#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição


Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Manual do TCA-Media Downloader 3


O TCA-Media Downloader 3 é um programa escrito em python-3 totalmente acessível com leitores de ecrã.
É baseado na biblioteca YT-DLP, que nos permite baixar conteúdo multimídia de centenas de sites. Aqui você pode descobrir os sites oficialmente suportados:
Além disso, o TCA-Media Downloader 3 utiliza FFMPEG, biblioteca que, combinada com YT-DLP, nos permite converter os nossos downloads para diversos formatos.
O TCA-Media Downloader 3 está focado principalmente no YouTube, mas como já foi dito, é compatível com muitos mais sites, adicionando compatibilidade com alguns não oficiais. Este último dependerá se YT-DLP conseguir obter as informações necessárias para fazer o download, ou seja, se detectar multimídia na página que disponibilizamos.
Este manual tem como objetivo descrever a interface do TCA-Media Downloader 3, na sua primeira versão. Os novos recursos adicionados ao longo das diferentes atualizações serão refletidos na secção [Changelog] (#changelog). Novas opções e sua descrição serão apontadas nesta secção, portanto, o manual principal detalhará apenas a primeira versão.
Da mesma forma, à medida que recebermos uma atualização, tentaremos fornecer uma descrição detalhada das novas alterações incluídas em tal atualização.
O TCA-Media Downloader 3 vem com um atualizador incorporado, que nos fornecerá atualizações do programa. Essas atualizações serão divididas em 3 secções, Biblioteca, Recursos e Completa.
1. Atualizações no ramo da biblioteca: Este ramo receberá pequenas atualizações da biblioteca e correções de bugs.
2. Atualizações no ramo de recursos: Este ramo receberá atualizações de novos recursos adicionados ao programa. Aprimoramentos e melhorias de recursos implementados anteriormente estarão no ramo de bibliotecas; este ramo refletirá apenas novos recursos.
3. Atualizações na versão completa: Esta versão receberá atualizações completas do programa. Este ramo atualizará todos os componentes do programa e será usado para atualizá-lo com novos recursos, correções de bugs importantes ou bibliotecas críticas.
Ao verificar se há atualizações, na descrição será especificado o ramo ao qual pertence a atualização e sempre poderemos saber pela nomenclatura da versão atualizada.
O TCA-Media Downloader na sua primeira versão será 3.0.0.0, o primeiro 0 pertence ao ramo completo, o segundo indica o ramo de recursos e o último pertence ao ramo da biblioteca.
Este manual descreverá a parte principal do programa, permitindo ao utilizador explorá-lo e descobrir todo o potencial com o qual tentamos fornecer o TCA-Media Downloader 3 para nossa própria diversão.
De antemão, diremos que nesta versão, TCA-Media Downloader incorpora novos formatos de download, mais opções de download, novas possibilidades de personalização de download e, algo que poucos programas possuem, para não dizer nenhum.
Poderemos pesquisar vídeos, como nas versões anteriores, mas além disso, agora poderemos pesquisar playlists e canais de forma rápida e simples, podendo interagir com tais resultados.
Da mesma forma, nesta versão é possível realizar vários downloads ao mesmo tempo, podendo reproduzir simultaneamente, enquanto continuamos usando o programa.
Esperamos adicionar novos recursos já em desenvolvimento e alguns em projeto.
Nesta primeira versão tentamos dar-lhe o que o TCA-Media Downloader 2 tinha, mas vitaminado e com novas funcionalidades para lhe dar a versão final mais estável possível.
Assim que for provado que a versão final é estável o suficiente, começaremos a adicionar novos recursos que acreditamos que todos irão gostar.
Descrição da interface
Nesta primeira versão, podemos dizer que o programa está dividido em 3 secções:
1. Separadores.
2. Reprodutor.
3. Controlos.
Separadores
Nesta primeira versão temos 3 separadores, URL (Alt+1), Pesquisa (Alt+2) e downloads (Alt+3).
Poderemos alternar entre eles com as teclas Alt+1, alt+2 e alt+3, bem como com Ctrl + Tab para ir para o próximo separador ou Ctrl + Shift + Tab para ir para o separador anterior.
Poderemos saber em qual separador estamos a qualquer momento pressionando a combinação Ctrl+Espaço.
URL (Alt+1)
Este separador, quando focado, deixar-nos-á no campo para inserir uma URL.
Só funcionará se detectar que o que inserimos é um endereço válido, caso contrário não fará nada. Como mencionei, este programa é focado principalmente no YouTube, portanto, se colocarmos uma URL do youtube, ele detectará que tipo de URL é vídeo, lista de reprodução ou canal.
Caso não seja uma URL do YouTube e seja de outro site compatível, ou se quisermos tentar baixar conteúdo multimídia de lá, isso nos dará outras possibilidades de download.
Bem, uma vez que colocamos uma URL, se pressionarmos enter, um menu de contexto com opções relacionadas a tal URL será mostrado. Estas opções mudam dependendo do tipo de URL inserido.
Na URL de um vídeo do YouTuve teremos as seguintes opções:
Download regular: Esta opção permitirá baixar o vídeo com as opções que escolhemos (descritas mais tarde), adicionará o download com uma propriedade de vídeo e com formato (explicado mais tarde), poderemos ver o download no separador de downloads (Alt+3).
Download personalizado: Esta opção abrirá uma caixa de diálogo que nos dará a possibilidade de escolher um formato e ver as suas propriedades. Isto é para utilizadors avançados que estão familiarizados com codecs de áudio e vídeo.
Informações do vídeo: abrirá uma caixa de diálogo na qual poderemos visualizar informações e opções de um vídeo, como copiar diversas informações para a área de transferência, baixar e verificar informações.
Reprodução: permitirá reproduzir o vídeo no reprodutor incorporado no TCA-Media Downloader 3 (explicado mais adiante).
Numa URL de playlist do YouTube teremos as seguintes opções:
Baixar PlayList inteira: adicionará a playlist inteira com todos os seus vídeos para download, com opções padrão.
Escolha os vídeos para baixar: abrirá uma caixa de diálogo na qual poderemos verificar os vídeos que queremos baixar, dispensando aqueles que não estiverem marcados.
nesta caixa de diálogo, também temos as seguintes teclas, na lista de vídeos:
Espaço: marca ou desmarca o item selecionado.
Ctrl +P: o vídeo será reproduzido imediatamente.
Ctrl +D: o vídeo será baixado imediatamente com as opções que definimos.
Ctrl +I: dará informações sobre a posição em que estamos na playlist.
Ctrl +F: abrirá uma caixa de diálogo para escrevermos uma posição e passarmos para ela rapidamente na lista. Isso é útil para listas que possuem muitos vídeos. *Informações da PlayList: abrirá uma caixa de diálogo na qual poderemos visualizar informações sobre a playlist, onde teremos uma área mostrando os vídeos que essa playlist contém, bem como algumas opções. nesta caixa de diálogo, na secção de vídeos da playlist, poderemos pressionar enter em cada vídeo e obteremos um menu de contexto com as opções que correspondem aos vídeos. Da mesma forma, temos várias teclas utilizáveis para cada item dessa lista:
Ctrl + P: reproduzirá o vídeo imediatamente.
Ctrl +D: fará o download do vídeo imediatamente com as opções que definimos.
Ctrl +I: dará informações sobre a posição em que estamos na playlist.
Ctrl +F: abrirá uma caixa de diálogo para escrevermos uma posição e passarmos para ela rapidamente na lista. É útil para listas que possuem muitos vídeos.
Na URL de um canal do YouTube teremos as seguintes opções:
Baixar canal inteiro: adicionará todos os vídeos contidos no canal para download com as opções que escolhemos.
escolher vídeos para baixar: abrirá uma caixa de diálogo que nos permitirá selecionar os vídeos que queremos baixar, marcando-os, descartando aqueles que não queremos. Quando esta caixa de diálogo for aberta, poderá informar que a playlist não contém vídeos. Isso pode ocorrer porque o canal possui os vídeos protegidos por direitos autorais, os vídeos estão ocultos, bloqueados pelo YouTube, protegidos por senha ou estão em playlists diferentes e não na parte principal do canal.
Nesta caixa de diálogo também temos a possibilidade de utilizar várias teclas na lista de vídeos:
Espaço: marca ou desmarca o item selecionado.
Ctrl +P: O vídeo será reproduzido imediatamente.
Ctrl +D: fará o download imediato do vídeo com as opções atribuídas.
Ctrl +I: dará informações sobre a nossa posição atual na lista de reprodução do canal principal.
Ctrl +F: abrirá uma caixa de diálogo para escrevermos uma posição e avançarmos rapidamente para ela na lista de reprodução. É útil para listas que possuem muitos vídeos.
Informações do canal: mostrará uma caixa de diálogo com informações sobre o canal e uma área com 2 separadores, vídeos e Playlists, onde podemos ver quais vídeos e quais playlists o canal contém, respectivamente.
Em qualquer uma dessas duas áreas podemos pressionar a tecla Enter em um item e as opções correspondentes de vídeos ou playlists serão mostradas. Na área de vídeos também poderemos usar Ctrl+p para reproduzir, Ctrl+d para baixar, Ctrl+i para saber onde estamos e Ctrl+f para ir rapidamente até o item que desejamos.
Nesta caixa de diálogo também teremos diversos botões para copiar para a área de transferência ou baixar o canal.
Se inserirmos uma URL que não pertence ao YouTube, ao pressionar enter o programa tentará encontrar conteúdo multimídia.
Se encontrar conteúdo multimídia para baixar na URL inserida, dará duas opções: Tentar baixar com formato, que tentará baixar o ficheiro com as opções que definimos, e tentar baixar original, que tentará baixar o ficheiro multimídia em seu formato original.
Se não encontrar nenhum conteúdo multimídia, avisará por meio de uma mensagem.
O campo URL pode ser focado rapidamente se estivermos no separador URL com Alt + I. Da mesma forma, este campo de URL também pode ser limpo com Ctrl +B se estiver em foco.
As seguintes opções neste separador serão aquelas estabelecidas para futuros downloads que realizarmos, seja por URl ou por busca (explicado mais adiante).
Se continuarmos tabulando aqui, chegaremos a uma caixa de combinação chamada "selecionar formato": (Alt + F).
Nesta caixa de combinação poderemos escolher diferentes formatos suportados pelo programa, tanto de vídeo como de áudio. Além disso, a última opção da caixa é avançada, o que permitirá novas opções de download para o que escolhermos baixar.
Se tabularmos novamente, teremos a caixa de combinação solicitando que escolhamos a qualidade do áudio: (Alt + q) ou escolha uma opção avançada de formato personalizado: (Alt +C). Isto ocorrerá se tivermos selecionado a opção avançada na caixa de combinação de formatos.
Na qualidade de áudio, podemos selecionar o vitrate desejado para o áudio baixado. Isso sempre dependerá se o que tentamos baixar é permitido, caso contrário, se colocarmos uma taxa de bits alta, ele sempre tentará baixar a melhor qualidade de áudio.
Se na caixa de combinação de formatos selecionamos a opção avançada, esta caixa oferecerá 412 opções, que nem sempre funcionam em todos os áudios ou vídeos que queremos baixar. É uma questão de teste e, acima de tudo, para utilizadors avançados. É recomendado que os utilizadors comuns não toquem nesta opção.
Cada opção possui uma descrição do que tentamos baixar.
Nesta caixa de combinação, temos 2 teclas de atalho:
Ctrl + I: Falará nossa posição atual na caixa de combinação.
Ctrl +F: abrirá uma caixa de diálogo para passarmos rapidamente para uma opção em toda a lista. Se continuarmos a tabular, chegaremos a uma caixa de combinação chamada Escolha a composição do nome de saída: (Alt + N). Aqui poderemos escolher o nome dos ficheiros resultantes, tendo também a possibilidade de criar uma subpasta, numerar os vídeos ou áudios baixados, ou não, por enquanto.
Pressionando tab mais uma vez, chegaremos a uma caixa de seleção que nos permite escolher a pasta na qual queremos guardar os downloads (Alt + U).
Esta caixa vem desabilitada por padrão, e guardará nossos downloads na subpasta TCAMediaDownloader na pasta "music" por padrão, criando-a caso não exista. Podemos marcar a caixa e uma janela se abrirá, permitindo-nos escolher o local personalizado para os nossos downloads. Se desmarcarmos a caixa quando ela estiver marcada, o programa será baixado na pasta padrão novamente. Isto é tudo para a área de URL.
Pesquisar (Alt+2)
Este separador possui apenas dois componentes:
Digite uma pesquisa (Alt +S): Aqui poderemos colocar qualquer tipo de texto e pressionar enter para obter opções.
Se pressionarmos enter com o campo vazio, aparecerá apenas uma opção: selecionar o número de resultados a mostrar, que é um submenu onde podemos escolher o número de resultados que queremos obter, podendo escolher entre 10 e 500 resultados. Esta configuração permanece guardada até que a alteremos novamente.
Se inserirmos algum texto e pressionarmos enter, teremos opções de pesquisa de vídeos, playlists ou canais, bem como a opção anterior de alterar o número de resultados desejados. Isso será exibido como um menu de contexto.
Se selecionarmos qualquer uma das 3 primeiras opções, será realizada uma pesquisa com base no termo que inserimos.
Esta caixa de pesquisa pode ser limpa rapidamente com Ctrl +B, o que limpará tanto o campo de pesquisa quanto os resultados. Também podemos limpar o campo de pesquisa com backspace e pressionar enter. Em seguida, será mostrado um menu de contexto com a opção de limpar a pesquisa, que limpará o campo e a lista de resultados, e a opção mencionada anteriormente para alterar o número de resultados.
Os menus são dinâmicos, dependendo da ação que realizamos.
Se pressionarmos tab, chegaremos a uma lista chamada resultados da pesquisa (Alt + R): Nesta lista, podemos pressionar enter, e obteremos as mesmas opções já descritas no separador URL para cada pesquisa.
Existem mais algumas opções, se for uma pesquisa de vídeo.
Podemos usar Ctrl + P para reproduzir rapidamente um vídeo, Ctrl + D para baixá-lo e, além disso, ao pressionarmos enter naquele vídeo, teremos a seguinte nova opção no menu:
Download de pesquisa múltipla: Esta opção abrirá uma caixa de diálogo na qual serão mostrados todos os resultados da pesquisa, permitindo-nos selecionar aqueles que desejamos baixar.
Esta caixa de diálogo é útil caso queiramos baixar vários vídeos de uma vez, em vez de baixar um por um.
Nesta caixa de diálogo de lista de vídeos podemos usar espaço para marcar ou desmarcar, Ctrl +R para reproduzir e Ctrl + D para baixar o item em foco. Além disso, se apertarmos enter, teremos opções de menu para vídeos, já explicadas acima.
Se pressionarmos tab, chegaremos a uma caixa de edição onde teremos que digitar o nome do download múltiplo. além de identificar o download, este nome criará uma subpasta com o que colocamos em nossa pasta de download, e tudo o que escolhermos nesta caixa de diálogo será baixado para essa subpasta. Isto é tudo para a guia de pesquisa.
Downloads (Alt+3)
Esse separador também é simples, com dois controlos.
Há uma lista contendo os nossos downloads, a que podemos aceder com Alt+ L, e se pressionarmos tab, há um campo somente leitura chamado status (Alt + E). Há também uma barra de progresso que indicará o status do download que escolhemos na lista.
Na lista de downloads será falado o tipo de download. vídeo, playlist, canal ou outro, bem como seu formato. O formato dependerá do que selecionamos no separador URL. Também é o nome do download.
Se pressionarmos enter durante um download, um menu com opções será mostrado. Este menu é dinâmico dependendo dos downloads e do seu status. Se o download estiver em andamento, este menu permitirá o seguinte:
Reproduzir (apenas downloads de vídeo)
Abrir o link de download na web
Copiar o link de download para a área de transferência
Se o download for concluído, as opções oferecidas serão:
Abrir a pasta de download
Além disso, caso haja downloads concluídos, um menu denominado ações gerais permitirá:
Limpar downloads concluídos
Se ocorrer um erro e tivermos o download relacionado selecionado, dará a opção de visualizar o erro, consistindo numa caixa de diálogo com o erro relacionado e a possibilidade de copiar tal mensagem de erro para a área de transferência.
No submenu de ações gerais, também teremos a opção de limpar downloads com erro, se houver.
Se pressionarmos tab, chegaremos ao campo somente leitura que mostra algumas informações sobre o status do download e o que está sendo feito.
O separador de downloads termina aqui.
Reprodutor
Nesta secção, se pressionarmos tab e nada estiver a ser reproduzido, o programa irá para a secção seguinte (Controles), pois esta opção contém apenas os botões de reprodução quando está ativa.
Os botões são:
Retroceder (F1)
Reproduzir (F2) ou Pausar (F2) Dependendo do seu status.
Avanço rápido (F3)
Parar (F4)
Tanto no botão de retrocesso (F1) quanto no botão de avanço rápido (F3) podemos pressionar a tecla de aplicação, Shift F10 ou Ctrl + M, para obter um menu, que nos permitirá selecionar o tempo de retrocesso ou avanço rápido para a faixa que estamos a reproduzir.
A opção que escolhermos nesse menu ficará selecionada até que seja alterada novamente.
O reprodutor pode ser controlado com os atalhos indicados acima, de qualquer lugar do programa, exceto na caixa de diálogo de configurações ou atualizações.
Nestas duas caixas de diálogo, onde o player não pode ser controlado, ao serem abertas, a reprodução será pausada até que sejam fechadas.
Leve em consideração que se alguma das ações nestas caixas de diálogo precisar reiniciar o programa, a reprodução será interrompida e teremos que retomá-la se desejarmos.
Controlos
Nesta secção, encontraremos:
Volume: (F5/F6):
Com estas teclas, aumentaremos ou diminuiremos o volume. Se pressionarmos Alt + V e o controle estiver em foco, com as setas para esquerda, direita, para baixo ou para cima, diminuiremos ou aumentaremos o volume respectivamente.
Velocidade: (F7/F8):
também podemos pressionar Alt + V para focar este controlo. Esta combinação alternará entre volume e velocidade, dependendo de qual dos controlos está em foco. * Com f6 ou f7 ou as teclas de seta, diminuiremos ou aumentaremos a velocidade de reprodução. Temos que ter cuidado, pois se aumentarmos a velocidade, o buffer de reprodução pode ficar sem dados e dar uma mensagem de erro. Isso não acontece com todos os vídeos e também depende muito da conexão de internet que temos.
Saída de áudio:
Podemos focar rapidamente esta caixa de combinação com Alt + S, mas tal controle só estará disponível se a reprodução estiver ativa, seja em reprodução ou pausada. Poderemos escolher em qual dispositivo queremos que o som seja reproduzido. Deve-se esclarecer que quando a reprodução é interrompida, o dispositivo volta aos padrões, portanto, se quisermos outro dispositivo para a próxima reprodução, teremos que selecioná-lo novamente. Atualmente, esta opção não pode ser guardada por motivos técnicos. Caso uma solução seja encontrada no futuro, o utilizador poderá escolher por meio de qual dispositivo deseja que o som seja reproduzido.
ecrã de vídeo (F11):
Se a reprodução estiver ativa, seja em reprodução ou pausada, também podemos ter acesso rápido ao controlo com Alt + P. O controlo é uma caixa de seleção que, quando marcada com espaço, nos mostrará uma ecrã cheia com o vídeo, podendo assistir seu conteúdo. Por padrão o vídeo vem desabilitado, reproduzindo apenas áudio, mas a qualquer momento e a partir de qualquer caixa de diálogo, podemos habilitar a ecrã de vídeo com F11, exceto nas caixas de diálogo de configurações e atualizações. a ecrã de vídeo também suporta F1 para retroceder, F2 para reproduzir/pausar, F3 para avançar, F4 para parar e fechar a ecrã, F5 e F6 para aumentar ou diminuir o volume, F7 e F8 para aumentar a velocidade de reprodução e teclas explicadas posteriormente. Deve-se dizer que esta ecrã pode ser fechada continuando a reprodução com escape, ou fecha automaticamente se perder o foco. Este último significa que se estivermos na ecrã do vídeo e pressionarmos Alt + Tab, a janela fechará ao perder o foco.
Botão de menu (Alt + M):
este menu conterá diferentes ferramentas, opções e ações gerais. nesta primeira versão, contém o seguinte:
Verificar se há atualizações:
Irá procurar por atualizações; se não houver atualizações, informará, caso contrário, será exibida uma caixa de diálogo nos dando a possibilidade de atualizar. Deve-se dizer que esta opção só pode ser invocada se não tivermos downloads ativos.
Opções:
Abrirá uma caixa de diálogo com as configurações do programa (explicadas na secção a seguir)
Saída:
Sai do programa, verificando primeiro se temos downloads ativos. Neste caso seremos avisados com uma caixa de diálogo onde precisaremos escolher se realmente queremos sair. Também podemos sair com Alt + F4 da interface principal.
Diálogo de opções
Esta caixa de diálogo possui diferentes áreas nesta primeira versão.
Ao abri-la, o foco estará em uma lista onde estão as diferentes áreas, para que nos possamos mover com as setas para cima ou para baixo.
Quando estivermos na área desejada, se pressionarmos tab, chegaremos às opções dessa área, e poderemos percorrê-las com tab.
Nesta primeira versão são oferecidas as seguintes opções:
Geral:
Esta área contém opções gerais, cujas funcionalidades são:
Alterar idioma do programa:
Pressionar este botão dará um menu com os idiomas que o programa suporta. Atualmente são suportados 85 idiomas, dos quais nesta primeira versão oficial apenas o espanhol e o inglês são oficiais e os demais idiomas são gerados por um tradutor automático. Na próxima secção deste documento explicaremos como funciona e como quem quiser pode adicionar um idioma e oficializá-lo para o programa. mais tarde falarei sobre idiomas e darei informações técnicas para tradutores.
Escolha o separador inicial do programa:
Nesta caixa de combinação podemos selecionar o separador que será carregado quando o programa for iniciado.
Minimizar para a bandeja do sistema Quando a janela principal é minimizada:
Se habilitarmos esta caixa e minimizarmos a janela, ao invés de permanecer minimizada, ela irá se esconder na bandeja do sistema, e um novo ícone com o nome TCA-Media Downloader e sua versão aparecerá. Se pressionarmos diretamente o ícone, a janela do TCA-Media Downloader será aberta; Se pressionarmos o botão esquerdo, teremos um menu para abrir ou fechar o programa, e se clicarmos duas vezes, o programa será aberto. Isso terá novas opções no futuro. o ícone só aparecerá quando o programa estiver oculto. Caso seja restaurado, o ícone desaparecerá da bandeja do sistema.
Transferências:
Aqui adicionaremos as opções referentes aos downloads.
Atualmente, temos:
Retomar downloads incompletos (experimental):
Se marcarmos esta caixa, uma caixa de diálogo será mostrada explicando como isso funciona, mas no geral, o que acontecerá é que, se fecharmos o programa e ainda houver downloads ativos, se colocarmos a mesma URL ou pesquisarmos e baixarmos novamente, e vestígios desse download forem detectados, em vez de recomeçar, ele tentará fazer o download de onde foi interrompido.
Deve-se dizer que esta opção está em modo experimental e não há garantia de que funcione em todos os casos.
Reprodutor:
Aqui colocaremos o que diz respeito ao reprodutor.
Atualmente traz o seguinte:
reproduzir a melhor qualidade (o menu Qualidade não será mostrado ao pressionar reproduzir):
Por padrão, esta caixa está marcada, portanto, quando reproduzirmos um vídeo, será sempre reproduzida a melhor qualidade encontrada. Se desmarcarmos esta caixa, pressionar reproduzir em um vídeo nos dará um menu no qual podemos selecionar a qualidade de reprodução, baixa, média ou alta, desde que esteja disponível. em alguns vídeos, por exemplo, pode nos dar apenas qualidade baixa e média, baixa e alta, ou média e alta. tudo depende de quais qualidades são encontradas.
Isto é do agrado do utilizador. esta configuração foi adicionada para aqueles utilizadors com conexões limitadas para que possam ter a possibilidade de escolher se desmarcam a caixa, por exemplo, escolhendo baixa qualidade para salvar os dados da conexão.
Mostrar ecrã de vídeo durante a reprodução:
Esta caixa está desmarcada por padrão.
Se a verificarmos, quando um vídeo começar a ser reproduzido, o ecrã do vídeo será aberto automaticamente.
Neste ecrã poderemos usar teclas de reprodução de F1 a F12.
Deve-se dizer que o ecrã do vídeo fechará se perder o foco, e teremos que abri-lo novamente para continuar a assistir ao conteúdo visualmente.
Som:
Aqui poderemos personalizar quais os sons que queremos tocar e quais os que não desejamos.
Atualmente, podemos ativar ou desativar o seguinte:
Reproduzir som de inicialização (será reproduzido quando o programa carregar lentamente)
Reproduzir sons de espera (será reproduzido em diálogos de espera)
Reproduzir novo som de download (será reproduzido ao adicionar um novo download)
Reproduzir um som de download bem-sucedido
Reproduzir som de download com erro
Enviar mensagens de informações de ação para o leitor de ecrã
Podemos selecionar as caixas mencionadas para que sejam usadas ou não. Todas elas vêm verificadas por padrão.
Algo deve ser dito sobre o envio de mensagens de informação de ação para o leitor de ecrã: Esta opção dará informações sobre as diferentes ações realizadas no programa, por exemplo, quando pressionamos Ctrl + B no campo URL, aparecerá campo URL limpo. Isso será falado pelo próprio leitor de ecrã.
Também nas teclas do reprodutor, aumentando ou diminuindo o volume, ou nos controles de velocidade, por exemplo, dirá aumentar o volume em 95%, ou reproduzir, pausar, avançar 30 segundos, etc. São mensagens enviadas para o leitor de ecrã se a caixa estiver habilitada, caso contrário, essas mensagens não sairão.
São três combinações de teclas que, embora tenhamos a caixa desmarcada, serão enviadas ao leitor. Estas são:
F9: informará o tempo decorrido e total da faixa em reprodução. Se não houver nenhum, isso nos dirá que nada está tocando.
F10: dirá o título da faixa em reprodução, se não houver nada informará adequadamente.
Ctrl + O: Esta combinação dará informações rápidas sobre as opções de download que definimos na guia URL.
Ctrl + S: Esta combinação fornecerá informações sobre downloads ativos, concluídos e com erro.
estas teclas podem ser chamadas e usadas em qualquer lugar do programa, exceto em configurações e atualizações.
além disso, após as caixas de sons, temos a seguinte caixa de combinação:
amostra do som (selecione um som e pressione ctrl+r para o reproduzir):
Nesta caixa, se pressionarmos Ctrl + R, dará uma prévia do som, para que possamos identificar os sons do programa.
E, finalmente, esta caixa de diálogo de opções possui os botões OK e cancelar.
Se pressionarmos OK, as alterações serão guardadas e se pressionarmos cancelar, nada será alterado.
Cabe alertar que as alterações de idioma exigem que o programa seja reiniciado e que essa alteração só acontecerá se não houver downloads ativos.
Resumo de teclas importantes
Para o reprodutor:
F1: Retroceder
F2: Reproduzir/Pausar
F3: Avanço rápido
F4: Parar
F5: Diminuir volume
F6: Aumentar o volume
F7: Desacelerar
F8: Acelerar
F9: Tempo decorrido/total
F10: Título da reprodução em andamento
F11: Ativa ou desativa o ecrã de vídeo
F12: Habilita ou desabilita mensagens faladas pelo leitor de ecrã
Ctrl + M: Mostra o menu para escolher o tempo de retrocesso e avanço, apenas nestes botões do reprodutor
Em listas de vídeos:
Ctrl + R: Reproduzir
Ctrl + D: descarregar
Ctrl + I: Posição na lista
Ctrl + F: Caixa de diálogo para mover para uma posição na lista
Enter: ação no item em foco e outras opções dependendo de onde estamos
Espaço: somente em listas de seleção, irá marcar ou desmarcar o item em foco
Resto das listas e campos de texto que não são de vídeo:
Ctrl + B: Limpa campos de texto
Enter: mostra o menu com as opções correspondentes dependendo de onde estamos
Caixa de combinação de formato personalizado:
Ctrl + I: informa a posição na caixa de combinação
Ctrl + F: mostra a caixa de diálogo para escolher para onde queremos ir na caixa de combinação
Diálogo de espera:
Na caixa de diálogo de espera que aparece cada vez que executa uma ação, há um pressionamento especial de tecla de pânico.
Essa combinação é:
Shift + Ctrl + Alt + K
Esta combinação é experimental e só deve ser usada caso o diálogo de espera demore muito e o programa não execute a ação solicitada.
Utilize apenas em casos específicos e quando esta caixa de diálogo permanecer por muito tempo.
Outros:
Ctrl + O: dará informações de formato, qualidade, nome e localização.
Estas são as opções que definimos no separador URL e são aquelas definidas para downloads.
Ctrl + S: informações de status do download dirá, com uma mensagem no nosso leitor, se há downloads ou não.
Nesse caso, informará o número de downloads ativos, concluídos e com erro.
Este pressionamento de tecla funciona em qualquer lugar do programa, exceto na caixa de diálogo de atualizações, configurações, espera ou posição.
Informações sobre linguagens de programa
Como mencionado anteriormente, nesta primeira versão apenas os idiomas espanhol e inglês são oficiais, enquanto os outros 83 são gerados automaticamente por um tradutor automático.
Caso alguém queira contribuir com um idioma oficial, devem ser cumprido os seguintes passos.
Todos os idiomas estão na pasta DATA/LOCALE. só precisa ir até o seu e alterar o ficheiro base.po.
Pode excluir a tradução automática e fazer a sua própria, ou corrigir a automática. Em seguida, guarde as alterações e gere o ficheiro .po. Dessa forma, o idioma refletirá as suas alterações assim que reiniciar.
Observações
Ocasionalmente, podemos encontrar canais que parecem não conter vídeos. Neste caso, faremos o seguinte:
1. para voltar aos resultados da pesquisa, pressione Escape
2. No resultado do canal, pressione enter e aceda às suas informações.
3. Uma vez lá, vá para o separador “listas de canais” com ctrl + Tab
4. Aqui poderemos encontrar os canais, se houver, e escolher os vídeos para baixar desse canal.


Curta nossa página no Facebook

Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®