#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Bíblia do ChatGPT: OpenAI quer que toda a gente saiba usar a tecnologia


Após o lançamento do ChatGPT, que deu o mote para muitas novidades neste campo, em 2022, a Inteligência Artificial (IA) conheceu uma verdadeira explosão. De facto, os modelos foram aparecendo "como cogumelos", com as pessoas a verem-se obrigadas a saber lidar com as várias formas da tecnologia. Entretanto, para que o conhecimento chegue a todos, a OpenAI lançou uma espécie de Bíblia.
Numa comunicação oficial, a OpenAI anunciou a OpenAI Academy: "um espaço de recursos online [que] apoiará a literacia em IA e ajudará pessoas de todas as origens a aceder a ferramentas, práticas recomendadas e conhecimentos de colegas para utilizar a IA".
Este espaço gratuito e disponível ao público procurará entregar as melhores práticas e conhecimentos em IA, para que todos quantos queiram aprendam a utilizar a tecnologia de forma mais eficaz e responsável.
OpenAI abre conhecimento em IA a todos
Segundo o anúncio, a partilha de conhecimentos dar-se-á, por via de uma "combinação de eventos online e presenciais, [com] workshops, debates e outros conteúdos digitais que vão desde os conceitos básicos de IA até à integração avançada para engenheiros e programadores".
Inicialmente, a academia da OpenAI consistia numa série de programas presenciais centrados em programadores e utilizadores técnicos.
Entretanto, a empresa decidiu alargá-la e servir, com esta OpenAI Academy, uma comunidade mais vasta de pessoas, incluindo educadores, estudantes ou candidatos a emprego, líderes de organizações sem fins lucrativos e proprietários de pequenas empresas.
Na perspetiva da OpenAI, "quando mais pessoas puderem utilizar a IA com confiança, os benefícios estender-se-ão, [...] criando oportunidades de aprendizagem, mobilidade e crescimento económico e inovação".
O futuro pertence àqueles que compreendem a IA e estamos a garantir que a literacia e a educação em IA são acessíveis a todos.
Disse Pedro Santos Acosta, diretor-executivo de Tecnologias Emergentes do Miami Dade College, acrescentando que a parceria entre a sua escola, a Open AI Academy e o GPTechday "visa transformar a curiosidade em capacidade, dando às pessoas a confiança e as habilidades para moldar o seu próprio futuro".

Tutorial escrito por Ana Sofia Neto


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®