A Microsoft agora permite Windows 11 em PCs mais antigos e incompatíveis
Apesar de anos de avisos, agora é oficialmente possível instalar o Windows 11 em PCs que não atendem aos requisitos.
Há menos de uma semana, a Microsoft dobrou sua política que exige que os PCs tenham hardware compatível com TPM 2.0 para instalar o Windows 11. Mas agora, em um movimento inesperado e intrigante, a empresa está emitindo instruções para instalar o Windows 11 em computadores incompatíveis.
“Não é recomendado instalar o Windows 11 em um dispositivo que não atenda aos requisitos mínimos de sistema do Windows 11. Se o Windows 11 estiver instalado em hardware inelegível, você deve se sentir confortável em assumir o risco de ter problemas de compatibilidade.”
O risco mencionado aqui inclui falhas no sistema e a falta de atualizações de segurança cruciais que, de outra forma, manteriam o PC seguro e protegido contra malware, hackers e golpistas.
Portanto, quem deseja instalar o Windows 11 desta forma deve primeiro aceitar o seguinte aviso:
“Este PC não atende aos requisitos mínimos de sistema para executar o Windows 11 – esses requisitos ajudam a garantir uma experiência mais confiável e de maior qualidade. A instalação do Windows 11 neste PC não é recomendada e pode resultar em problemas de compatibilidade. Se você prosseguir com a instalação do Windows 11, seu PC não terá mais suporte e não terá direito a receber atualizações. Danos ao seu PC devido à falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia do fabricante. Ao selecionar Aceitar, você reconhece que leu e compreendeu esta declaração.”
Instalando o Windows 11 em PCs incompatíveis
Com o Windows 11, o principal requisito da Microsoft é a disponibilidade de um chip TPM 2.0. Explicamos anteriormente o que é um TPM e também escrevemos sobre como talvez você não precise realmente comprar um TPM para Windows 11. Mas na maioria dos casos, você precisava do TPM 2.0 para Windows 11.
Até agora. Os usuários agora podem atualizar diretamente para o Windows 11, mesmo sem o hardware necessário. A Microsoft não explica as etapas reais de “atualização para o Windows 11” no documento, mas presumimos que isso seja feito por meio do aplicativo Windows Update e do aplicativo PC Health Check.
Depois de instalar o Windows 11, se o seu dispositivo não atender aos requisitos, você verá uma marca d'água adicionada à área de trabalho e uma notificação no aplicativo Configurações. Eles só podem ser removidos com ajustes no registro.
Posso voltar para o Windows 10 depois?
Para quem atualiza para o Windows 11 apesar de não atender aos requisitos, a Microsoft oferece a oportunidade de retornar ao Windows 10. No entanto, isso só é possível por 10 dias após a atualização.
A opção de reverter pode ser encontrada em Configurações em Sistema > Recuperação > Opções de recuperação.O processo passo a passo o levará de volta ao Windows 10. No entanto, você deve criar um backup antes de atualizar para estar seguro caso algo dê errado.