela.
Tambem pode ver os Layouts de ajuste passando o ponteiro do rato sobre o botão Maximizar de uma janela. Ou, arraste qualquer janela para a margem superior central do ecrã para ver as opções de Layout de ajuste.
Muitos jogos de PC oferecem modos de janela e ecrã inteiro. Se quiser alternar entre eles, pode ser bastante complicado navegar até ao menu de definições do jogo, especialmente se o fizer com frequência.
Aqui está uma maneira mais rápida de alternar entre os modos de janela e ecrã inteiro em muitos jogos de PC: basta pressionar **Alt + Enter**. Isto não funciona em todos os jogos, mas funciona em muitos deles. É a primeira coisa que tento sempre que quero alternar entre os modos de ecrã inteiro e janela.
O Windows 11 tem uma função chamada Visualização de Tarefas que permite criar “áreas de trabalho virtuais” entre as quais pode alternar. Uma área de trabalho virtual é como uma instância separada da “área de trabalho”, e cada área de trabalho virtual pode conter o seu próprio conjunto de janelas de aplicações em execução.
Existem vários atalhos de teclado para a experiência de Visualização de Tarefas, como a **tecla Windows + Tab**, que facilita a criação de novas áreas de trabalho virtuais, a eliminação de outras existentes e a alternância entre elas.
Mas depois de criar algumas áreas de trabalho virtuais, uma maneira ainda mais fácil de alternar entre elas é usar os atalhos de teclado **tecla Windows + Ctrl + seta para a esquerda** e **tecla Windows + Ctrl + seta para a direita**.
Tem uma configuração de estação de trabalho extensa com vários monitores? Pode mover janelas de um ecrã para o seguinte pressionando a tecla **Windows + Shift + seta para a esquerda** (para mover a janela atualmente focada para o visor esquerdo) ou a tecla **Windows + Shift + seta para a direita** (para mover a janela atualmente focada para o visor direito).
No Windows 11, o Explorador de Ficheiros mudou muito em relação ao que era antes, particularmente com um menu de contexto simplificado. Mas algumas opções só são encontradas nesse menu de contexto clássico, antigo.
Em vez de primeiro abrir o menu de contexto e depois selecionar Mostrar mais opções (ou até mesmo hackear o seu registo com uma solução alternativa), pode realmente usar um atalho de teclado para abrir imediatamente o menu de contexto antigo: mantenha pressionada a tecla **Shift** enquanto clica com o botão direito do rato no Explorador de Ficheiros para ver o menu de contexto clássico.
Esta função é nova no Windows 11, pelo que não está disponível no Windows 10.
A tecla **Ctrl** é um dos meus truques subutilizados favoritos quando se trata de edição rápida de texto. Em suma, manter pressionada a tecla Ctrl faz com que a maioria das teclas atuem em palavras inteiras em vez de carateres individuais.
Por exemplo, Backspace elimina o caráter anterior, mas **Ctrl + Backspace** elimina a palavra anterior. Outro exemplo, as setas para a esquerda e para a direita movem o cursor por um caráter, mas **Ctrl + seta para a esquerda** e **Ctrl + seta para a direita** movem o cursor de palavra para palavra.
E funciona também com a tecla Shift. Ao manter pressionada a tecla Shift, pode destacar o texto à medida que o cursor se move — portanto, se quiser destacar rapidamente várias palavras seguidas, basta manter pressionada **Ctrl + Shift** e depois tocar nas setas para a esquerda e para a direita. (Tente manter pressionada a tecla **Shift** com as teclas **Home** e **End** para destacar linhas inteiras de texto com apenas algumas teclas!)
Todos os navegadores da web modernos — incluindo Chrome, Firefox, Opera e Edge — permitem-lhe reabrir rapidamente os separadores que fechou. Também é fácil de memorizar: se o atalho de teclado Ctrl + T cria um novo separador, o atalho de teclado **Ctrl + Shift + T** reabre o último separador fechado.
**Alt + Tab** é um dos atalhos de teclado do Windows mais icónicos. Mas, se tiver muitas janelas abertas para percorrer, pode ser mais lógico percorrer ao contrário por vezes. Nesse caso, basta pressionar **Shift + Alt + Tab** para regressar na lista de janelas abertas.
E isso não é tudo: enquanto a caixa de diálogo Alt + Tab está aberta, também pode usar as teclas de seta para saltar instantaneamente para a janela da miniatura selecionada.
Quer renomear rapidamente um ficheiro? Com um ficheiro selecionado no Explorador de Ficheiros, basta pressionar **F2**, escrever o nome e pressionar Enter.
Gosto de navegar entre ficheiros usando as teclas de seta, depois uso a tecla F2 para os renomear rapidamente. Ou melhor ainda: depois de pressionar F2 e escrever um nome de ficheiro, pressione a tecla **Tab** (em vez da tecla Enter) para começar imediatamente a renomear o próximo ficheiro na pasta.
As ferramentas de captura de ecrã incorporadas do Windows melhoraram, mas por vezes quer ignorar as ferramentas e guardar imediatamente como um ficheiro de imagem.
Para guardar uma captura de ecrã no disco sem todas as etapas intermédias, pressione a tecla **Windows + Impr Pant**. O seu ecrã piscará enquanto o Windows guarda a captura de ecrã. Depois disso, encontrará a captura de ecrã na pasta Capturas de Ecrã dentro da pasta Imagens da sua conta de utilizador.
Fonte: PCWorld
Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®