No Windows 11, os ajustes do painel de controle mudaram e agora ficam centralizados no novo aplicativo “Configurações”, que é a maneira que a Microsoft espera que a maioria dos usuários altere as configurações dos seus PCs. O aplicativo possui uma interface de usuário moderna, e oferece várias opções para os usuários personalizarem seus dispositivos como bem queiram.
Entretanto, ele não é um substituto perfeito para acessar todas as opções antigas do Painel de Controle clássico. Se você deseja acessar as opções antigas do Painel de Controle, há um recurso chamado de “Modo Deus” que oferece acesso rápido a mais de 200 configurações de maneira muito intuitiva. Esse recurso também funciona em versões anteriores do Windows.
O “Modo Deus”, ou God Mode, é simplesmente uma pasta que contém atalhos para a maioria – ou todas – as opções disponíveis no Painel de Controle. É muito útil porque disponibiliza todos esses atalhos rapidamente, sem precisar navegar pela interface um tanto quanto confusa do Painel de Controle. Todos os itens são classificados e agrupados de uma forma bem fácil de serem encontrados. Nesse post a gente te mostra como ativar.
Como ativar o Modo Deus no Windows 11
Ativar o Modo Deus é fácil quando você conhece as etapas que precisam ser feitas a seguir. É também um processo livre de riscos, se levar em conta que seu computador é utilizado somente por você e não por outras pessoas. Caso esse seja o caso, convém criar uma conta de usuário separada para eles sem os privilégios de administrador. Veja agora como habilitar o Modo Deus:
Passo 1: Crie com o botão direito no mouse em sua área de trabalho e crie uma nova pasta.
Passo 2: Nomeie a pasta para:
GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}
Se você já criou a pasta com um nome diferente, basta clicar novamente com o botão direito do mouse na pasta e renomeá-la.
Passo 3: Depois de pressionar Enter após a alteração, o nome da pasta desaparecerá, mas não se preocupe, significa que deu certo. Pode ser que o ícone da pasta mude para um ícone do Painel de Controle. Clique nela.
Passo 4: Com a pasta aberta, você terá acesso a todas as configurações internas. Desde Autoplay, contas de usuário, otimização de disco, entre vários outros. Em alguns casos, a configuração que você procura pode ter sido substituída completamente pelo aplicativo “Configurações”. Dessa forma, o atalho abrirá esse aplicativo em vez do Painel de Controle clássico.
Por ser uma pasta padrão, você pode também copiar os atalhos das configurações presentes nela e colar na sua área de trabalho, facilitando ainda mais o acesso.
Se você deseja acessar algumas configurações antigas no Windows 11, o Modo Deus é definitivamente a maneira mais fácil de se fazer isso, especialmente quando a Microsoft empurra o Painel de Controle clássico cada vez mais para as profundezas do sistema. Muitas dessas configurações agora estão ocultas por trás de várias páginas de navegação complexas e em páginas diferentes. Ter uma pasta que centraliza todas as configurações em uma só pode ser muito útil.
E se quiser remover essas opções da área de trabalho, basta excluir a pasta para se livrar dela. Todas elas continuarão disponíveis do jeito usual. Você estará apenas excluindo atalhos para elas.