#PraCegoVer Identidade visual. No canto superior esquerdo tem a logo do site Acessibilidade em foco: Fundo cinza claro; no centro, o desenho de um olho, estilizado. O olho está desenhado com uma linha verde, grossa; a pupila, no centro, é amarela.
Abaixo, a palavra Acessibilidade está escrita no centro, em letras maiúsculas, cinzentas e em tamanho grande. Abaixo dela, também no centro, as palavras Em foco, escritas em tamanho menor, na cor verde. Elas estão inclinadas (em itálico). Fim da descrição

Acessibilidade em Foco


Teclas de Acessibilidade


Conheça 3 símbolos importantes do casamento


Cada um deles tem um significado específico que poucos católicos conhecem.
Ao longo da história, o sacramento do matrimônio foi se enriquecendo com diversos símbolos.
A Aliança
Um dos primeiros sinais utilizados foi a aliança, que já era usada no ambiente romano e judaico como sinal de contrato.
É interessante mencionar que o homem entregava a aliança à esposa não como um enfeite, mas como um selo, já que, com ela, selavam as arcas e gavetas que continham as despensas e provisões e, assim, evitava-se que os escravos as roubassem.
O cristianismo transformou a aliança em sinal de fidelidade.
No século I, ela era feita de ferro, mas a partir do século II, já começou a ser confeccionada em ouro.
O Vestido Branco
O costume do vestido branco no casamento é relativamente moderno.
No início do cristianismo, não havia uma cor preferida para a cerimônia.
Em Roma, era muito utilizada a cor laranja, por exemplo.
Evitava-se a cor preta, por estar relacionada ao luto, e a vermelha, por ter relação com as prostitutas na época.
A partir do século XIX, a cor branca se tornou muito popular, devido a que, em 1840, a rainha Vitória escolheu esta cor para seu casamento com Franz Karl August Albert Manuel von Sachsen-Coburg und Gotha.
A fotografia oficial da cerimônia espalhou-se de tal maneira, que acabou se impondo como moda nupcial, e alguns grupos religiosos começaram a dar-lhe o sentido de pureza ou virgindade.
No entanto, em regiões como a Índia e a China, algumas noivas escolhem a cor vermelha pelo seu significado de prosperidade ou boa sorte, ainda que, por influência ocidental, muitas mulheres também se casem de branco.
A Cauda e o Véu
A cauda começou a significar fecundidade e descendência do casal.
Como para as mulheres era regra entrar na igreja com a cabeça coberta, o véu da noiva cobria sua cabeça, mas também o rosto.
Em alguns rituais, a noiva está velada até que o esposo descobre seu rosto, como sinal de que somente ele tem o direito de conhecer a intimidade da sua mulher.
Atualmente, a cor branca também é utilizada no segundo casamento ou mesmo se a noiva não for mais virgem; isso não é uma condição *sine qua non* para que haja matrimônio.
Vale a pena esclarecer que nenhum desses símbolos é obrigatório, nem sua ausência invalida o matrimônio, já que este se cumpre quando é realizado de maneira livre, voluntária, sem impedimentos e quando os contraentes fazem as promessas ou votos.

Curta nossa página no Facebook Compartilhar no Facebook


Todos Direitos Reservados - Acessibilidade em Foco ®