#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Ferramenta gratuita ajuda empresas a identificar presença em blacklists


A E-goi, plataforma líder em automação de marketing omnicanal e Inteligência Artificial, lançou uma ferramenta gratuita que resolve um problema crítico para negócios digitais: o Domain Blacklist Checker. Esta solução permite que as empresas verifiquem a sua reputação online, identificando se estão em blacklists.
As blacklists desempenham um papel fundamental na proteção contra ameaças. Regra geral, um domínio é incluído nessas listas por um historial que justifica a sua inserção.
A listagem acontece normalmente devido a comportamentos inadequados ou a vulnerabilidades no ambiente de envio de e-mails do remetente ou cliente.
Utilizar um domínio listado em blacklists prejudica gravemente a entregabilidade dos emails, o que pode ter consequências sérias para um negócio. Isto afeta não só o alcance das comunicações e as oportunidades de negócio, mas também a reputação da marca e os resultados financeiros da empresa
Afirma Guedes, Chief Information Security Officer & Senior SysAdmin da E-goi, explicando que estas listas são consultadas no destino para avaliar se uma mensagem deve ser aceite ou recusada.
A solução desenvolvida pela E-goi visa ajudar as empresas a identificarem antecipadamente a presença dos seus domínios em blacklists, permitindo que verifiquem falhas nos seus fluxos de comunicação e tomem medidas para reduzir os impactos negativos.
Como funciona a solução
A ferramenta da E-goi é gratuita: basta inserir o domínio que se pretende verificar e prosseguir com a análise.
Além de verificar a presença em listas negras, a ferramenta também avalia as principais configurações de autenticação e segurança de e-mails:
▪ MX (Mail Exchange): Indica quais os servidores destinados/autorizados à receção de e-mails do domínio (não está relacionado com o envio).
▪ SPF (Sender Policy Framework): Define quais os servidores autorizados a enviar em nome do domínio.
▪ DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance): Registo que evita a falsificação de e-mails, ao determinar como o destinatário deve lidar com mensagens que falhem as validações do SPF e/ou DKIM, bem como definir o envio de relatórios sobre essas falhas, possibilitando o acompanhamento de eventuais abusos.
▪ BIMI (Brand Indicators for Message Identification): Indica se o domínio está configurado para exibir a identidade visual certificada da marca nos e-mails.
Impacto nos negócios
Em dezembro de 2023, as mensagens de spam representaram mais de 46,8% do tráfego global de e-mails, de acordo com dados do Statista.
Além disso, segundo a Spamhaus, estar listado numa blacklist pode resultar numa rejeição maciça de e-mails, afetando de forma significativa a entrega das mensagens, com uma taxa de rejeição que pode atingir os 80%.
O lançamento da ferramenta gratuita da E-goi responde a necessidades críticas de setores como o e-commerce - onde domínios bloqueados podem impedir o funcionamento de gateways de pagamento - e empresas SaaS, cuja operação depende da entregabilidade de e-mails transacionais.
Disponível em português e espanhol, a ferramenta pode ser utilizada gratuitamente através do site: Domain Blaclist Checker.

Autor: Pplware


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®